Colegio Ranieri divulga websérie focada em educação para famílias de estudantes

Cases

O Colégio Ranieri, nosso parceiro, criou a websérie chamada RaniCast, educação em pauta, no ano passado, com o objetivo de falar sobre modernizar o jeito de pensar a educação para as famílias de estudantes. O décimo episódio, e primeiro deste ano, teve a presença da Geekie. Conheça mais sobre esse projeto aqui.

“Como contar para as famílias dos nossos(as) estudantes o que estamos fazendo e como estamos pensando em educação?”. Foi com essa pergunta que Janaína Rangel Jordão, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ranieri (em São Paulo – SP), teve a ideia de produzir uma websérie para as famílias de estudantes. O RaniCast, educação em pauta é um programa que aborda temas relevantes ligados à educação, com entrevistas de especialistas. O décimo episódio contou com Marcela Lorenzoni, líder pedagógica da Geekie. A iniciativa é uma boa prática de comunicação com famílias e que serve de exemplo para nossas escolas parceiras. Leia aqui a entrevista que fizemos com Janaína sobre esse projeto. E aproveite também para assistir ao episódio, que está incrível!

O que é programa RaniCast, educação em pauta?

O RaniCast é uma das iniciativas do Colégio Ranieri para abordar assuntos sensíveis sobre educação. O principal objetivo do programa é reforçar nosso propósito junto às famílias, como uma escola atuante em educação, que se antecipa às transformações e oferece um ensino moderno e adequado para atrair o interesse dos(as) estudantes e assim garantir o aprendizado e a formação de cidadãos(ãs) ativos(as) no mundo.

Como surgiu a ideia de criar a websérie?

A gente precisava contar às famílias o que estamos fazendo e como pensamos a educação. Os pais, as mães e os(as) responsáveis depositam confiança em nosso trabalho e avaliam a qualidade do nosso processo de ensino-aprendizagem através da percepção dos(as) filhos(as). Por isso, decidimos dar mais ferramentas para avaliarem, além dessa percepção.

Também identificamos alguns públicos importantes com quem devemos falar, além do(a) estudante e da família: os(as) professores(as) e nossos parceiros. Através do programa, conseguimos envolver todos os(as) personagens importantes.

No caso dos(as) docentes, valorizamos o conhecimento deles(as) convidando-os(as) a contar sobre metodologias e outras experiências em sala de aula. Também vimos oportunidade de aproximação com os parceiros educacionais. Quando trazemos profissionais com domínio nos temas, passamos confiança e segurança para quem está assistindo àquele conteúdo.

Onde o RaniCast é veiculado?

No Youtube e no Instagram, também disponibilizamos em formato de podcasts hospedado no Spotify. E temos a versão em texto em nosso blog.

O programa é para qual público?

É para todos os públicos: famílias, docentes, estudantes. Aproveitamos esse conteúdo também em nossas estratégias de inbound marketing. Há quase dois anos investimos na contratação de uma agência de marketing digital para nos ajudar a implementar uma plataforma de marketing integrada com o CRM. O objetivo é melhorar nosso atendimento, gerenciando mais de perto os leads, ou seja, as famílias interessadas em conhecer mais sobre nossa escola.

À medida que a gente produz conteúdo, inserimos na régua de relacionamento o envio desses vídeos, textos e até áudios para a base de leads quentes, ou seja, que estão inclinados a decidir por uma escola para os(as) filhos(as). Neste contexto, temos o melhor aproveitamento de todo o conteúdo também para atrair novas famílias.

Qual é o impacto do projeto na comunicação com as famílias?

Temos recebido bons feedbacks sobre o conteúdo do programa. Temos, em média, mais de 1800 visualizações só no Instagram, sem falar de comentários nas redes sociais. Mas ainda é cedo para falar de resultados qualitativos já que estamos ainda no décimo episódio.

Quais foram os principais temas?

Até o momento tivemos 10 episódios. Abordamos temas diversos, como desfralde na Educação Infantil, benefícios do bilinguismo, formatos de avaliação entre outros.

Como surgiu a ideia de convidar a Marcela Lorenzoni, nossa líder pedagógica?

Convidamos a Marcela para participar do programa para falar sobre o pensamento moderno ligado à educação e também sobre o Geekie One, plataforma que já usamos há muitos anos em nossa escola. 

Acreditamos na necessidade de ter recursos tecnológicos que incrementem as aulas para atrair muito mais o interesse dos(as) estudantes. Sabemos que os interesses de dez anos atrás não são mais os mesmos interesses de hoje. Mas quem é da área educacional enxerga isso naturalmente. Agora, os pais, as mães e os responsáveis ainda não enxergam essas mudanças. Por isso, a gente precisa contar pra eles e elas.

Quais pontos da entrevista com a Marcela você destaca?

A Marcela citou em sua entrevista a necessidade das famílias enxergarem a nova escola – a escola de hoje -, deixando para trás a referência da escola de 15 anos atrás. É muito interessante quando notamos a velocidade com que os(as) estudantes aprendem com a tecnologia, usando a seu favor recursos que deixam o ensino mais atraente.

No bate-papo ficou claro que precisamos desconstruir a ideia de avaliar somente por nota. Precisamos avaliar por nota, claro, mas também pela capacidade de desenvolver habilidades que farão toda a diferença num futuro próximo, como as capacidades de comunicação, liderança, autonomia, autogestão, trabalho em equipe, tomada de decisões e outras tantas habilidades. Estamos atentos(as) às transformações do mundo para, justamente, preparar nossos(as) alunos(as) para esse cenário incerto, que muda o tempo todo e exige de nós a capacidade de adaptabilidade.

Quer saber mais? Assista ao décimo episódio do Ranicast aqui!

Leia também:

Baixe um e-book gratuito sobre o Novo Ensino Médio e entenda todas as mudanças do segmento que devem estar prontas em 2022
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square