O Ensino Híbrido combina ambientes, pessoas e ferramentas para ampliar a aprendizagem. Conheça mais sobre essa tendência da Nova Era da Educação e baixe um e-book exclusivo para conhecer mais
O ensino híbrido (em inglês, blended learning) é a abordagem que aposta em alternar diferentes momentos de aprendizagem em torno de uma única temática. Dessa forma, alunos e alunas têm a chance de aplicar e construir o conhecimento em etapas. O ensino híbrido também implica na valorização de diversos tipos de inteligência – visual, auditiva, cinestésica, musical, etc. – já que cada momento pode estimular certas habilidades.
Dentre as possibilidades do ensino híbrido estão: momentos individuais e coletivos, online e offline, de debate e produção, em sala de aula e em campo. Observe que o ensino híbrido não descarta a aula expositiva, mas a complementa.
Apesar de, hoje, estar intrinsecamente relacionado ao uso de tecnologia digital, o ensino híbrido tem mais a ver com a reorganização do tempo e do espaço da aula, além dos papéis de estudante e educador(a). Ou seja, entregar um tablet na mão de cada estudante não caracteriza, necessariamente, o ensino híbrido: ele se concretiza quando as diferentes composições de trabalho se entrelaçam para ampliar a aprendizagem.
Ensino híbrido com tecnologia
Com o uso de ferramentas digitais, porém, existem sim novas possibilidades – dentre as mais marcantes está a personalização do ensino respeitando o ritmo de cada aluno(a). Isso ocorre nos momentos online, em que cada um pode enveredar por um caminho a partir do mesmo ponto de partida.
Em plataformas de estudos personalizada como o Geekie One, o(a) estudante, além de ter todo o material didático em um só lugar, pode rever aulas em vídeo ou texto, fazer e refazer atividades quando há necessidade e avançar de acordo com as etapas cumpridas individualmente. No Geekie One, estudantes contam também com o Plano de Estudos Personalizado, um sistema que reconhece seus erros e acertos para indicar os melhores conteúdos que preencham lacunas em seu aprendizado de acordo com o planejamento de cada disciplina ou área de conhecimento.
Por fim, são gerados relatórios de desempenho, tanto para estudantes quanto para o corpo docente, gestão e coordenação pedagógica e até para as famílias. Dessa forma, tanto o(a) aluno(a) pode acompanhar seu desenvolvimento, quanto o(a) professor(a), coordenador(a) ou gestor(a) pode tomar decisões pedagógicas e reorientar práticas em sala de aula para apoiar a aprendizagem de sua turma. Mais uma vez, como prega o ensino híbrido, online e offline se complementam.
Referenciais e dinâmica pedagógica com o Geekie One em um e-book exclusivo sobre Ensino Híbrido
Nos últimos meses, conversamos com diversas escolas, famílias e estudantes, aprendemos muito e agora temos a certeza de que olhamos para o futuro da educação de outra perspectiva. Estamos apoiando nossas escolas em uma nova era da educação com uma aprendizagem mais conectada, visível, personalizada e ativa que resulta na formação integral dos(as) estudantes.
Neste cenário, as aprendizagens irão ocorrer mais frequentemente em uma relação entre presencial e remoto, e, com o uso do Geekie One, as escolas têm mais dados para o acompanhamento da evolução dos(as) alunos(as). Essas informações geram insumos para práticas pedagógicas mais personalizadas, que reforçam ainda mais a necessidade de colocar estudantes no centro do processo para o desenvolvimento de habilidades e competências.
Para debater a importância do Ensino Híbrido para escolas nesta Nova Era da Educação, preparamos um e-book exclusivo sobre o tema. Nele, além dos referenciais sobre o tema, você poderá conferir algumas sugestões de aplicação do modelo híbrido em sua escola e entender como o Geekie One apoia na adaptação deste método. Clique na imagem abaixo para conferir mais informações e baixar gratuitamente o e-book.
Este artigo foi escrito por Marcela Lorenzoni e atualizado e complementado por Alex Contin.