Campanha de matrículas: Como encantar as famílias com a adoção do Geekie One na sua escola?

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Aqui você conhece histórias de escolas que conseguiram encantar famílias e estudantes com o Geekie One. Isso contribuiu para a conquista de novas matrículas e rematrículas em 2021, especialmente em um contexto que as estratégias de captação e retenção precisaram ser revistas frente ao desafio da pandemia do coronavírus

Você sabia que mais de 250 escolas de todo o Brasil já estão vivendo a Nova Era da Educação com o Geekie One? A plataforma de educação baseada em dados trouxe a tecnologia com intencionalidade pedagógica a muitas instituições de ensino, especialmente no período da pandemia, em que muitas delas tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Para 2021, a tendência é o ensino híbrido (com aulas presenciais e online). Conheça aqui os aprendizados de algumas dessas escolas nessa jornada.

O diferencial ao adotar o Geekie One

Será que as famílias estão preparadas para as novas tecnologias na escola? Essa foi a grande dúvida de algumas instituições de ensino antes de adotar o Geekie One. Havia o medo da resistência das famílias com a adoção do digital. Porém, depois da implementação da plataforma na vida escolar, esse receio passou e o sucesso foi total! É o que conta Farid Filho, Diretor Administrativo do Colégio PLUS, em Barretos (SP). 

“Com a pandemia, fechamos uma parceria com a Geekie. Fizemos um lançamento online oficial para pais e mães de alunos(as), apresentando a plataforma em um período anterior às matrículas. Mostramos que a metodologia tradicional (com livros e apostilas) vai entrar em desuso, como vem acontecendo no mundo todo. Isso nos deu uma vantagem competitiva muito grande em relação às outras escolas”, afirma ele, que ficou satisfeito com o número grande de rematrículas após a adoção do Geekie One.

Competitividade das escolas focada na tecnologia com intencionalidade pedagógica

Mario Gomide, mantenedor do Colégio Radial, em São Paulo, também concorda com Farid sobre a vantagem competitiva em usar tecnologia com intencionalidade pedagógica: 

“Estamos com a Geekie há cerca de seis anos. O nosso salto qualitativo veio aos olhos de todos porque nós ganhamos muitos(as) alunos(as) de escolas que estavam no sistema tradicional, que usavam livros e apostilas. Essas instituições tiveram que fazer adaptações de última hora com a chegada da pandemia. Em nenhum ano, nós fomos tão rápidos nos processos de matrículas, com essa tamanha competitividade em relação aos concorrentes”, comemora.

Apoio para a transição digital

Não basta apenas implantar novas ferramentas tecnológicas no ensino escolar. Também é fundamental dar apoio em toda essa transição para o corpo docente, colaboradores da escola, estudantes e até os níveis gerenciais da instituição. Foi o que aconteceu no Colégio Curso G9. Giovani Henrique Faria Floriano conta que, quando conheceu o Geekie One, achou que seria muito útil para a implementação do Novo Ensino Médio. Com a pandemia, resolveu adotar a plataforma:

“Em uma semana, a escola já estava toda remota, graças à parceria da Geekie, que foi de altíssima qualidade, essencial para o nosso sucesso. Tirando casos isolados, tivemos a rematrícula quase total para este ano”.

Estratégias de matrículas e rematrículas

Inovação em tecnologia com intencionalidade pedagógica tornou-se um diferencial de negócios positivo para atrair novos(as) estudantes e também conquistar rematrículas. Gisele Rossi, Diretora do Avance Colégio e Cursos, em Tangará da Serra (MT), decidiu buscar inovações em São Paulo e assim conheceu a Geekie e resolveu levar o Geekie One para sua escola. Ela teve uma ótima estratégia para apresentar seu novo projeto: 

“Convidei pais e mães de estudantes para um coquetel para apresentar a campanha de matrículas e também o novo formato da escola em 2020. Pedi que cada família trouxesse mais dois convidados que tivessem interesse em conhecer nossa escola, que estava em ascensão. Foi um sucesso! Os 100 pais e mães levaram mais 200 convidados. Desses, 150 matricularam seus filhos e suas filhas na nossa instituição”, festeja ela. 

Uma das estratégias para convencer as famílias de que o avanço das inovações tecnológicas é importante em todas as áreas foi fazer um paralelo com o agronegócio, muito forte na região onde a escola está localizada.

“Uma das perguntas lançadas às famílias foi: Será que sem o uso da tecnologia, o agronegócio bateria tantos recordes de produção? Na educação, também é importante”, revela Gisele.

Em Macaé (RJ), o Geekie One também contribuiu como estratégia na campanha de matrículas. “Em um projeto que criamos juntos com a Geekie, decidimos que, para cada matrícula, liberamos um chromebook para cada aluno(a). Tivemos 97,4% de rematrículas!”, conta Wesley Peçanha, mantenedor do Colégio Ueda Peçanha. Ele diz também que as famílias ficaram muito satisfeitas com o Geekie One. “Um pai de aluno, que é superintendente da Petrobras e já esteve em diversos países, disse, na reunião de final de ano, que não é preciso mais sair do Brasil para ter qualidade de ensino. E elogiou a Geekie”.

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#TodosnaPrimeiraFileira: Campanhas de marketing com a cara da Geekie e da escola

Outra forma de conquistar novas matrículas e rematrículas foi o uso de ações de marketing da Geekie. Farid Filho, Diretor Administrativo do Colégio PLUS, por exemplo, utilizou a campanha Todos na Primeira Fileira.

A campanha foi lançada no início do segundo semestre de 2020 e contou com a colaboração de várias escolas parceiras da Geekie. A campanha contou com materiais para divulgação em meios físicos (como outdoors, flyers e cartazes) e digitais (posts para redes sociais, por exemplo). Confira alguns posts das escolas:

A campanha também ofereceu às escolas uma série de vídeos pílulas focados nas principais dúvidas das famílias, como estes abaixo que você pode conferir aqui no InfoGeekie ou no perfil do instagram da Geekie (@GeekieEducacao):

Muitas escolas, como o Colégio Ueda Peçanha e o Miranda Barroso, incorporaram os vídeos em suas redes sociais durante o período das matrículas para apoiar a decisão das famílias sobre a matrícula.

As pílulas foram fantásticas! A gente divulgou uma por semana. Esse apoio criou uma grande vantagem competitiva e acelerou as rematrículas”, comenta. Mario Gomide, mantenedor do Colégio Radial, é outro exemplo. “A gente reproduz tudo o que a Geekie produz, colocamos a nossa cara e publicamos nas redes sociais. E dá um resultado grande”, diz ele.

Além dos vídeos, o apoio de Marketing aos colégios parceiros da Geekie também contou com um evento exclusivo das escolas para suas famílias com Marcos Piangers, autor do livro “O papai é pop”.

Leia mais sobre o evento: Marcos Piangers, autor de “O papai é pop”, dá 5 dicas sobre como enfrentar os desafios no processo de educação dos(as) filhos(as)

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Como encantar as famílias com a adoção do Geekie One?

Mas qual foi o maior diferencial para conquistar os corações das famílias? Farid Filho, Diretor do Colégio PLUS, conta que foi a personalização da aprendizagem por meio da plataforma do Geekie One. 

Os pais puderam acompanhar de perto, com os relatórios, o desempenho de seus filhos e suas filhas. Isso deu mais segurança. Não é preciso esperar até o final de cada bimestre para ajudar os(as) estudantes”, explica.

Gisele Rossi, Diretora do Avance Colégio e Cursos, também elogia os relatórios de desempenho, que são muito apreciados por pais, mães e responsáveis: 

“As famílias não têm mais aquele ponto de interrogação. Os relatórios são enviados semanalmente para elas. Os pais e as mães se encantam quando veem a função da plataforma personalizada. Eu nunca pensei que eu pudesse ver isso na educação!”, complementa ela.

Confira a experiência da Escola S (o SESI/SENAI de Santa Catarina) com os relatórios de desempenho: Como o SESI/SC obteve mais visibilidade do desenvolvimento de estudantes com os relatórios do Geekie One

Além dos relatórios, a plataforma ajuda o(a) estudante a superar problemas de aprendizado, outro diferencial que chama a atenção das famílias. “Se o aluno ou a aluna tem dificuldade em uma determinada matéria, ele ou ela aciona uma teclinha na plataforma que dá todo o acesso ao conteúdo procurado. Dá uma diferença muito grande no aprendizado. E as famílias gostam muito”, explica Mario Gomide, Mantenedor do Colégio Radial.
No Colégio Ueda Peçanha, Wesley conta que não só as famílias, mas os alunos e as alunas também estão encantados(as) com o Geekie One. 

“Fizemos uma pesquisa com os(as) estudantes perguntando que nota dariam à Geekie. E o resultado foi uma nota média de 9,3. Muito boa! Ao levarmos essa pesquisa para as famílias no final do ano, elas não se surpreenderam. Um pai disse: nós estamos muito satisfeitos com a Geekie. Se vocês tirarem a plataforma da escola, vamos embora”. 

Conheça também outras histórias de sucesso das escolas parceiras da Geekie:

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