Endomarketing, ou Marketing Interno, é uma estratégia amplamente utilizada por empresas, mas que deveria ser de conhecimento também de escolas. As ações de comunicação promovidas por essa estratégia ajudam a disseminar bons casos, ações e expectativas com todos os atores e atrizes da comunidade escolar.
Na última coluna aqui no InfoGeekie, comentei sobre a importância do Endomarketing, ou Marketing Interno, como uma ferramenta para alavancar a captação, fidelização e retenção de estudantes. Agora chegou a hora de explorar os 11 passos possíveis para usar o endomarketing a favor da escola.
Coloque a mão na massa! Melhore a comunicação interna e os relacionamentos!
Passo I – Verifique a qualidade da comunicação interna. Estimule a comunicação por vários canais. Crie canais exclusivos
1 – Organize um livrão preto com todos os comunicados de todos os segmentos e deixe na secretaria. Muita vezes as coordenadoras esquecem de passar informações para a secretaria. O livrão preto resolve!
2- Organize um livrão preto para a sala dos professores e das professoras. Coloque todos os comunicados nele de um lado e de outro deixe uma lista com assinaturas. Dessa forma não tem como alguns dizerem aquela famosa frase: “Eu não sabia!”
3 – Se for possível, crie um grupo de WhatsApp com docentes e coordenadores(as). Crie uma rede social empresarial. Conheça novos aplicativos como o Slack que foi criado especificamente para melhorar a comunicação interna nas empresas. Seu ponto forte é o compartilhamento de informações, na forma de uma espécie de “chat turbinado”, dividido em canais por times ou projetos, como você preferir.
Passo II – Verifique a qualidade do ambiente organizacional bimestralmente para correção de possíveis falhas e problemas de relacionamentos
Convoque uma teleconferência pelo Skype ou outra plataforma. Marque um dia e horário e elogie o trabalho de todos. Surpreenda a sua equipe.
Passo III – Estimule o espírito de equipe
Grupos de estudos com temas relevantes para a prática pedagógica são ótimos para mobilizar o corpo docente em prol de um objetivo comum.
Passo IV – Organize palestras motivacionais, utilize os talentos internos
Peça para uma coordenadora preparar um tema para os outros segmentos
Passo V – Organize cursos internos
Escolha um professor, peça para ele preparar um tema e ensinar os colegas. Faça isso com todos os segmentos o decorrer do ano letivo. “Só aprende quem ensina”
Passo VI – Que tal oferecer atividades extras para os funcionários e corpo docente?
Pode ser uma aula de zumba, yoga, coral, teatro, danças circulares, curso de culinária, artesanato, etc.
Passo VII – Que tal oferecer um sessão de cinema formativa?
Escolha um filme com uma boa reflexão, leve pipoca e refrigerante e depois discuta o filme. Funcionários felizes trabalham com entusiasmo!
Passo VIII – Que tal oferecer um vale-cultura?
Um vale para compra de livros ou participação em palestras.
Passo IX – Promova integração da equipe
Realize eventos ao ar livre, clubes, sítios. Que tal oferecer brindes tecnológicos e/ou ecológicos?
O endomarketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Por meio de ações diferenciadas e humanas é possível construir um excelente ambiente de trabalho e promover o engajamento. Não se esqueça: sua escola é feita de pessoas e para pessoas e as pessoas somente entregam a sua alma para quem elas amam.
Crie um ambiente extraordinário. Fortaleça a sua equipe e ela se transformará nos seus melhores vendedores!
Como organizar uma campanha de endomarketing em épocas de (re)matrículas
Faça marketing para o cliente interno da sua instituição! Ele vende a sua escola! Ou seja, crie estratégias de endomarketing para seus funcionários.
Para muitos empreendedores endomarketing é ter alguns murais espalhados pela empresa com informações, recados, comunicados e etc, mas endomarketing não é apenas técnicas de comunicação interna para informar seus colaboradores; acima disso, é cativá-los, cuidá-los e motivá-los como já comentamos! É mostrar o trabalho de excelência realizado pela escola.
Antes de criar uma campanha de endomarketing leve em consideração perguntas como: Quais objetivos a instituição deseja com essa campanha? Qual é o público-alvo e qual é a cultura da nossa empresa?
Com as perguntas acima respondidas, você pode seguir para o próximo passo. Criar a campanha!
- Determine a questão a ser resolvida
O que necessariamente precisa ser resolvido na instituição? Qual problema precisa ser solucionado? A gestão notou que os colaboradores andam desmotivados, por exemplo?
Se foi diagnosticada a necessidade de motivação, mas o que é motivar no conceito da gestão? Tenha clareza e certeza sobre o que precisa ser resolvido!
- Identifique o problema
Encontre a raiz do problema, não adianta saber que ele existe sem diagnosticar de onde ele vem e porque ele surge. Faça uma reflexão profunda e tente encontrar a origem do problema. Se é motivação do corpo docente, o que os desmotiva? De onde vem esse sentimento?
- Estipule metas e resultados desejados
Quais são as metas que devem ser alcançadas? Qual é o caminho para atingi-los? Antes de iniciar a campanha, saiba que as metas devem estar claras e bem definidas. Não vá alto demais com as metas, seja realista e não estipule metas surreais.
- Seja o maior influenciador
As campanhas servem para os colaboradores, mas isso não isenta a gestão de colocar a mão na massa! Esteja envolvido com a campanha também. Assim, o sucesso, assim como os resultados, será mais satisfatório.
- Planejamento & Estratégia
“Mate a cobra e mostre o pau”, em outras palavras, o planejamento mostra o que fazer, e as estratégias fazem acontecer. Se sua equipe está com problemas de comunicação, crie uma ação de dinâmica ou uma rotina ativa de pensamento para os estimularem a se comunicar melhor.
- Ações
Mudar a forma de ser da organização para a nova forma exige empenho: será necessário estimular os sentidos dos colabores. Não economize nas ações para se comunicar em eles, tenha ferramentas de alto impacto e utilize os cinco sentidos pode ser um ótimo aliado para prender a atenção dos funcionários e fixar a nova ideia na mente deles.
- Motive-os!
Estimule seus colaboradores com premiações diferentes do habitual, ou seja, mostre os motivos a eles além daqueles que já estão acostumados.
- Implantações
Se você chegar nesse tópico com os itens anteriores ticados, ok, você já estará pronto para apertar o play a sua campanha. Neste momento é fundamental que todos os funcionários estejam cientes que mudanças ocorrerão e que devem fazer a diferença neste momento.
- Resultados
Acompanhe os resultados de perto! Com toda a mudança aplicada os resultados surgirão, logo, estar a par de cada evolução se faz necessário neste estágio. Faça um levantamento do antes, durante e depois da campanha e o que ela agregou.
Utilize metodologias qualitativas e quantitativas para constatar se os objetivos foram alcançados.
Boa campanha!
* Tania Queiroz é Personal & Professional Coaching, membro da Sociedade Brasileira de Coaching com formação e certificação internacional reconhecida pela Graduate School of Master Coaches e Institute Coaching Council (ICC). Graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em Didática, Tecnologias Aplicadas à Educação e Psicodrama pela PUC. Consultora Associada da Acerplan – Prêmio TOP Educação 2016 e 2017, Diretora do Instituto Tânia Queiroz – Desenvolvimento Humano, Assessora Geral Pedagógica e Administrativa & Marketing de vários colégios. Escritora, palestrante, facilitadora em workshops e instrutora de treinamento em Gestão, Atendimento, Liderança e Motivação. Sua missão é garantir que os mantenedores e gestores realizem uma gestão de qualidade. Seu trabalho é focado no aperfeiçoamento das habilidades e competências socioemocionais e relacionais do ser humano, com técnicas avançadas de coaching e alfabetização emocional, PNL, para que seja possível reencantar o universo profissional e pessoal, elevando os seus níveis de satisfação, realização, harmonia, equilíbrio, empoderamento, plenitude e felicidade. É autora de várias obras pedagógicas para professores, obras para o universo infantil e adulto, pelas Editoras: Évora, Gente, Rideel, Stimma, Maranta, Ibep-Nacional, Editora Escolar, Editora Didática Paulista.
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