Para você, quem é o(a) maior responsável pela fidelização dos(as) estudantes e das famílias?

Artigos

O ano letivo iniciou e tudo começa pela grande reunião de planejamento anual, revisando toda a grade curricular, projetos, eventos etc. Será que este também é o momento ideal para conversar sobre retenção de matrícula?

Ano a ano, os times de gestão, marketing, comercial das escolas começam a olhar para esse tema em agosto, mas, se estamos falando de retenção = fidelização, não seria agora o momento ideal? Logo no início do ano, já que é neste encontro que os atores principais do relacionamento com os(as) alunos(as) e as famílias estão presentes!

Para você, quem é o(a) maior responsável pela fidelização dos(as) estudantes e das famílias?

Núcleo de Relacionamento (Marketing e Atendimento)? Professores(as)? Coordenação?

Ainda existe um grande equívoco de que a retenção dos(as) alunos(as) é feita pelo Núcleo de Relacionamento ou, até mesmo, por meio das campanhas de marketing e das reuniões das famílias com a coordenação. Sim, os(as) coordenadores(as) têm a sua parcela nesta atuação, porém, pode-se dizer que 60% depende do(a) professor(a), afinal, fidelizar está altamente ligado a relacionar-se. E, se estamos falando de conexões, afinidades e intimidade, tudo isso só é possível com um relacionamento diário.

“A sensação de afinidade entre o mensageiro e/o seu público-alvo pode duplicar a aceitação.”

Se tivéssemos que criar um gráfico dessa responsabilidade dividida por time, como seria? Pela minha experiência, diria que:

Abaixo, deixo alguns pontos, que valem ser refletidos nesta semana de planejamento.

O seu corpo docente está alinhado com a filosofia da escola e como ela quer ser reconhecida no mercado?

O objetivo da instituição precisa ser compartilhado com todos(as), com clareza e transparência. Quais são os atributos da marca, as características e os diferenciais estratégicos que devem ser ressaltados e difundidos na prática diária.

Sua escola já definiu o tom e a voz da marca?

É muito importante que todos(as) falem a mesma língua. Tenham posturas similares, que possam ser reconhecidas em todos(as). E, com o mesmo tom e voz que a escola se posiciona nas redes sociais, precisa estar em sintonia com a postura de todos(as) os(as) colaboradores(as).

Pense como “usuário(a)” e não como alguém de dentro.

Por mais que a preocupação com a família e os(as) alunos(as) faça parte da rotina da escola, em muitos momentos do dia a dia, esquecemos de avaliar o todo com um olhar de “usuário(a)”. É importante se distanciar da situação e analisar os diferentes pontos de vista, para conseguir enxergar os detalhes e as oportunidades de melhoria.

Qual o canal que a sua escola utiliza para falar com a família?

Ter uma comunicação eficaz com as famílias é de extrema importância, passando segurança e tranquilidade. Caso a sua escola não tenha adotado uma agenda eletrônica, esta é uma boa hora para iniciar o uso desse recurso. Afinal, você precisa ter uma ferramenta que traduza o jeito de ser da sua instituição e que converse com todos os públicos.

Nunca é cedo para planejar! Que, em 2023, a sua escola ultrapasse as expectativas na porcentagem de rematrículas! Afinal, trabalhar com educação é estar um ano à frente, sempre!

*Cris Oliveira é publicitária, especializada em marketing educacional, coordenadora de marketing no Weducation Grupo Educacional e Foreducation EdTech.

Leia também:

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square