Principais desafios para (res)significar o papel da Coordenação Pedagógica 

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As constantes mudanças na Educação brasileira e o contexto pós-pandêmico demandam reflexões fundamentais ao papel dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as), profissionais essenciais no apoio aos docentes, famílias e estudantes

Toda comunidade escolar é composta por entes facilmente identificáveis: docentes, estudantes, gestores(as) e famílias, embora seus papéis nem sempre estejam claramente definidos e/ou executados. Nesta gama de indivíduos, o papel da Coordenação Pedagógica é particularmente delicado, uma vez que transita entre questões de administração e docência. Sou fascinado pela potência desta função e tentarei, com uma série de artigos, contribuir para a (res)significação da mesma.

Comumente escolhido entre o grupo de docentes da Instituição, o Coordenador Pedagógico assume um papel de liderança e coordenação entre seus pares, tornando-se responsável por auxiliá-los, formá-los e gerenciá-los. Coordenar um grupo diverso de especialistas não é tarefa fácil, haja vista que os saberes de cada Área do Conhecimento são muito particulares e exigem trocas constantes para o processo de ensino e aprendizagem. Um diálogo com doses iguais de confiança, compreensão e Ciência se faz necessário, permitindo a interação entre todos os elementos pedagógicos que circulam no cotidiano escolar. 

Logo, é papel da Coordenação Pedagógica promover um espaço de Formação Continuada com sua equipe, refletindo as características particulares da instituição em que está inserida. É importante pensarmos na formação profissional como o desenvolvimento intencional e específico de saberes e habilidades para a função ocupada.

No contexto brasileiro, onde professores lecionam em diversas instituições com características diferentes, a promoção das particularidades do Projeto Pedagógico de sua escola é algo a ser desenvolvido durante este processo. Os recursos envolvidos, os espaços possíveis, o tempo dedicado e, principalmente, a intencionalidade formativa são elementos fundamentais para desenvolvermos a Formação Continuada com a equipe docente. Identificá-los é o primeiro passo.

Mudanças na educação e reflexões fundamentais à Coordenação Pedagógica 

A atual conjuntura educacional brasileira também demanda reflexões fundamentais à Coordenação Pedagógica. O advento da BNCC e do Novo Ensino Médio, particularmente, ensejam uma reforma curricular complexa dentro das escolas e, embora este processo não caiba apenas às coordenações, são estas que darão tração às mudanças, discutindo perspectivas, produzindo conhecimento e auxiliando docentes, discentes e famílias na compreensão das alterações propostas.

Como se não bastasse, o contexto pós-pandêmico exige reflexões profundas sobre o trabalho pedagógico e as interações que ocorrem dentro do ambiente escolar. Uma comunidade com fragilidades socioemocionais, discentes com lacunas de aprendizagem profundas e equipes docentes extremamente desgastadas são comuns neste “novo normal”, cabendo à coordenação pedagógica um trabalho que toque não somente as práticas cotidianas como também as formas de avaliá-las, levando em conta todas as variáveis citadas anteriormente.

Dado o diagnóstico de desafios, urge refletir sobre o processo de priorização de atividades e definição de agendas possíveis, para que a Coordenação Pedagógica possa atender à maioria das demandas sem negligenciá-las, ao passo que preserva a sua saúde pessoal, profissional e relacional. 

Conduzir e coordenar um projeto pedagógico não é tarefa simples, fazê-lo enquanto urgências e prioridades pululam diariamente, tomando esforços e tempo, torna-se ainda mais complexo. Assim, para que saia da condição de “bombeiro(a)” é necessário programar a semana de trabalho, delimitando momentos claros para o atendimento de cada uma destas demandas.

Nos próximos textos, destrincharei com maiores detalhes os desafios citados neste artigo introdutório, refletindo sobre o trabalho da Coordenação Pedagógica, sua vital importância dentro da escola e caminhos possíveis para o atendimento destas demandas tão diversas. Espero que gostem!

Autor

Julio César Bernardo: historiador, educador e especialista em Gestão Escolar. Atua como Consultor Pedagógico da Geekie, auxiliando escolas de todo o Brasil na potencialização de seus projetos educacionais e na implementação de propostas tecnológicas. Cinéfilo e apaixonado pela Cultura Popular brasileira busca, no cotidiano, vivências que contribuam para o encantamento com a vida, dentro e fora da sala de aula.

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