Como a Coordenação Pedagógica pode agir diante dos desafios e das oportunidades para a formação continuada de professores(as)

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A formação continuada de professores(as) é um dos desafios da Coordenação Pedagógica. Confira algumas dicas e sugestões para que você, coordenador ou coordenadora, possa planejar uma jornada de formação para os docentes de sua escola

Projetos Pedagógicos diversos, alterações e atualizações de marcos legais ocorridos recentemente, desafios jamais vistos para os processos de Ensino-Aprendizagem. Ser professor ou professora no Brasil contemporâneo é tarefa para poucos. Como você, da Coordenação Pedagógica, pode contribuir com a formação continuada de docentes?

Diferentemente de profissionais alocados em outras áreas do mercado de trabalho, o(a) docente geralmente não possui regime de exclusividade, atuando em uma grande diversidade de instituições privadas. Tendo sob sua liderança e responsabilidade um grupo tão diverso, cabe ao coordenador ou coordenadora pedagógica conduzir e coordenar os processos formativos dentro de sua instituição de ensino.

Precisamos olhar para o processo de desenvolvimento profissional como um ato de direcionamento e afeto. Enquanto a formação acadêmica dará conta de vontades e ambições interiores do(a) profissional, o processo de formação profissional precisa dar conta das necessidades da instituição. Dessa forma, é necessário deixar claro quais os caminhos, direcionamentos e objetivos do processo. Com isso, temos a oportunidade de preparar nossas equipes para o Projeto Pedagógico instituído, desenvolvendo o corpo docente para a realização das metodologias, avaliações, registros e práticas que idealizamos para nossa escola.

Como planejar uma jornada formativa para professores(as)

Promover a Formação Profissional da equipe passa, antes de mais nada, pelo planejamento da jornada. Qual é a proposta pedagógica? Quais são a missão, a visão e os valores da escola? Em quais práticas e metodologias acreditamos? Com isso em mente, conseguimos construir objetivos claros para o processo. Sendo esse(s) objetivo(s) a chegada de nosso projeto, é necessário determinar o período em que queremos atingi-lo, como dividiremos as etapas e como verificaremos se estamos, ou não, no caminho certo.

Quanto à realização das etapas formativas, é necessário identificar quais os recursos, desafios, espaços e parceiros que estarão envolvidos em nosso objetivo formativo. Nossa instituição consegue realizar a contratação de parceiros para a aplicação de cursos ou ficará a cargo de outros(as) colaboradores(as), incluindo o(a) coordenador(a) pedagógico(a)? Por que não trazer elementos híbridos para a jornada? E se parte dos encontros fossem presenciais, enquanto outra parte acontecesse de maneira assíncrona, permitindo que o(a) profissional faça escolhas que tragam mais sentido ao seu processo de aprendizagem?

Como engajar a equipe docente em um jornada formativa

Após o planejamento da jornada, precisamos engajar nossa equipe. Antes de mais nada, o(a) profissional precisa entender qual é o objetivo do momento formativo, escolhendo de maneira deliberada estar presente. Para isso, é necessário compromisso e senso de pertencimento. 

Estabelecer um ambiente acolhedor, de aprendizagem e vulnerabilidade, é essencial para esta construção. Também é imprescindível que valorizemos os conhecimentos prévios destes(as) profissionais, partindo de suas experiências acumuladas e ressignificando a linguagem para construir novos significados. 

Construir momentos realizados em grupo que permitam a troca e a aprendizagem entre pares é outro elemento indispensável na aprendizagem de adultos. Oportunize a colaboração dentro da equipe, sua interação e feedbacks horizontais. O diálogo e o convívio dos(as) docentes beneficia o senso de pertencimento e comunidade, elementos essenciais para um ambiente de trabalho estimulante.

Coordenar tantas variáveis, como as apresentadas acima, não é algo simples. Justamente por isso o trabalho de formação profissional precisa de foco, direcionamento, assertividade, afeto e colaboração. Não assuma, como coordenador(a) pedagógico(a), todo o desafio para si. Compartilhe com seus pares, liderados e lideranças. Mescle recursos. Direcione seus profissionais para objetivos claros, acompanhando sua evolução e amparando suas dificuldades, mas nunca se esqueça: tudo começa por um bom planejamento.

Como a Geekie auxilia as escolas na formação continuada de professores e professoras

Com a plataforma Geekie One, as escolas contam com um programa de formação continuada que foi concebido para apoiar o desenvolvimento dos(as) professores(as) em metodologias ativas de aprendizagem, apropriação de tecnologia, unidades curriculares para o Novo Ensino Médio, educação digital, Design Thinking, planejamento reverso de aulas e muito mais.  

Por meio de workshops, acompanhamento e jornadas formativas, gestores e educadores são levados a refletir sobre o uso de metodologias ativas em sala, sobre a estratégia adotada pela escola e sobre ouso da tecnologia com intencionalidade pedagógica.

Autor

Julio César Bernardo: historiador, educador e especialista em Gestão Escolar. Atua como Consultor Pedagógico da Geekie, auxiliando escolas de todo o Brasil na potencialização de seus projetos educacionais e na implementação de propostas tecnológicas. Cinéfilo e apaixonado pela Cultura Popular brasileira busca, no cotidiano, vivências que contribuam para o encantamento com a vida, dentro e fora da sala de aula.

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