Notícias são usadas em sala de aula há muito tempo. Quem não lembra de usar jornais e revistas impressas para ler atualidades nas aulas de ciências, por exemplo? Com a internet as possibilidades são ampliadas e o acesso à informação democratizado. Confira cinco sites que podem ser fontes valiosas de notícias e inspirações para atividades em sala de aula
Com a internet, temos uma enorme quantidade de sites ao nosso alcance sobre praticamente qualquer conteúdo. Porém, nunca debatemos tanto a veracidade e a confiabilidade das informações encontradas na internet como fizemos nos últimos anos. Em tempos que discutimos fake news na escola e ressaltamos a importância de disseminar conteúdos com fontes confiáveis, é importante saber onde podemos encontrar informações seguras.
Neste artigo, separei cinco sites de divulgação científica que, além de serem sérios e responsáveis em relação ao conteúdo divulgado, abrangem diversas áreas do conhecimento e podem ser explorados em sala de aula como complemento aos materiais didáticos.
Ciência hoje
O Instituto Ciência Hoje (http://cienciahoje.org.br/) mantém duas publicações digitais de divulgação científica: a revista Ciência Hoje e a Ciência Hoje das Crianças, voltada para o público infantil. A revista digital conta com artigos exclusivos para assinantes e também artigos abertos para o público geral e os assuntos passam desde estudos em ciências humanas e sociais até as ciências da natureza e suas tecnologias. Os artigos, por se tratar de divulgação científica, têm linguagem fácil e assimilações lúdicas, como este que explica como o Pikachu, um famoso pokémon, seria na vida real.
Revista Fapesp
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) é uma das instituições que mais apoiam a produção científica no país, e sua revista (disponível nas versões digital e impressa) divulga estudos científicos de diversas áreas (https://revistapesquisa.fapesp.br/). Além dos artigos, no site da Revista Fapesp é possível encontrar outros materiais que também podem ser usados em sala de aula, como podcasts e galerias de imagens. Por estar ligada diretamente à produção científica, a revista divulga estudos que muitas vezes são ligados com temas atuais, como o que foi feito sobre as mortes relacionadas ao uso de cigarro eletrônico. Temas como esse estão presentes na realidade de muitos jovens e, por isso, podem ser usados em sala de aula como parte de um trabalho de conscientização.
Space today
Criado pelo geofísico Sérgio Sacani, o Space Today (http://spacetoday.com.br/) é um portal de divulgação de estudos nas áreas de astronomia, arqueologia, ciências naturais e geologia. Além dos artigos, o portal também dá acesso livre ao Space today TV, canal do Youtube com diversos vídeos que comentam estudos e descobertas das mesmas áreas em vídeos que também podem ser baixados como podcasts. Entre os vídeos disponíveis, existem vídeos curiosos que podem ser usados nas aulas de astronomia dos anos finais do Ensino Fundamental, como as transmissões ao vivo de eclipses e até mesmo de uma filmagem em tempo real da Terra feita por câmeras instaladas na Estação Espacial da Nasa.
Scientific American
A Scientific American (http://sciam.uol.com.br/) é uma revista de divulgação científica que nasceu nos Estados unidos e hoje é um dos maiores veículos da área. A sua versão brasileira conta com artigos sobre estudos de diversas áreas da ciência, desde estudos sobre saúde, física e biologia, até sobre ciências humanas e civilizações antigas, como este estudo sobre as estátuas da Ilha de Páscoa.
BBC – Ciência
A BBC é um dos maiores veículos de mídia do mundo e, além de divulgar notícias, também faz divulgação científica com o mesmo comprometimento com os fatos que a fez ficar famosa. O setor de ciência do portal da BBC Brasil têm artigos que abordam temas técnicos com linguagem acessível, muitas vezes despertando a curiosidade do leitor, como no artigo que fala sobre os motivos de sentirmos mais vontade de fazer xixi no frio. A linguagem que desperta a curiosidade é uma ferramenta interessante para a sala de aula por prender a atenção dos alunos e auxiliar na contextualização de um conceito que pode ser trabalhado a partir do artigo – neste caso, por exemplo, o funcionamento do sistema urinário.
Usar artigos de divulgação científica em sala de aula é um meio interessante de mostrar aos estudantes o conhecimento de forma aplicada. Selecionar fontes confiáveis para esse trabalho é fundamental para garantir a veracidade das informações que serão trabalhadas.
* Carolina Brandão é bacharel em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia Marinha pela Unesp e pós-graduada em Manejo e Conservação de Fauna Silvestre pela Universidade de Santo Amaro. Trabalha como redatora, editora e revisora técnica de materiais didáticos desde 2010 atuando na área de Ciências da Natureza. Em 2014 ingressou na Universidade de São Paulo no curso de licenciatura em Ciências. Trabalhou na Geekie em 2017 e hoje é colaboradora do InfoGeekie como colunista.
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