Descubra estratégias para aprimorar a rede social do seu colégio e contribuir para a retenção de alunos e na captação de novas matrículas
As redes sociais se tornaram um meio de comunicação essencial nas estratégias de todos os setores, incluindo o de educação. Quando as famílias pesquisam um colégio para matricular seus filhos, um dos meios utilizados para encontrar informações sobre a instituição são essas plataformas online.
De acordo com relatório publicado em parceria com We Are Social e Hootsuite, o número de usuários de redes sociais no Brasil no início de 2022 representava 79,9% da população brasileira. Esse valor demonstra a importância da presença online em uma estratégia de captação e de retenção de alunos para escolas e demais instituições de ensino.
Para otimizar sua estratégia de captar e reter estudantes, as redes sociais precisam ser um dos principais pontos relevantes no planejamento estratégico de marketing. E para auxiliar seu colégio nesse processo, separamos dez dicas importantes para aperfeiçoar seu perfil e potencializar sua estratégia online:
- Padronização do nome de usuário
Pode parecer algo pequeno, porém utilizar o mesmo usuário em todas as redes sociais pode facilitar um cliente te encontrar. A Geekie, por exemplo, utiliza @geekieeducacao em todas suas redes, sendo facilmente encontrada ao digitar esse mesmo usuário.
- Tenha um perfil comercial
É muito importante que seu colégio possua um perfil comercial no Instagram, desse modo será possível obter dados estatísticos importantes para analisar as redes sociais, inserir um botão de contato, realizar promoção de suas postagens de forma paga, entre outras funcionalidades.
- Vincule seu Instagram ao Facebook
Conectar o seu perfil do Instagram à sua página de Facebook possibilita novas funcionalidades úteis para a sua instituição. Entre elas, gerenciar as mensagens das duas redes em uma Caixa de Entrada unificada, publicar postagens ao mesmo tempo em ambas plataformas e a veiculação de anúncios permitirá sua exibição tanto no Facebook quanto no Instagram.
- Atente-se a sua bio
A biografia da sua rede social é um fator muito importante para promover informações rápidas sobre sua instituição e acesso a dados de contato, seja por um telefone indicado ou um link na bio que redireciona para um site, Whatsapp ou outro meio de comunicação.
- Destaque de stories
O Instagram permite que você destaque seus stories no início de seu perfil, possibilitando que qualquer pessoa visualize a qualquer momento. A dica aqui é criar destaques com categorias relevantes para chamar a atenção das famílias. Por exemplo, é possível criar um destaque para cada segmento da instituição com stories que expliquem e apresentem cada um, um destaque sobre estrutura para demonstrar os ambientes que o colégio oferece aos seus alunos, as possibilidades de informações que você consegue destacar são vastas.
Pense nos assuntos mais importantes que familiares poderiam ter interesse ao acessar seu perfil e crie destaques que ofereçam essas informações de forma rápida.
- Explore formatos de publicação
As redes sociais estão sempre criando novas funcionalidades e formatos para que o público engaje e faça postagens criativas e diferentes. Um exemplo recente é o TikTok que possibilitou a criação de vídeos curtos, logo o Instagram também criou um tipo de publicação parecido, o reels. Esses formatos citados possuem uma alta taxa de alcance e engajamento comparado com as demais possibilidades. É sempre válido e importante testar novos tipos de postagens para atrair atenção dos seguidores e também ajudar a dar uma variada ao seu perfil.
- Tenha um padrão estético
Um ponto positivo para chamar a atenção de seus seguidores é manter um padrão estético em suas postagens, seja as cores utilizadas que representam sua marca ou modelos de artes usados para os posts. Isso demonstra uma preocupação com a imagem do seu perfil e transmite um sentimento de confiança para quem acessa suas redes sociais.
- Faça um planejamento de conteúdo
O conteúdo compartilhado é a peça principal de qualquer rede social. Todos os perfis giram em torno dela para conquistar novos seguidores e manter os que já os acompanham. Por isso, definir o tipo de conteúdo e sua frequência de publicação são tarefas essenciais para manter constância e organização nas redes sociais.
Também é importante pensar qual o objetivo do conteúdo criado, captação ou retenção? As duas estratégias são fundamentais para instituições de ensino, enquanto uma visa atrair novos estudantes para seu colégio, a outra objetiva criar vínculo e reter alunos e famílias que já são parte da comunidade escolar.
Por exemplo, divulgar imagens do cotidiano dos estudantes e conteúdos de datas comemorativas colaboram para o relacionamento que atua na retenção. Criar vídeos de depoimentos de famílias, alunos e ex-alunos e/ou publicações apresentando os diferenciais do colégio contribuem para uma estratégia de captação de novas matrículas.
O foco da sua estratégia depende da realidade e necessidades da sua instituição, mas é sempre recomendável estabelecer um equilíbrio entre os dois objetivos, variando o conteúdo das publicações entre atração e relacionamento. Mas se seu foco é aumentar seu número de estudantes, confira nosso e-book de matrículas:
- Analise as métricas do seu perfil e postagens
Uma função muito importante disponibilizada pelas redes sociais é a análise de métricas. Ela permite consultar seu ganho de seguidores ao longo do tempo, verificar aumentos e quedas no engajamento das suas postagens, quantas pessoas você alcançou, entre outros dados. A partir dessas informações é possível entender seu público e planejar estratégias para melhorar seu conteúdo e perfil.
- Fique de olho nos concorrentes
Essa é uma dica fundamental para montar uma estratégia de redes sociais. Analisar o que os concorrentes estão fazendo em seus perfis pode auxiliar no planejamento estratégico das suas redes. Alguns pontos interessantes para acompanhar são os tipos de conteúdos publicados, os formatos, a periodicidade e a estética do perfil, por exemplo. Desse modo, você consegue pensar em que tipo de plano pode ser mais efetivo para bater de frente com a concorrência.