GEduc 2023 traz soluções criativas e eficazes sobre marketing educacional

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Organizada pela HUMUS, a 21ª edição do principal congresso de gestão educacional do país refletiu sobre desafios e soluções educacionais para o ensino básico. A Geekie acompanhou, de pertinho, a Jornada de Marketing Educacional. Quer saber como foi? Vem com a gente!

O GEduc 2023, principal Congresso de Gestão Educacional do país, teve como tema “Novos caminhos da educação: resultados para a instituição e pelo Brasil”. O evento, organizado pela empresa HUMUS, foi realizado entre os dias 29 e 31 de março, no Centro de Convenção Rebouças, em São Paulo, e contou com mais de 1.500 visitantes ao longo dos três dias.

O congresso trouxe especialistas da área de educação, que abordaram desde a saúde mental da comunidade escolar, as estratégias de ESG, até sugestões sobre inovações tecnológicas em sala de aula. A Geekie esteve presente no evento e conferiu todas as novidades do último dia do encontro: a Jornada de Marketing Educacional. Aqui a gente conta pra você o que foi destaque.

Marketing de Propósito: é a nova era do marketing?

Uma das palestras de destaque foi a da Danubia Matos, Head de Marketing do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli). Ela anunciou uma nova tendência que está surgindo no marketing educacional: o Marketing de Propósito. “São ações de marketing para fortalecer o propósito da empresa, ou seja, o valor de sua marca. Não basta apenas ‘vender’ um produto ou serviço, é fundamental oferecer valor”, explica a especialista.

Como construir um Marketing de Propósito na escola? Danúbia sugere manter o foco sempre nos clientes – no caso, as famílias e os(as) estudantes – personalizando cada vez mais o atendimento. E sempre investindo em canais de comunicação assertivos. Detalhe importante:  as mensagens devem conter sempre os valores da escola, para que sejam cada vez mais reconhecidos, gerando identificação com os clientes.

Customer experience: o(a) estudante em primeiro lugar

Você já ouviu falar sobre “customer experience”? Rodrigo Cavalcanti, Chief Operations & Experience Officer na Cogna, e Felipe Ferrari, Diretor de Relacionamento com Alunos da Cogna, explicaram que, como o próprio nome sugere, customer experience (experiência do cliente, em português), é um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o relacionamento da empresa com o cliente em toda a sua jornada, do pré ao pós venda. No caso da empresa Cogna, os clientes são os(as) estudantes.

Felipe conta que uma das estratégias para tornar a experiência dos(as) alunos mais encantadora é estimular o engajamento. “O termo engajar significa comprometer, empenhar-se. Assim, engajamento tem a ver com participação ativa em algo, ou seja, comprometimento, envolvimento e dedicação. Também está relacionado à afetividade, satisfação e motivação”.

Para criar engajamentos mais assertivos, Rodrigo destaca uma boa estratégia: a clusterização dinâmica, ou seja, organizar diferentes perfis de estudantes para ativar gatilhos de ações positivas específicas ao longo da jornada. “Com a coleta de dados, conhecendo melhor cada estudante, é possível detectar problemas e criar soluções assertivas, aumentando a satisfação de cada um(a) e, com isso, melhorando a retenção”.

Mais que likes – gerenciando as redes sociais de sua escola

Outro tema relevante na Jornada de Marketing do GEduc foi o de redes sociais. Jakson Pereira, profissional especialista em marketing digital educacional, deu várias dicas importantes para alavancar o engajamento das redes sociais de escolas e instituições de ensino.

Ele citou três pilares importantes que devem nortear as ações de comunicação e marketing digital

1. Foco na marca. Um colégio consolidado e que tem o DNA de formar gerações.

2. Reputação. Dia a dia não se faz apenas com sala de aula, mas com um ecossistema educativo, motivacional e preparado para formar em todos os ambientes. Nossa comunicação precisa ser eficaz para mostrar tudo o que produzimos dentro e fora da escola. 

3. Mercado. Formação integral, humana e social.

O especialista também deu dicas preciosas para melhorar o engajamento das famílias e dos(as) estudantes nas redes sociais. “É fundamental ter regularidade de postagens para o processo de crescimento nas redes sociais. Também é importante montar um calendário de publicações. E sempre responder os comentários, as interações e perguntas dos(as) clientes, se possível, diariamente”.

Marketing de alta performance: Big Data para estratégias de captação e retenção

“A análise de dados é uma das melhores estratégias para pensar em soluções de captação e retenção de estudantes” disse Daniel Jankops Grandolfo, Superintendente de Comunicação e Marketing do Instituto Presbiteriano Mackenzie, na palestra que fechou a Jornada de Marketing do GEduc. 

Ele explicou que uma empresa educacional, escola ou instituto de ensino superior, pode usar dados e inteligência de negócios (BI) para basear a tomada de decisões estratégicas com rapidez e segurança. É a chamada cultura Data Driven. As informações são transformadas em ações e os resultados dessas ações são transformados em novos dados, aplicados em soluções de problemas e satisfação dos clientes.

Ele deu sete dicas para se tornar uma instituição de ensino Data Driven

1. Crie uma cultura de dados.

2. Identifique suas fontes de dados.

3. Invista em tecnologia.

4. Treine sua equipe.

5. Estabeleça uma estratégia de dados.

6. Analise os dados.

7. Tome decisões orientadas por dados.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Quer saber mais sobre o GEduc? Acesse o portal do evento. Lá você encontra informações sobre outras palestras e temas do congresso.

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