Retrospectiva 2019: o ano de grandes novidades na Geekie

Que a lista comece: novas formações para docentes, bancos de exercícios reforçados com mais de 13 mil questões, proposta para o Novo Ensino Médio, Plano de Inovação Educacional e muitos outros lançamentos marcaram a Geekie em 2019

“2019 vai ser o ano da Geekie.” É com essa frase que Claudio Sassaki, cofundador e CEO da empresa, iniciou o ano de 2019. Lá se foram 12 meses e a promessa para 2020 não é diferente. Na última conversa com os e as geekies, em dezembro de 2019, Sassaki repetiu a frase para garantir que o sucesso na parceria com escolas, as novidades e as inovações continuem neste novo ciclo. 

Sendo assim, entramos em 2020 relembrando os últimos lançamentos no Geekie One, do material didático às formações continuadas para professores e professoras das escolas parceiras. Se a retrospectiva do final de dezembro foi um momento de reflexão, esta, realizada no começo de janeiro, representa tanto um olhar para o que já fizemos como uma oportunidade de enxergarmos os novos horizontes, destacando os programas que continuam em desenvolvimento por aqui, como a proposta do Geekie One para o Novo Ensino Médio, que antecipa as demandas do segmento e oferece novas possibilidades de estudos e formação de conhecimentos para estudantes da última etapa da educação básica.

O Geekie One em constante evolução: os lançamentos de 2019 para estudantes, famílias e docentes

Assim como em inúmeras escolas brasileiras, janeiro é o momento em que retomamos o propósito que nos guia: tornar visível a jornada do aprendizado, estimulando relações e ações conscientes que fortalecem o brilho único de cada pessoa. Este é o plano que moveu a Geekie em 2019 e se fortalece em 2020. 

Como uma nova dinâmica pedagógica que alia tecnologia com intencionalidade pedagógica a uma consultoria parceira na jornada de inovação de cada comunidade escolar, o Geekie One auxiliou escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio a repensar todas as relações e ações do dia a dia das instituições. 

Para estudantes, a praticidade e o desenvolvimento que nativos digitais necessitam

Uma nova interface do conjunto do material didático proporcionou aos e às estudantes maior organização e visibilidade dos objetivos de aprendizagem, dos conteúdos e das atividades. “Muito prático”, é assim que Ana Clara, estudante do Colégio Magister, definiu o Geekie One. Ela ressaltou a praticidade de planejar seus estudos, na sala e em casa, e as entregas de exercícios direto pela plataforma. 

Foto: estudantes do Colégio Passo Seguro usando o Geekie One durante uma mostra literária para familiares

Além de ter acesso a uma visualização mais clara e intuitiva, em 2019 os alunos e as alunas que usam o Geekie One puderam fazer destaques de parágrafos e termos do conteúdo didático em diferentes cores. Este recurso permite melhor organização dos estudos e potencializa a autonomia de cada estudante quando aliado à possibilidade de incluir hashtags personalizadas, como #EstudarMais e #FiqueiComDúvida. 

Os destaques e as hashtags tiveram ainda mais motivos para ser usados em 2019. No ano passado, a equipe de autores e autoras do Geekie One concluiu a coleção de Ensino Fundamental, com quase 600 capítulos exclusivos. Toda elaborada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção passou por validações externas feitas por professores e professoras de nossas escolas parceiras para garantir o diálogo entre a produção do material didático e a prática em sala de aula, uma colaboração da qual a Geekie não abre mão.

Os capítulos também foram reforçados com a criação da seção de videoaulas curadas, com mais de 850 videoaulas selecionadas para reforçar o aprendizado de estudantes. Bem recebido pelos e pelas discentes por conta da linguagem característica do mundo virtual, os vídeos curados complementam o processo de aprendizagem iniciado em sala e reforçam experiências e explicações, além de contribuir para o atingimento dos objetivos de aprendizagem de cada capítulo. 

Na escola e em casa: o lançamento do relatório para famílias acompanharem o desenvolvimento de estudantes

Em 2019, o Geekie One lançou um relatório exclusivo para as famílias. Assim, elas podem acompanhar o desempenho acadêmico de seus filhos e filhas ao longo do ano letivo, semana a semana. A Camile Rodrigues, mãe da Ana Clara, estudante do Colégio Magister, diz ter se aproximado ainda mais dela ao ter a visibilidade das atividades em que a aluna tem mais facilidade ou nas quais enfrenta mais desafios. “Hoje a gente consegue fazer um acompanhamento semanal muito mais fácil, prático e próximo de nossa filha”, ressalta Rodrigues.

Confira o depoimento da Ana Clara e de sua mãe:

Veja também o que outros estudantes estão falando sobre o Geekie One.

Para professores e professoras, mais questões e maior visibilidade das habilidades da BNCC em cada capítulo do Ensino Fundamental

Se para os estudantes a visualização do material didático se tornou mais prática e intuitiva, para professores e professoras os lançamentos do Geekie One em 2019 ajudaram a tornar as aulas ainda mais ativas e significativas e, claro, a poupar mais tempo no planejamento, na preparação e na execução das aulas. Um dos lançamentos mais aguardados por docentes que usam o Geekie One foi a indicação das habilidades da BNCC a serem desenvolvidas em cada capítulo do material didático. Com essa novidade, cada docente pode visualizar o código e a descrição da habilidade que será desenvolvida com os estudantes durante as aulas do capítulo. 

Por falar em BNCC, o material completo do Ensino Fundamental, focado no desenvolvimento das habilidades e competências indicadas no documento normativo, também foi reforçado com mais de 1200 questões exclusivas. Elas foram disponibilizadas no banco de questões para escolha e planejamento dos professores e das professoras. Com elas, docentes podem reforçar os estudos de seus alunos e alunas e personalizar a aprendizagem de cada um ao elaborar listas específicas para os desafios de cada estudante ou grupo de discentes.

Leia mais: Conteúdo didático do Geekie One: a insatisfação que impulsiona a evolução constante de nosso material, por Érick Nascimento

Formações continuadas: uma parceria de sucesso entre as escolas e a consultoria pedagógica do Geekie One

Quando estudantes brilham em seu desempenho acadêmico, todos e todas que se envolvem no processo de aprendizagem brilham juntos: as famílias, a partir do acompanhamento de seus filhos e filhas; a escola, pelo orgulho de desenvolver estudantes integrais para a vida além de seus muros; e professores e professoras, por verem as habilidades e competências florescendo em cada estudante.

Para auxiliar nesse sucesso, as escolas parceiras contaram com novas formações continuadas para seus e suas docentes. Cerca de 600 docentes, de diferentes regiões do Brasil, começaram o ano letivo refletindo sobre qual escola desejavam para o futuro e receberam todo o suporte para iniciar o ano letivo com o Chromebook e o Geekie One com seus alunos e alunas. 

O primeiro contato de todo o corpo docente de cada escola com a equipe de consultores pedagógicos do Geekie One foi uma semente. Dali em diante, a relação cresceu e outros três workshops, cada um com 4 horas de duração, ajudaram professores, professoras e responsáveis pela coordenação e gestão a olharem a sala de aula e a prática docente a partir de outros ângulos. Nesses encontros, a equipe de consultores do Geekie One e das suas escolas parceiras debateram desde a cultura de pensamento até metodologias como o Design Thinking. E as formações não pararam por aí…

Leia também: Os aprendizados de 2019 de uma consultoria mais pedagógica, acolhedora e personalizada, por Marcela Lorenzoni

Foto: Geekie recebe visita de gestores e coordenadores de todo o Brasil em sua casa

Novo Ensino Médio: disciplinas eletivas e formação docente para antecipar a reformulação do segmento

No segundo semestre de 2019, o Geekie One lançou sua proposta para o Novo Ensino Médio. Muitos docentes já receberam os treinamentos para a nova configuração do segmento. Além da reordenação da carga horária comum para iniciar a criação dos itinerários formativos, a equipe de especialistas pedagógicos da Geekie apresentou três disciplinas eletivas: Educação Digital, Empreendedorismo Social e Criatividade e Inovação. As três contaram com formações exclusivas para os professores e as professoras que serão responsáveis por ministrar cada uma dessas eletivas aos alunos do Ensino Médio. Essas formações, que apresentam o propósito das eletivas e as metodologias usadas nas aulas, contou até com simulações de sprints, uma forma de organizar ideias e desenvolver novos produtos e funcionalidades usada pelo Google.

No material didático, o conteúdo também foi reforçado com mais exercícios. Em 2019 a equipe de autores incluiu mais de 12 mil questões para professores e professoras dessa etapa da educação básica usarem em sala de aula. Foram incluídas questões dos principais vestibulares de 2018: do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos vestibulares de USP, Unicamp, Unesp e Uerj. 

Saiba mais: Assista ao bate-papo on-line da diretora pedagógica do Geekie One, Camila Karino, sobre a proposta do Novo Ensino Médio.

Falando em Enem, em 2019 os estudantes da 3ª série do Ensino Médio tiveram contato com 97% do conteúdo cobrado no exame nacional por meio do Geekie Teste. O Geekie Teste, avaliação externa e simulado Enem do Geekie One, foi aplicado a esses  estudantes em quatro momentos diferentes ao longo de 2019. Alunos e alunas das duas primeiras séries do segmento também fazem simulados anuais. Além da preparação para o exame, a avaliação externa do Geekie One é usada por educadores e educadoras para personalização e para possibilitar correções assertivas do processo de aprendizagem durante o ano letivo. A avaliação cobriu 97% dos assuntos de Ciências da Natureza e de Matemática e 92% nas áreas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas nos quatro simulados de 2019. 

Veja também: Como é estudar para o Enem e vestibulares com o Geekie One

Plano de Inovação Educacional: crescimento e inovação sustentados e planejados pela comunidade escolar

Outra novidade de 2019 foi o lançamento do Plano de Inovação Educacional. A Geekie, por protagonizar o movimento de uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica nas escolas, entende que o processo de inovação nessas instituições é uma questão que deve ser tratada com um planejamento bem estruturado. A partir de toda a experiência na área de inovação e de educação, nossa equipe desenvolveu um instrumento avaliativo para auxiliar as escolas a terem um diagnóstico das ações já realizadas, de seus resultados e, principalmente, dos passos seguintes para que a comunidade escolar possa continuar inovando.

Os consultores pedagógicos do Geekie One se reuniram com responsáveis pela gestão e coordenação, além de representantes do corpo docente, para juntos lançar um olhar mais detalhado à escola. Todos e todas avaliam sua instituição para priorizar as ações inovadoras que fazem mais sentido para cada comunidade escolar. Após a autoavaliação, as escolas receberam acompanhamento constante para verificar qual foi o andamento de cada uma das ações escolhidas para 2019 e replanejar os próximos passos.

Sesi, Geekie Games e o impacto na educação do Brasil

Além de todas as novidades ligadas ao Geekie One e ao InfoGeekie, ainda precisamos considerar o impacto causado pela Geekie com o Geekie Games e a parceria de sucesso com a rede Sesi

Em 2019, 560 mil estudantes usaram o Geekie Games para se preparar para o Enem, simular a aplicação do Sisu, – o Sistema de Seleção Unificada usado para acesso aem universidades públicas federais e estaduais. Ao todo, 81 mil pessoas fizeram 1,3 milhão de simulações dentro do Geekie Games.

Já na rede Sesi, com a parceria estabelecida em 2015, a Geekie propõe alavancar a aprendizagem por meio de práticas pedagógicas inovadoras suportadas por tecnologia e personalização. Presente em 25 estados doe Norte ao Sul do Brasil, essa parceria beneficiou mais de 62 mil estudantes do Ensino Médio, 11 mil matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais de 5 mil docentes e 1500 administradores(as), coordenadores(as) e gestores(as).

A Geekie em grandes eventos: valor para a comunidade escolar na Bett, no GEduc, no Educo e em muitos outros

O Plano de Inovação Educacional e as formações continuadas ultrapassaram a relação entre o Geekie One e as escolas parceiras e marcaram presença em grandes eventos da área de educação no Brasil. 

Em março, Claudio Sassaki proporcionou uma experiência ativa durante sua palestra no GEduc 2019, o maior e principal Congresso de Gestão Educacional do Brasil. Com avaliação final de 9,33, a fala de Sassaki aconteceu no I Fórum EdTech do evento e teve como tema “Inteligência artificial e learning analytics como ferramenta para o sucesso do aluno”.

Já em maio, foi a vez de a Geekie brilhar na Bett Educar 2019, o maior evento de educação da América Latina. Com espaço próprio e formações disponíveis para gestores(as), coordenadores(as) e docentes, o Geekie One foi oficialmente apresentado para toda a comunidade escolar do Brasil nos quatro dias de evento, entre os dias 14 e 17. Esse foi o momento de as escolas parceiras compartilharem o valor do Geekie One com os cerca de 3 mil visitantes de nosso espaço e apresentar os principais benefícios a gestão, corpo docente, estudantes e famílias.

Saiba mais sobre a participação do Geekie One na Bett Educar 2019

Além dos eventos externos, a Geekie promoveu encontros exclusivos com cerca de 90 gestores(as) e coordenadores(as) em sua própria casa. Foram quatro encontros com educadores de todos os cantos do Brasil para apresentar as propostas do Geekie One e conhecer escolas de São Paulo que já adotam essa nova dinâmica pedagógica.

Foto da visita de gestores e coordenadores na Geekie

As principais novidades no InfoGeekie

Além das novidades para as escolas parceiras, o InfoGeekie trouxe muito conteúdo para todas as comunidades escolares do Brasil. Em 2019, lançamos o livro digital gratuito “As 10 competências gerais da BNCC. Interpretações, definições e relevância para a vida e o mercado de trabalho” para colaborar com o debate acerca das competências da BNCC que acontecem em planejamentos pedagógicos nas escolas. Além dele, outro e-book trouxe uma visão detalhada sobre as relações entre as tecnologias da informação e comunicação e a educação. Em “Dados e evidências para diálogo e decisões pedagógicas”, apresentamos as possibilidades que as tecnologias trazem para a sala de aula, para a coordenação e a gestão escolares.

Além dos e-books, o InfoGeekie foi reforçado com mais colunistas especializados. Entraram para o time de colaboradores: Emily Fidelix, Glaucileide Oliveira, Claire Arcenas, Érick Nascimento, Eliel Constantino e Tânia Queiroz. Também fizemos séries especiais de bate-papos on-line com educadores e trouxemos entrevistas com profissionais de peso do mercado como Maria Inês Fini (fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp e ex-presidenta do Inep), José Moran (professor da Universidade de São Paulo), Myriam Tricate (coordenadora Nacional do Programa de Escolas Associadas à Unesco) e Sofia Esteves (fundadora do Grupo Companhia de Talentos).

Geekie na mídia: as contribuições da Geekie para o debate educacional brasileiro

E não foi só no InfoGeekie que especialistas compartilharam seus conhecimentos. Em 2019 a Geekie foi também destaque em veículos importantes da imprensa brasileira. Claudio Sassaki participou de reportagem e debate na TV Cultura sobre Educação Digital; colaborou com um artigo para a série especial de educação do site Metrópoles, do Distrito Federal; e concedeu entrevista para uma matéria sobre empreendedorismo de impacto na revista Forbes Brasil. Confira outros destaques da Geekie na Mídia.

Sabe quando dizem que só temos noção de tudo o que fizemos quando colocamos os acontecimentos e as conquistas no papel? Então, acredite, pois é verdade. A gente pode até começar a contar os lançamentos nos dedos, mas a conta se perde rápido e as ações começam a se misturar. Assim, com as principais ações e os lançamentos registrados aqui, confirmamos a afirmação de Sassaki de que “2019 seria o ano da Geekie” e já começamos 2020 sabendo que este também será mais um ano da Geekie, das escolas parceiras distribuídas em 61 cidades diferentes das cinco regiões do Brasil e que colaboram para o brilho de estudantes de Norte a Sul. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami