Como ajudar estudantes com a rotina de estudos?

Artigos

Preparamos dicas preciosas para que escolas e famílias possam auxiliar estudantes na organização de rotinas de estudos saudáveis e eficientes, com o Geekie One. Confira aqui.

Estabelecer uma rotina de estudos é uma das áreas mais importantes para o aprendizado. Mas criar esse hábito é um grande desafio. E o que significa exatamente ter uma rotina de estudos? De acordo com Tiago Armão, supervisor do time pedagógico da Geekie, essa rotina é uma sistematização do hábito de estudar. “Estamos falando em organizar, dentro de janelas temporais, os momentos de estudo do(a) estudante, com uma rotina bem definida, direcionada e focada na aprendizagem”, define Armão.

O especialista reforça que as aprendizagens não se limitam ao espaço da sala de aula, com as interações dos(as) professores(as). “Aprendemos pelas trocas com nossos(as) colegas, amigos(as), familiares, interagindo com o ambiente à nossa volta, descobrindo coisas novas, lendo livros e notícias, assistindo a filmes, séries e vídeos e compartilhando nossas experiências com outras pessoas”, completa o supervisor.

E é justamente por isso que estabelecer alguns processos permite que a aprendizagem continue acontecendo. Isso inclui separar momentos do dia para revisar o que foi visto em sala de aula, fazer tarefas e trabalhos e estudar para uma prova.

Os principais benefícios de uma rotina de estudos

Os benefícios de uma rotina de estudos são diversos e envolvem, por exemplo, um equilíbrio, saudável e sem sobrecarga, entre compromissos escolares e compromissos pessoais. Ela também garante a continuidade do processo de aprendizagem de forma intencional.

Para uma criança na etapa de Educação Infantil, a rotina de estudos é menos sistêmica (normalmente não categorizada por disciplinas ou matérias) e mais dependente da ação da família, por meio de conversas e atividades conjuntas. Conversar sobre o que o(a) filho(a) fez ou aprendeu na escola ajuda a criança a organizar ideias, reforçar as experiências vividas na escola e expressar seus sentimentos, suas conquistas e suas dificuldades.

Já no Ensino Fundamental, ter uma rotina de estudos ajuda no desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia, além de estimular o aprimoramento do que já se aprendeu e a identificação do que ainda é possível aprender. Nessa etapa, a atuação da família ainda é importante, buscando ajudar o(a) estudante a equilibrar as ações e tarefas do dia. Ao chegar no Ensino Médio, a rotina de estudos se torna mais intensa. “Ela deve ser organizada e direcionada, uma vez que no Ensino Médio o(a) estudante normalmente lida com múltiplas frentes de estudos, o que exige um bom equilíbrio entre autorregulação, autoconhecimento e autonomia. As famílias, neste caso, podem apoiar incentivando o estudo e acolhendo as inseguranças que surgem normalmente associadas às decisões relacionadas aos seus projetos de vida e de futuro”, completa Armão.

O papel da escola na organização do dia a dia

No que diz respeito às escolas, a coordenação pedagógica também pode melhorar a rotina de estudos em todas as faixas etárias com várias ações, usando o Geekie One. A plataforma oferece para os(as) gestores(as) visibilidade, acompanhamento e personalização do processo de ensino e aprendizado dos(as) estudantes.

No Geekie One, as abas de Turmas, Estudantes, Pessoas e Planejamento garantem a autonomia e a flexibilidade necessárias para otimizar a rotina da coordenação em um só lugar. Na plataforma, a coordenação pedagógica tem visibilidade das rotinas entre professores(as) e estudantes e tem autonomia para criar atividades e enviar materiais. Também podem acompanhar o processo de aprendizagem de cada estudante, acessando os dados de desempenho, situação e engajamento de forma fácil e ágil. Além de terem mais praticidade e inteligência de dados para o atendimento a famílias, no gerenciamento de estudantes e equipe pedagógica na plataforma e na condução do planejamento pedagógico como um todo.

Tiago Armão cita também mais dicas importantes, que ajudarão a coordenação a apoiar a rotina de estudos dos(as) alunos(as). Veja a seguir.

1. Orientar as famílias sobre como apoiar esse processo de aproximação e acompanhamento dos estudos em casa.

2. Conversar com professores(as) buscando um equilíbrio de tarefas para casa, para não sobrecarregar os(as) estudantes.

3. Abrir diálogos com a família de forma periódica, dando visibilidade sobre como o(a) estudante está se desenvolvendo dentro da escola.

4. Avaliar a melhor forma de organização de semanas de provas e avaliações para que não haja sobrecarga para os(as) estudantes.

5. Apoiar, em conjunto com o setor de Orientação Educacional, a construção de uma rotina de estudos personalizada e focada nas particularidades de cada estudante.

6. Trazer orientações claras sobre o que é esperado de cada ação por parte do(a) aluno(a).

7. Trabalhar em conjunto com a equipe de docentes da escola, cada vez mais alinhada com os objetivos de aprendizagem dos capítulos do Geekie One.

8. Orientar docentes para que combinem prazos saudáveis e factíveis para as atividades de suas turmas.

9. Incentivar o(a) docente a disponibilizar materiais extras: vídeos, leituras, documentários, podcasts ou outras atividades que possam ser feitas em casa.

10. Identificar, em conjunto com os(as) docentes, lacunas de aprendizagem na turma, em pequenos grupos ou individualmente.

11. Promover uma cultura de comemoração às pequenas conquistas. Assim, o(a) estudante se motiva ainda mais a continuar se desafiando.

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square