Os aprendizados de 2019 de uma consultoria mais pedagógica, acolhedora e personalizada

Pelas idas e vindas do ano, parece que este relato aconteceu algumas décadas atrás; mas foi no começo de 2019 que convidamos nosso time a parar por um dia inteiro para construirmos, em conjunto, qual era a missão da consultoria pedagógica do Geekie One. O desenho a muitas mãos ficou registrado em documentos oficiais, mas também na nossa parede. 

Foto com a frase: “Ser o time de consultoria pedagógica referência no Brasil, construindo relações de afeto e aprendizagem mais humanas, inovadoras e inclusivas para transformar a Educação”.
“Ser o time de consultoria pedagógica referência no Brasil, construindo relações de afeto e aprendizagem mais humanas, inovadoras e inclusivas para transformar a Educação”. 

Talvez a mensagem soe abstrata ou inspiracional demais. Para nós, entretanto, ela desaguou em pilares claros e concretos do que visávamos atingir: queríamos atuar com mais base em dados e evidências que nos permitissem apoiar a jornada de cada escola; queríamos nos aprofundar em formações acerca de pautas atuais da Educação, indo além do manuseio da plataforma Geekie One para temas como Competências e Habilidades, BNCC e Aprendizagem Ativa; e, acima de tudo, queríamos escalar, aumentar a nossa rede de escolas parceiras, sem perder a proximidade, a escuta ativa e as relações de confiança que sustentam nosso jeito de ser.

Um ano depois, aonde estamos? Atingimos nossas metas? Talvez minha tentativa neste texto seja ilustrar um pouco do que foram meses de tantas conquistas e tanto, tanto aprendizado. Mas já adianto – ele é também, para além de uma retrospectiva, uma forma de celebração e agradecimento a todos e todas que participaram desta trajetória – por isso, selecionei abaixo 3 grandes momentos da consultoria pedagógica do Geekie One em 2019, que me enchem de orgulho e força para seguirmos como agentes parceiros de transformação!

Semana Pedagógica 

Já em janeiro de 2019, achamos que era hora de colocar nossa máquina de clones em ação: com a proposta de participarmos das semanas pedagógicas de nossas escolas parceiras (na época, 50 escolas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Velho, Recife…) e um time de 10 pessoas, parecia que só assim daríamos conta do desafio. 

Infelizmente, a tecnologia para replicar consultores não surgiu em tempo, mas, de alguma forma, conseguimos! Em um intervalo de três semanas, realizamos nosso tour pelo Brasil para começar o ano pertinho das pessoas que são peças chave na educação – professoras e professores. Falamos com cerca de 600 docentes sobre a escola desejável para o futuro e quais obstáculos e oportunidades vemos para dar os primeiros passos em direção a este sonho em nossas salas de aula.

Foto de registro do Colégio Passo Seguro: a escola desejável para o futuro é uma escola com felicidade, cooperação, protagonismo, amor, ética, conhecimento, acessibilidade.
Registro do Colégio Passo Seguro: a escola desejável para o futuro é uma escola com felicidade, cooperação, protagonismo, amor, ética, conhecimento, acessibilidade.
Foto feita no Colégio Soter durante a semana pedagógica no início de 2019: falar sobre o propósito que nos une foi emocionante. Saímos honradas com a confiança da equipe e mais fortes na parceria entre a família Soter e a família Geekie.
No Colégio Soter, falar sobre o propósito que nos une foi emocionante. Saímos honradas com a confiança da equipe e mais fortes na parceria entre a família Soter e a família Geekie.

Foi um momento de sonhar junto, assim como um momento de reflexão. Estar presente mediando esse debate, em que os protagonistas eram da própria escola, nos permitiu entender o papel do Geekie One na jornada de cada uma – apenas uma fatia na grande mudança que educadores(as) já vêm discutindo e experimentando, e que têm faces e objetivos diferentes de colégio para colégio. 

Plano de Inovação Educacional

Desenhar o Plano de Inovação Educacional da escola foi outro grande desafio. Em linhas gerais, o Plano de Inovação Educacional consiste em uma metodologia de autoavaliação e planejamento de ações criada pela Geekie. Nela, damos a oportunidade para que gestão, coordenação e equipe docente reflitam sobre a realidade escolar a partir de 7 dimensões pedagógicas estruturantes, ajudando a definir quais frentes devem ser prioritárias no próximo ano. Seja visão estratégica ou formação continuada, desempenho acadêmico ou cultura digital,  o propósito é apoiar a escola em uma esfera mais estratégica, criando clareza de caminhos e oferecendo um acompanhamento propositivo da consultoria pedagógica do Geekie One para se atingirem os resultados traçados.

“Eu adoro isso, essa visão dos dados. Senti que estava com a escola na palma da minha mão. A Geekie é como o GPS da escola”, brincou o diretor do Colégio Radial, Mário Gomide, ao final da autoavaliação. 

Em seguida, a escola prosseguiu com um exemplo do quanto o diálogo permite melhores decisões pedagógicos: marcou uma reunião com todo o quadro de funcionários da escola – docentes de todos os segmentos, monitores, equipe de limpeza, cantina, coordenação… – para compartilhar os resultados e discutir as dimensões priorizadas para o futuro próximo.

Workshops de Aprendizagem Ativa

Foto: No Colégio Perfil, professoras e professores realizam a dinâmica do Quebra-Cabeça. A metodologia ativa permite que grupos trabalhem em temas complementares e representantes circulem para “encaixar” as informações, construindo conhecimento de forma colaborativa.
No Colégio Perfil, professoras e professores realizam a dinâmica do Quebra-Cabeça. A metodologia ativa permite que grupos trabalhem em temas complementares e representantes circulem para “encaixar” as informações, construindo conhecimento de forma colaborativa.

Passada a implantação e com objetivos bem definidos, as escolas entram numa fase de aumentar o valor da solução. Ou seja, uma vez que manusear a plataforma e os dispositivos não são mais um problema, é hora de sair de treinamentos mais técnicos e começarmos a explorar as diferentes possibilidades do Geekie One em sala de aula. 

Em 2019, cada escola participou de 3 workshops, de 4 horas cada um, a respeito de Aprendizagem Ativa – indo desde a cultura da sala de aula, passando por rotinas de pensamento, até metodologias como o Design Thinking. Foram momentos de muita mão na massa e compartilhamento de práticas entre docentes. 

Diversas vezes, abrimos as portas inclusive para profissionais de outras séries que ainda não usavam o Geekie One; afinal, muitas das abordagens experimentadas podem, com alguns ajustes, ser realizadas independentemente do material. Quem muda o jogo, quem envolve estudantes e elabora as experiências mais significativas, são professoras e professores empoderados, que combinam recursos físicos e digitais (aquele famoso Ensino Híbrido) de acordo com as necessidades da turma. Além disso, demos para o restante da escola um gostinho do que oferecemos, abrindo portas para um crescimento mais seguro para novas turmas em 2020.

O que nos espera?

Como comentei acima, nós crescemos – em 2020, vamos participar da jornada de transformação de mais escolas pelo Brasil. No último semestre, o time de consultoria pedagógica se dedicou também a conhecer estes novos parceiros, pousando em cidades que ainda não conhecíamos: agora, estamos em todas as cinco regiões brasileiras! E os laços que criamos já mostram que, se queríamos aumentar nossa rede e manter nossa essência, estamos fazendo algo certo!

“Saio com convicção reforçada no acerto dessa parceria”, disse o mantenedor, Thomé Caires, após nossa primeira visita para conversar com docentes, estudantes e famílias. “Está sendo muito gratificante unir esforços com a Geekie e as pessoas da Geekie. Ideias e valores muito alinhados!”, completou.

Então, o quão perto chegamos de nossas metas? Ouso dizer que perto o bastante para que hoje elas nos pareçam pequenas demais – um excelente sinal de que crescemos é quando somos capazes de ver mais além. Quando olhamos para nossa missão escrita no começo de 2019, ela ainda faz sentido; entretanto, conseguimos enxergar novos caminhos a partir das mesmas palavras. Para 2020, queremos mais: mais escolas voando em suas propostas pedagógicas, mais professoras e professores renovando e ousando em suas práticas, mais estudantes com prazer em aprender. E uma consultoria ainda mais próxima, estratégica e personalizada que apoie o desenvolvimento do sonho de cada uma delas. 

* Marcela Lorenzoni é líder da Consultoria Pedagógica da Geekie, especialista em Gestão da Educação no Novo Milênio pelo Instituto Singularidades e bacharel em Comunicação Social pela PUC-PR. Antes de entrar no universo de startups de tecnologia educacional, foi professora de inglês em escolas de idiomas, escolas particulares e no exterior. É apaixonada por protagonismo estudantil, tema que discutiu no Ecosoc Youth Forum, na sede da ONU em Nova York.

Veja mais artigos da Marcela no InfoGeekie:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami