[Infográfico] 10 benefícios do Chromebook

Infográficos // Materiais Gratuitos
Benefícios do chromebook para o processo de aprendizagem

O dispositivo criado pela Google em 2013 é dedicado à navegação pela internet e uso de arquivos na nuvem. Com a integração aos serviços Google, o Chromebook traz uma série de benefícios para o processo de aprendizagem tornando-o mais dinâmico, ativo e coerente com a realidade de estudantes nativos digitais

O uso de um dispositivo como o Chromebook em sala de aula permite que estudantes, professores e professoras estejam sempre conectados, o que aproxima o processo de aprendizagem à realidade de alunos e alunas nativos digitais. Por já nascerem mais próximos das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), estudantes do século XXI demandam uma linguagem coerente com sua vida cotidiana. Essa aproximação da realidade da escola com a de crianças e adolescentes de hoje é facilitada com o Chromebook por ser um dispositivo que permite integração com os recursos e serviços do Google, além de ser um computador dedicado à navegação na internet.

Com fácil acesso às informações disponíveis on-line, estudantes podem construir seus conhecimentos com notícias, artigos, imagens e vídeos atuais. No entanto, o desenvolvimento de um pensamento crítico quanto à validade e credibilidade das informações pesquisadas faz parte deste processo. É o que defende, por exemplo, Lilian Bacich em artigo do livro Metodologias Ativas para uma educação inovadora (editora Penso, 2018):

“A busca de informações e o resultado dessa busca, em uma sociedade digital, habitada por um grande número de nativos digitais que frequentam nossas escolas, é algo que ocorre de uma forma cada vez mais interativa e em uma velocidade muito maior do que a estrutura atual de nossas escolas consegue assimilar. […] Ao buscar informações, o aluno deve aprender a procurar sites confiáveis e, principalmente, a verificar, de forma crítica, o conteúdo por eles apresentado.”

Intencionalidade pedagógica é a chave para bom uso do Chromebook

Maristela Alcântara, coordenadora de Tecnologia da escola Projeto Vida, de São Paulo, destaca os benefícios do uso do Chromebook por discentes e docentes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A escola adotou, pela primeira vez, os Chromebooks em 2017, em uma iniciativa inovadora para aprimorar o processo de aprendizagem na instituição. Em 2019, com a adoção do Geekie One, docentes e estudantes do Projeto Vida passaram a ter seus Chromebooks individuais. Alcântara conta a mudança que o computador e o Geekie One trouxeram para a rotina da escola:

“É visível que o fato do aluno ter um Chromebook disponível a qualquer momento na aula, facilita o planejamento do professor e da professora que pode considerar o recurso tecnológico como mais um instrumento de aprendizagem, em contrapartida, exige uma postura de aluno muito mais ativo e responsável, o que só conseguimos também com muito trabalho de orientação e diálogo em sala de aula.”

Além de destacar a postura, Alcântara também lembra a intencionalidade pedagógica necessária por detrás do uso de qualquer ferramenta tecnológica:

“O fato de todo o material didático estar disponível a alguns cliques , faz com que o envolvimento de estudantes com o conteúdo se torne mais próximo da realidade em que estão inseridos neste século XXI. Entretanto, o que percebo é que o mais importante para que ocorra o engajamento dos alunos é a forma como as aulas são planejadas e conduzidas. Por isso, falar apenas de Chormebooks ou Geekie One isolados, não faz muito sentido se não potencializarmos o uso desses recursos através de práticas ativas que contribuam para uma aprendizagem mais ativa e participativa.”

O Geekie One é uma nova dinâmica pedagógica que integra material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica a consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola. A equipe pedagógica por detrás do Geekie One recomenda o uso dos Chromebooks como suporte para o processo de aprendizagem. Além de ser um computador compacto e ter outros benefícios que você confere no infográfico abaixo, o Chromebook é feito exclusivamente para navegação na internet e é integrado com os serviços da Google. Por conta dessa característica principal, seu uso no processo de aprendizagem permite que discentes e docentes possam ter acesso a diferentes tipos de recursos, como vídeos, imagens, notícias atuais, gifs, entre outros. 

Conheça os dez benefícios do Chromebook para o processo de aprendizagem:

Infográfico: 10 benefício do chromebook para aprendeizagem - InfoGeekie | Geekie-One
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square