O Conexão Geekie 2024 reuniu mantenedores da Geekie para explorar as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) na educação e as inovações que estão transformando o ensino e a aprendizagem no Brasil. Este evento trouxe insights valiosos sobre as tendências das tecnologias no universo da educação.
Relembre os momentos inspiradores deste encontro.
Destaques do Primeiro dia
O Conexão Geekie 2024 começou com chave de ouro.
A renomada Dora Kaufman abriu o evento com uma palestra esclarecedora, desmistificando o papel da Inteligência Artificial(IA) na educação.
Durante sua apresentação, Dora Kaufman destacou que a IA não deve ser encarada como uma substituta dos educadores, mas sim como uma aliada. A IA tem o potencial de apoiar e completar o trabalho pedagógico, como:
- Complementando o trabalho pedagógico;
- Facilitando o acesso a informações;
- Personalizando o aprendizado
- Automatizando tarefas repetitivas.
Em seguida, Heitor Martins trouxe uma reflexão profunda sobre os desafios que a educação enfrenta na era da Inteligência Artificial. Durante sua palestra, Heitor trouxe pontos importantes de diferenciação entre Humano vs IA e que, apesar de resultados surpreendentes, existem pontos que a IA não é capaz de assimilar e suprir.
Ele destacou pontos cruciais de diferenciação entre humanos e IA, enfatizando habilidades que nos distinguem:
- Criatividade e inovação
- Empatia e interação social
- Adaptabilidade
- Interpretação cultural
Para encerrar o primeiro dia, os participantes tiveram o prazer de acompanhar tudo o que o Geekie One trouxe de inovação para 2024 e tudo o que está por vir para a plataforma.
Em breve, soltaremos os detalhes das novidades. Você acompanha aqui no nosso Blog e nas redes sociais. Acompanhe!
Destaques do Segundo dia
O segundo dia foi marcado pela prática.
Os participantes tiveram a oportunidade de explorar duas trilhas de aprendizado personalizadas, focando em temas cruciais para as escolas que desejam ser referência. Com Workshops interativos que abordaram temas como:
- Aprendizagem Híbrida;
- Aprendizagem Criativa com Inteligência Artificial;
- Gestão educacional.
Além disso, tivemos o prazer de assistir mais dois painéis.
O educador e Diretor Educacional Isaac e da Arco Plus, Luís Laurelli, trouxe a perspectiva do que muda na gestão escolar nesses novos tempos com IA.
Ele enfatiza que as escolas precisam ser organismos vivos. O sistema educacional não pode acreditar que o mundo é previsível e que tudo funcionará como uma engrenagem. Hoje o mundo é imprevisível e a gestão precisa ser ambidestra.
E o que será necessário para uma gestão nesse novo mundo?
“Serão necessários líderes, inovadores, inspiradores com propósito e gestão ambidestra” – Luís Laurelli.
Com Camilla Karino, liderança da Arco, tivemos a dimensão das mudanças que estão acontecendo e do que está por vir para o sistema educacional.
Também apresentou e cenários sobre o futuro da educação:
- Escolaridade estendida: Aprendizado mais individualizado com avanços tecnológicos;
- Educação externalizada: Fragmentação do sistema educacional tradicional, aprendizagem diversificada e flexível, com tecnologia digital;
- Escolas como centros de aprendizagem: Diversidade e experimentação, conexão com a comunidade, formas de aprendizagem em mudança, engajamento cívico e inovação social;
- Viver e aprender: Educação em todos os lugares e a qualquer hora, sem distinção entre aprendizagem formal e informal, com foco no poder da máquina.
Ainda tivemos o prazer de contar com o CEO da Arco Educação, Ari de Sá, para um bate papo sobre Liderança e Educação no Cenário Educacional do País.
E para fechar tivemos a presença do ídolo olímpico Wanderlei de Lima. Suas histórias de superação e lições de vida inspiraram profundamente os educadores presentes, reforçando a importância da perseverança e da resiliência na jornada educacional.
Ao longo de dois dias intensos, os participantes foram expostos a ideias inovadoras, ferramentas práticas e histórias inspiradoras O evento trouxe inspiração para educadores acerca de conceitos que estão transformando o ensino do nosso país.
A combinação de palestras teóricas sobre IA na educação, workshops práticos e momentos de inspiração criou um ambiente único de aprendizagem e networking.
O que aprendemos?
- A Inteligência Artificial é uma poderosa aliada para a educação e não uma substituta dos docentes;
- Habilidades humanas como criatividade e empatia continuarão sendo essenciais;
- A gestão escolar precisa se adaptar a um mundo em constante mudança;
- O desafio da educação envolve uma mistura de tecnologia e interação humana.
O futuro da educação está sendo escrito agora, e cada educador na rede Geekie tem um papel fundamental nessa jornada.
Comment section