11 passos para usar o endomarketing em sua escola

Endomarketing, ou Marketing Interno, é uma estratégia amplamente utilizada por empresas, mas que deveria ser de conhecimento também de escolas. As ações de comunicação promovidas por essa estratégia ajudam a disseminar bons casos, ações e expectativas com todos os atores e atrizes da comunidade escolar.

Na última coluna aqui no InfoGeekie, comentei sobre a importância do Endomarketing, ou Marketing Interno, como uma ferramenta para alavancar a captação, fidelização e retenção de estudantes. Agora chegou a hora de explorar os 11 passos possíveis para usar o endomarketing a favor da escola.

Coloque a mão na massa! Melhore a comunicação interna e os relacionamentos!

Passo IVerifique a qualidade da comunicação interna. Estimule a comunicação por vários canais. Crie canais exclusivos

1 – Organize um livrão preto com todos os comunicados de todos os segmentos e deixe na secretaria. Muita vezes as coordenadoras esquecem de passar informações para a secretaria. O livrão preto resolve!

2- Organize um livrão preto para a sala dos professores e das professoras. Coloque todos os comunicados nele de um lado e de outro deixe uma lista com assinaturas. Dessa forma não tem como alguns dizerem aquela famosa frase: “Eu não sabia!”

3 – Se for possível, crie um grupo de WhatsApp com docentes e coordenadores(as). Crie uma rede social empresarial. Conheça novos aplicativos como o Slack que foi criado especificamente para melhorar a comunicação interna nas empresas. Seu ponto forte é o compartilhamento de informações, na forma de uma espécie de “chat turbinado”, dividido em canais por times ou projetos, como você preferir. 

Passo IIVerifique a qualidade do ambiente organizacional bimestralmente para correção de possíveis falhas e problemas de relacionamentos

Convoque uma teleconferência pelo Skype ou outra plataforma. Marque um dia e horário e elogie o trabalho de todos. Surpreenda a sua equipe.

Passo IIIEstimule o espírito de equipe

Grupos de estudos com temas relevantes para a prática pedagógica são ótimos para mobilizar o corpo docente em prol de um objetivo comum.

Passo IVOrganize palestras motivacionais, utilize os talentos internos

Peça para uma coordenadora preparar um tema para os outros segmentos

Passo VOrganize cursos internos

Escolha um professor, peça para ele preparar um tema e ensinar os colegas. Faça isso com todos os segmentos o decorrer do ano letivo. “Só aprende quem ensina” 

Passo VI – Que tal oferecer atividades extras para os funcionários e corpo docente? 

Pode ser uma aula de zumba,  yoga, coral, teatro, danças circulares, curso de culinária, artesanato, etc. 

Passo VII – Que tal oferecer um sessão de cinema formativa?

Escolha um filme com uma boa reflexão, leve pipoca e refrigerante e depois discuta o filme. Funcionários felizes trabalham com entusiasmo!

Passo VIII – Que tal oferecer um vale-cultura

Um vale para compra de livros ou participação em palestras.

Passo IX Promova integração da equipe

Realize eventos ao ar livre, clubes, sítios. Que tal oferecer brindes tecnológicos e/ou ecológicos?

O endomarketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Por meio de ações diferenciadas e humanas é possível construir um excelente ambiente de trabalho e promover o engajamento. Não se esqueça: sua escola é feita de pessoas e para pessoas e as pessoas somente entregam a sua alma para quem elas amam. 

Crie um ambiente extraordinário. Fortaleça a sua equipe e ela se transformará nos seus melhores vendedores!

Como organizar uma campanha de endomarketing em épocas de (re)matrículas

Faça marketing para o cliente interno da sua instituição! Ele vende a sua escola! Ou seja, crie estratégias de endomarketing para seus funcionários.

Para muitos empreendedores endomarketing é ter alguns murais espalhados pela empresa com informações, recados, comunicados e etc, mas endomarketing não é apenas técnicas de comunicação interna para informar seus colaboradores; acima disso, é cativá-los, cuidá-los e motivá-los como já comentamos! É mostrar o trabalho de excelência realizado pela escola.

Antes de criar uma campanha de endomarketing leve em consideração perguntas como: Quais objetivos a instituição deseja com essa campanha? Qual é o público-alvo e qual é a cultura da nossa empresa?

Com as perguntas acima respondidas, você pode seguir para o próximo passo. Criar a campanha!

  • Determine a questão a ser resolvida

O que necessariamente precisa ser resolvido na instituição? Qual problema precisa ser solucionado?  A gestão notou que os colaboradores andam desmotivados, por exemplo? 

Se foi diagnosticada a necessidade de motivação, mas o que é motivar no conceito da gestão? Tenha clareza e certeza sobre o que precisa ser resolvido!

  • Identifique o problema

Encontre a raiz do problema, não adianta saber que ele existe sem diagnosticar de onde ele vem e porque ele surge. Faça uma reflexão profunda e tente encontrar a origem do problema. Se é motivação do corpo docente, o que os desmotiva? De onde vem esse sentimento?

  • Estipule metas e resultados desejados

Quais são as metas que devem ser alcançadas? Qual é o caminho para atingi-los? Antes de iniciar a campanha, saiba que as metas devem estar claras e bem definidas. Não vá alto demais com as metas, seja realista e não estipule metas surreais.

  • Seja o maior influenciador

As campanhas servem para os colaboradores, mas isso não isenta a gestão de colocar a mão na massa! Esteja envolvido com a campanha também. Assim, o sucesso, assim como os resultados, será mais satisfatório. 

  • Planejamento & Estratégia

“Mate a cobra e mostre o pau”, em outras palavras, o planejamento mostra o que fazer, e as estratégias fazem acontecer. Se sua equipe está com problemas de comunicação, crie uma ação de dinâmica ou uma rotina ativa de pensamento para os estimularem a se comunicar melhor.

  • Ações

Mudar a forma de ser da organização para a nova forma exige empenho: será necessário estimular os sentidos dos colabores. Não economize nas ações para se comunicar em eles, tenha ferramentas de alto impacto e utilize os cinco sentidos pode ser um ótimo aliado para prender a atenção dos funcionários e fixar a nova ideia na mente deles.

  • Motive-os!

Estimule seus colaboradores com premiações diferentes do habitual, ou seja, mostre os motivos a eles além daqueles que já estão acostumados. 

  • Implantações

Se você chegar nesse tópico com os itens anteriores ticados, ok, você já estará pronto para apertar o play a sua campanha. Neste momento é fundamental que todos os funcionários estejam cientes que mudanças ocorrerão e que devem fazer a diferença neste momento.

  • Resultados

Acompanhe os resultados de perto! Com toda a mudança aplicada os resultados surgirão, logo, estar a par de cada evolução se faz necessário neste estágio.  Faça um levantamento do antes, durante e depois da campanha e o que ela agregou.

Utilize metodologias qualitativas e quantitativas para constatar se os objetivos foram alcançados. 

Boa campanha!

* Tania Queiroz é Personal & Professional Coaching, membro da Sociedade Brasileira de Coaching com formação e certificação internacional reconhecida pela Graduate School of Master Coaches e Institute Coaching Council (ICC). Graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em Didática, Tecnologias Aplicadas à Educação e Psicodrama pela PUC. Consultora Associada da Acerplan – Prêmio TOP Educação 2016 e 2017, Diretora do Instituto Tânia Queiroz – Desenvolvimento Humano, Assessora Geral Pedagógica e Administrativa & Marketing  de vários colégios. Escritora, palestrante, facilitadora em workshops e instrutora de treinamento em Gestão, Atendimento, Liderança e Motivação. Sua missão é garantir que os mantenedores e gestores realizem uma gestão de qualidade. Seu trabalho é focado no aperfeiçoamento das habilidades e competências socioemocionais e relacionais do ser humano, com técnicas avançadas de coaching e alfabetização emocional, PNL,  para que seja possível reencantar o universo profissional e pessoal, elevando os seus níveis de satisfação, realização, harmonia, equilíbrio, empoderamento, plenitude e felicidade. É autora de várias obras pedagógicas para professores, obras para o universo infantil e adulto, pelas Editoras: Évora, Gente, Rideel, Stimma, Maranta, Ibep-Nacional, Editora Escolar, Editora Didática Paulista.

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