Surpreenda-se! Caminhos superpoderosos para despertar o prazer em aprender

Artigos

Como despertar nas crianças e nos(as) adolescentes o interesse e a alegria em estudar? Missão impossível? Veja aqui o que dois especialistas em comportamento falaram sobre esse assunto em um evento promovido pela Geekie para as famílias de estudantes de escolas parceiras.

Mães, pais e responsáveis querem que seus filhos e suas filhas se desenvolvam plenamente. Mas mais do que isso: as famílias também desejam que os(as) estudantes tenham interesse, prazer e alegria em estudar, valorizem cada vitória aprendida e saibam lidar com as frustrações em casa e na sala de aula. Tudo isso é muito desafiador. Como encontrar caminhos para chegar a esses bons resultados?

Para desvendar as respostas, neste mês, convidamos dois especialistas em comportamento para um bate-papo poderoso com as famílias de nossas escolas parceiras: Thais Basile, psicanalista, educadora parental e criadora do projeto Educação para a Paz, e Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e colunista da Revista Crescer, da Editora Globo. Clique abaixo para assistir à live. E veja também as dicas que cada um deles(as) elaborou para as famílias Geekies.

O aprendizado tem que ser afetivo e não à base de punições

A psicanalista Thaís Basile diz que, para que haja mais prazer em aprender, é importante que a educação seja baseada em empatia, afeto, vínculo e admiração. O que se aprende vem de inspirações positivas. “O professor ou a professora que marcou sua vida só criticava ou tinha afeto, reconhecia suas qualidades, validava sua existência e escutava sempre o que você tinha a dizer?”, reflete. Para ela, imposições, medo e punições são negativos e não ajudam as crianças e os(as) adolescentes a aprender.

O encorajamento tem uma prevenção contra o “não prazer” em aprender

Outra dica preciosa de Thaís é sempre passar segurança emocional aos(às) filhos(as) através do vínculo. É a partir daí que é possível semear a autoestima, reforçando a sensação de capacidade de cada criança. “Faça verbalizações reais das virtudes de seus filhos e suas filhas. Estimule o enfrentamento de desafios, reconheça as dificuldades, os esforços e as superações de cada um(a) em seus aprendizados”, aconselha a psicanalista. Para ela, o encorajamento previne o desprazer em aprender. E quando o bom resultado é alcançado, o(a) estudante experimenta o sucesso e se vê na experiência sentindo-se verdadeiramente capaz.

Clique aqui para ler mais dicas do Alexandre Coimbra Amaral e da Thaís Basile.

Dos filmes e desenhos para os livros: um caminho para criar o hábito de ler

Como incentivar seu filho ou sua filha ao hábito da leitura, com prazer? Alexandre Coimbra explica que as novas gerações estão cada vez mais consumindo produções audiovisuais. “Então, por que não estimulá-las a ler livros sobre seus filmes e/ou desenhos animados preferidos? Você estará treinando o hábito de ler, mesmo que o conteúdo não seja o mais rico”. Para ele, isso abre portas para que, depois, você e a escola ofereçam outros tipos de leitura, como as literaturas.

Como dosar o tempo de diversão no videogame e o tempo de estudar, sem perder o prazer em aprender?

Segundo Alexandre, o jogo cobra um funcionamento cerebral mais acelerado e, por isso, a criança ou o(a) adolescente acaba perdendo a paciência quando vai para outras atividades do cotidiano, que têm tempos e ritmos diferentes. Como lidar com isso?

“Uma boa estratégia é fazer acordos na família, combinando parâmetros. Eu tenho visto experiências muito bonitas em que as famílias desligam todos os aparelhos eletrônicos à noite e reservam um tempo para atividades offline, como as leituras”, exemplifica o especialista. E complementa: “Seria melhor ainda se várias famílias fizessem acordos coletivos. Quando isso fizer parte de uma cultura maior, será mais fácil a criança e o(a) adolescente acatarem tudo isso como uma regra”.

Quer saber mais? Então assista ao vídeo do Alexandre, gravado especialmente para as famílias Geekie, respondendo as principais dúvidas de pais, mães e responsáveis. Dá uma olhadinha aí embaixo.

Leia mais:

Conheça o Geekie One, a melhor plataforma de educação personalizada. Peça uma demonstração
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square