“Disrupção na educação deve aproximar a gestão escolar da realidade de estudantes”

Artigos
GEEKIE_GEDUC_2019-InfoGeekie

Em entrevista para o InfoGeekie, Sonia Simões Colombo, a Diretora geral da HUMUS, comenta sobre a importância da disrupção na educação e ressalta a parceria da Geekie no GEduc, que este ano acontecerá on-line entre os dias 27 e 31 de julho

O tema deste ano da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc) é “Disrupção na educação – Venha para o futuro” e para falar sobre as expectativas para o evento, o InfoGeekie entrevistou Sonia Simões Colombo, fundadora e diretora da Humus. Referência na área da gestão educacional, Sonia ressaltou que o principal objetivo do tema deste ano é aproximar gestores(as) da realidade de estudantes, para que o aprendizado seja prazeroso, único e personalizável. Para ela, o foco do encontro será para discutir novas metodologias e práticas para atingir essa qualidade de ensino para toda comunidade escolar. 

O Geduc 2020 contará com a presença da diretora pedagógica da Geekie, Camila Karino. Ela participará do XVIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional com o tema “Tudo e Todos em Transformação – novas formas de pensar, aprender e ensinar”, no dia 27 de julho, às 15h10. Gestores(as), diretores(as) escolares e leitores(as) do InfoGeekie, podem adquirir o ingresso para participar das discussões ao vivo com 10% de desconto usando o cupom “Geekie”, no site do evento: www.geduc2020.com.br.

Confira a entrevista com Sonia Simões Colombo:

InfoGeekie: Pode nos contar um pouco sobre você e sua trajetória na área da educação?

Sonia Simões Colombo: Comecei na educação como professora universitária, ministrando aulas para o curso de psicologia e administração de empresas. À época, trabalhava também na área de treinamento e desenvolvimento dentro das corporações. 

Hoje, trabalho na área educacional junto às escolas e universidades por meio da HUMUS. Como todo mundo sabe, quem entra na educação não sai mais. É muito gostoso estar o tempo inteiro aprendendo e trocando experiências. Estar entre os(as) educadores(as) e estudantes é muito apaixonante. É um mundo fantástico! 

InfoGeekie: Como surgiu o GEduc? Qual foi a sua inspiração?

Sonia: O GEduc faz parte de um grande sonho que tive 18 anos atrás. Eu trabalhava junto às escolas e universidades e percebia que faltava muita profissionalização nesse setor. Como eu tinha a experiência do mundo corporativo, acabava fazendo um paralelo entre o que acontecia em outros setores organizacionais com o que eu estava vendo em escolas e universidades. Diante disso, pensei: “Por que não trabalhar a gestão nessas instituições?”.

Dessa ideia surgiu o GEduc, com a proposta de trazer para os(as) diretores(as), mantenedores(as) e gestores(as) em geral, um olhar mais apurado para gestão, onde poderiam contribuir para melhorar a qualidade do ensino junto aos(as) estudantes. 

InfoGeekie: Para você, qual é a importância de criar e manter esse espaço de debates e fóruns sobre a educação brasileira?

Sonia: Criar um espaço para debater e discutir a educação brasileira é realmente a missão da Humus e de toda a equipe. Tenho certeza que os(as) gestores(as) aproveitam o conhecimento e inspirações que adquirem. Oferecer isso aos educadores brasileiros é algo que me deixa muito feliz, vejo a educação como uma fonte propulsora para a melhoria do país. 

InfoGeekie: Em 2019 a Humus promoveu a 17ª edição do GEduc e vocês sempre fazem uma pesquisa de opinião com todos(as) que participam do evento. Quais foram os feedbacks que os participantes deram em 2019 por meio da pesquisa?

Sonia: O Feedback do GEduc sempre é muito positivo, nossos clientes nos acompanham há muitos anos. O ponto principal é a preocupação quando nós elaboramos a programação do evento, gerando questionamentos como: “o que vai agregar valor para esses(as) mantenedores(as) ou diretores(as) de escolas?” ou “o que eles(as) vão conseguir aplicar em suas instituições de ensino?”.

O retorno desses feedbacks têm sido bastante positivo. Eles(as) contam que o GEduc gera um grande valor à rotina desses(as) gestores(as), quer seja inspirando, quer seja na otimização de novas práticas ou ainda despertando um pensamento mais estratégico. 

Durante o evento, nós temos a participação de empresas que estão expondo seus produtos e serviços. Portanto, servem também como ponto de referência para os(as) educadores(as) buscarem novos parceiros, como é o caso da Geekie. 

InfoGeekie: Em 2019 participamos do GEduc com um espaço físico durante os três dias do evento. Qual a importância da participação e da parceria com a Geekie no evento? 

Sonia: A Geekie é uma referência no Brasil quando se pensa em personalização do ensino e inovação. Estar com a Geekie no GEduc nos alegra bastante e é uma honra. Ano passado o CEO e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki, esteve conosco como palestrante em um debate excepcional sobre “A inteligência artificial e ​learning analytics como suporte para a excelência educacional”, foi super bem avaliada – com uma nota 9,33 de 10 – e agregou valor ao evento. Portanto, a Geekie, além de ser uma parceira no evento, é uma parceira forte em conteúdo para nós, que é sempre bem avaliada.

Assista à reprodução da palestra: “A inteligência artificial e ​learning analytics como suporte para a excelência educacional”, por Claudio Sassaki

InfoGeekie: Quais são as expectativas do evento para este ano?

Sonia: O GEduc 2020, em formato on-line, manterá a mesma qualidade do conteúdo, já consolidado em suas edições presenciais. O tema “Disrupção na Educação – Venha para o futuro” está perfeitamente alinhado ao momento que estamos vivendo, onde se torna necessário repensar os novos caminhos para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva. Os conferencista estão mantidos e temos as melhores expectativas para que esta versão on-line agregue valor aos(as) educadores(as) participantes.

Utilizaremos a plataforma Zoom, na função Webinar, para grandes grupos. Os congressistas poderão encaminhar as suas perguntas, durante cada palestra, com total participação nos debates. Temos certeza de que haverá um ótimo engajamento!

Leia também:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square