A importância da Educação Infantil na formação da criança

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Neste artigo, explicamos o que é Educação Infantil, sua importância na formação das crianças, seus principais benefícios e aspectos destacados pela BNCC para este segmento. Também trazemos dicas preciosas de como famílias e escolas, juntas, podem contribuir nessa jornada de aprendizado dos(as) pequenos(as).

O ambiente escolar é uma parte essencial na formação humana. E esse contato deve iniciar já na primeira infância. Nesse período, a Educação Infantil é onde a criança dá seus primeiros passos.

Se antes a Educação Infantil tinha como papel apenas ser um lugar onde as crianças passam o dia enquanto as famílias trabalham, agora a situação é diferente. Para além de ser um primeiro contato com o ensino formal, a Educação Infantil é responsável pela formação de aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da Educação Infantil na formação da criança. Nos próximos tópicos, abordaremos o que é Educação Infantil, o direcionamento trazido pela BNCC, entre outras questões. 

Para aprofundar ainda mais, conversamos com a especialista Fernanda Batista dos Santos, coordenadora editorial de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais na Geekie e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Confira!

O papel da Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento da criança

Embora não seja algo novo na educação brasileira, é comum ainda que haja dúvidas sobre o que é Educação Infantil e qual o seu papel na formação da criança. 

“A Educação Infantil é a primeira etapa escolar da criança. É onde ela sai do seu núcleo familiar. Ela sai daquele entorno com o pai, a mãe e os familiares e passa por um convívio dentro da escola. Por isso é tão importante”, explica Fernanda.

A especialista ainda completa sobre quais as principais preocupações que os(as) profissionais da pedagogia têm neste momento. Fernanda afirma que “proporcionar para as crianças vivências nas quais elas não apenas interagem, mas de fato vivenciam situações dentro da escola”, deve ser uma das prioridades na Educação Infantil.

Embora seja essencial em todas as suas etapas, no Brasil, o ensino Infantil é obrigatório a partir dos 4 anos de idade. Nesse sentido, o Censo Escolar aponta que, durante a pandemia da Covid-19, houve uma queda no número de matriculados(as) na Educação Infantil, em que cerca de 653.499 alunos(as) deixaram de frequentar a escola. 

Porém, em 2022, esse número já voltou a subir, quando foi registrado um aumento de 8,9% na rede pública e de 29,9% na rede privada, em comparação ao ano anterior.

BNCC: uma nova forma de enxergar a Educação Infantil

O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a Educação Infantil? Desde 2018, temos homologadas as diretrizes para este segmento. As escolas de todo o Brasil precisam se espelhar nelas para realizar as atividades e aplicar os conteúdos durante o período letivo. 

Fernanda dos Santos explica que, na Educação Infantil, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e sociais. E destaca como a BNCC veio para denotar que as crianças são “conhecedoras e cheias de habilidades”.

“A gente vem percebendo que a Educação Infantil é cada vez mais importante para o desenvolvimento da criança no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ela faz muita diferença na forma como essa criança avança nesse segmento e percebeu-se então que era ali uma janela, uma oportunidade de aprendizado que não poderia se perder. A BNCC vem para reforçar esse conceito, de que a criança conhece e explora o mundo também na Educação Infantil e com uma estreita relação com as famílias”.

Brincar e cuidar são parte da Educação Infantil

Na primeira infância, a criança não possui autonomia para realizar as diversas tarefas básicas de autocuidado. E por isso, nessa etapa da Educação Básica, ela depende dos pais, mães, professores(as) e demais responsáveis para auxiliá-la e ensiná-la a realizar estas tarefas.

Dessa forma, o cuidado está entrelaçado com a educação, sobretudo neste primeiro momento do ensino dos(as) pequenos(as), onde esse cuidado é inerente às experiências de ensino. Segundo a BNCC, a criança vai aprendendo conforme observa, vivencia e é estimulada dentro desses cuidados.

Nesse sentido, Fernanda dos Santos ressalta: ”Porque cuidar e educar? Cuidar é educar! E eu diria mais: cuidar é proporcionar essas vivências, proporcionar brincadeiras. E é na Educação Infantil e na escola que a criança vai ter contato com suas potencialidades. E também, obviamente, ali no contato contínuo com a família”.

Além disso, o brincar vem como uma ferramenta lúdica e de representação, onde a criança experimenta o mundo e sua realidade por meio de jogos e brincadeiras. E deve ser um dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI).

Dessa forma, a BNCC também coloca o brincar como um dos seis direitos básicos da criança dentro da Educação Infantil, junto com: conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Reforçando, assim, o brincar como direito da criança e dever das famílias e educadores(as).

Os 5 campos de experiência da criança

Ainda sobre os aspectos básicos que a criança necessita desenvolver, estão os campos de experiência, onde a criança adquire diversas habilidades tendo como ponto de partida um campo de vivência.

A BNCC elenca 5 campos de experiência, que citamos abaixo. E com eles, a criança desenvolve aspectos básicos do desenvolvimento, mas de forma organizada e direcionada. Embora sem uma cobrança de aprendizado formal, e sim com um teor lúdico e dinâmico.

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Benefícios da Educação Infantil no aprendizado

Com todos esses campos de experiência, a criança ganha inúmeros benefícios ao longo da sua jornada na Educação Infantil. Aqui, elencamos alguns de destaque:

  • Contato com a sociedade e seus pares (colegas da mesma idade);
  • Desenvolvimento de habilidades motoras essenciais;
  • Acompanhamento pedagógico direcionado e embasado por leis e diretrizes;
  • Identificação de dificuldades e atipias e melhor aprendizado a partir das particularidades de cada criança;
  • Preparo para o letramento e a alfabetização.

Os principais desafios da Educação Infantil

Sabemos que construir uma educação positiva e que oferece múltiplas possibilidades às crianças é uma tarefa e tanto. Portanto, quando se fala em desafios da Educação Infantil, é preciso antes levar em conta alguns fatores importantes.

Segundo Fernanda dos Santos, os desafios se apresentam de diferentes formas, de acordo com a faixa etária da criança. Do zero aos três anos, há o desenvolvimento das funções motoras, se reconhecendo no mundo, bem como a oralidade e as questões físicas.

Na medida em que a criança desenvolve tais habilidades, se abre um caminho para aprimorar o convívio social e a aproximação com as letras. Sendo assim, por meio de atividades que estimulam esse tipo de resposta, é possível fazer com que os(as) alunos(as) se desenvolvam de maneira plena em todos estes aspectos. Ademais, vale destacar que cada indivíduo tem seu tempo de desenvolvimento, em especial as crianças atípicas. Desse modo, para além de estabelecer metas, o principal desafio é “estimular as potencialidades de cada criança, conhecer cada aluno(a) que está na Educação Infantil na nossa turma, na nossa classe, e estimular para que ele(a), cada vez mais, avance, e vá realmente se desenvolvendo plenamente”, conclui a especialista.

Família e escola juntas na jornada de aprendizado da criança

Como já mencionado, a criança na fase da Educação Infantil necessita de cuidados básicos, já que está começando a desenvolver a sua autonomia. E, por isso, a relação família e escola é vital para que se tenha um acompanhamento de via dupla sobre o(a) estudante.

Sem contar, que, como salientou Fernanda dos Santos, “são olhares distintos, é um olhar da criança no núcleo familiar e é um olhar da criança dentro da escola”, e, por isso, o diálogo entre as partes qualifica a aprendizagem global da criança.

Como pais, mães e responsáveis podem contribuir na Educação Infantil?

Para que essa parceria entre famílias e escola possa ocorrer da melhor forma, a principal maneira de contribuição de pais, mães e responsáveis é o diálogo aberto e contínuo com o colégio. É importante que as coordenações e os(as) professores(as) possam ter um retorno sobre o desenvolvimento da criança em casa, e que as famílias saibam como seus(suas) filhos(as) estão na sua aprendizagem no ambiente de ensino.

“Hoje nós temos alguns mecanismos de compartilhamento de informações, como WhatsApp ou outros aplicativos de comunicação que a própria escola disponibiliza: documentação pedagógica que possa acompanhar este(a) estudante e que as famílias tenham acesso” ressalta Fernanda dos Santos.Também é importante que a família acompanhe a jornada da criança na escola, perguntando sobre seu dia a dia e auxiliando nas tarefas. Além disso, colher o feedback da escola, com o intuito de seguir contribuindo para que o aprendizado possa ser mais direcionado para a criança.

Dicas de atividades e experiências com crianças fora e dentro da sala de aula

Como as famílias podem contribuir para o progresso adequado de seus filhos e suas filhas durante o período da Educação Infantil? Fernanda dos Santos dá uma dica muito valiosa! 

As famílias podem oferecer atividades significativas para as crianças, construindo um repertório de experiências e servindo para aumentar a curiosidade sobre o mundo. Alguns exemplos são rodas de conversas, cantigas e contação de histórias.

Mas além destas atividades, muito comuns na Educação Infantil, é possível que as famílias aumentem esse repertório. Como? Peças de teatro e apresentações musicais, por exemplo, são formas de explorar as capacidades sensoriais.

Na lista a seguir, elencamos algumas atividades que podem ser oferecidas e que enriquecem ainda mais as experiências das crianças.

  • Experimentações sensoriais: oferecer à criança atividades que envolvam músicas, cantigas, filmes, peças de teatro e afins.
  • Representação do cotidiano: realizar tarefas que fazem parte do dia a dia, como regar plantas e fazer bolo.
  • Experimentações sociais: levar seu filho(a) para atividades com público, que envolvam interação, de preferência com outras crianças da mesma faixa etária.

Coleção Rios do Geekie One: um novo jeito de aprender Educação Infantil

A Geekie também está mergulhada no universo da Educação Infantil. Recentemente, lançamos a Coleção Rios do Geekie One para este segmento. O nome já diz tudo: assim como um rio, que está sempre em movimento, carregado de vida e de possibilidades, cada aluno(a) pode trilhar seu próprio caminho rumo ao conhecimento, com a nossa coleção.

A Coleção Rios tem uma proposta pedagógica inovadora para a Educação Infantil, que tem como objetivo valorizar a singularidade de cada criança e estimular a imaginação, a curiosidade e a aprendizagem significativa. Com um material didático adaptável e responsável, os(as) pequenos(as) são encorajados(as) a trilhar seu próprio caminho, respeitando seu ritmo e habilidades. Esta coleção tão preciosa representa uma oportunidade única de transformar a Educação Infantil e proporcionar experiências incríveis aos(às) nossos(as) pequenos(as). Vamos juntos navegar nesse rio? Acesse aqui nosso site, e fique de olho em nossas redes sociais para mais informações.

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