E-book: Dados e evidências para diálogo e decisões pedagógicas

O processo de aprendizagem é repleto de processos invisíveis para a comunidade escolar. Neste e-book, debatemos o potencial da tecnologia para obtenção de dados e evidências para tornar o invisível, visível e personalizar o aprendizado.

A evolução das tecnologias em todas as áreas do conhecimento e esferas da sociedade impôs um ritmo acelerado de trabalho, de vida e até de aprendizagem às novas e antigas gerações. O resultado é que os alunos de hoje, conhecidos como nativos digitais, têm suas necessidades e singularidades próprias que não se enquadram mais em um modelo tradicional de educação. Neste cenário, educadores precisam encontrar formas de se (re)conectar com alunos e alunas e revisar suas práticas para adequá-las à realidade e heterogeneidade de suas turmas.

Todo o debate sobre uso de tecnologias na educação passa pelo papel de cada ator da comunidade escolar e as ferramentas novas e tradicionais empregadas no processo de aprendizagem. Um dos elementos do contexto atual é o desenvolvimento de competências e o trabalho por habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste cenário, as práticas, metodologias e rotinas pedagógicas e as atividades avaliativas precisam ser repensadas à luz das necessidades dos estudantes e possibilidades que as tecnologias trazem para a educação como a personalização da aprendizagem e o replanejamento pedagógico contínuo. Essa reflexão, no entanto, não pode estar desacompanhada do entendimento sobre a importância da intencionalidade pedagógica no emprego de qualquer ferramenta no cotidiano das escolas.

Conheça mais sobre este e-Book e faça o download gratuitamente!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami