O tema da redação do Enem 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. O assunto tem tudo a ver com a disciplina eletiva SMART, oferecida pelo Geekie One como um componente dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Ao longo do curso da disciplina, os alunos e as alunas têm a oportunidade de aprender a lidar com situações socioemocionais em contextos complexos e voláteis.
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estimulou alunas e alunos a refletirem criticamente sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. No Enem, os(as) candidatos(as) tiveram que propor caminhos para superar essa visão equivocada sobre as doenças mentais, de forma coerente e sem desrespeitar os direitos humanos.
Este é um tema presente na disciplina eletiva SMART, do Novo Ensino Médio do Geekie One – que trabalha aspectos socioemocionais. Aqui nós contamos mais sobre essa proposta da Geekie de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais em estudantes.
Confira também outros artigos da Série Enem clicando na imagem abaixo:
A questão da saúde mental na redação do Enem
O tema da redação do Enem 2020, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, trouxe como desafio para os(as) estudantes a reflexão sobre a maneira como a sociedade enxerga e encara as doenças mentais. Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, agorafobia são exemplos de males que têm acometido pessoas no mundo todo, e não é preciso enxergar esses problemas de forma a considerar incapaz ou melindrosa a pessoa que foi acometida por eles.
Ao longo de 2020, a temática se tornou ainda mais relevante, especialmente por conta dos impactos que os eventos adversos tiveram na saúde mental dos indivíduos. Embora a questão vá além do período de isolamento social ocasionado pela Covid-19, a reflexão deste tempo, no qual estudantes continuaram sua preparação para o exame de forma remota, era uma possibilidade de abordagem e consequente proposta de intervenção. Nesse sentido, o(a) estudante precisava ficar atento para não se resumir ao período citado, sob risco de tangenciar o tema. Isso não diminui, contudo, a importância da temática no contexto contemporâneo.
Segundo o gerente editorial da Geekie, Érick Nascimento, a redação do Enem foi pertinente ao momento:
“As comunidades escolares observaram um impacto muito marcante durante 2020 nas questões socioemocionais de todos seus atores e atrizes. Muitos estudantes e suas famílias tiveram que lidar com a perda do emprego e de entes queridos, a adaptação a um novo contexto de aprendizagem e, principalmente, a incerteza quanto ao que estava acontecendo no cenário nacional e global. Desta forma, refletir sobre a inteligência emocional, os preconceitos aos quais as doenças mentais ainda são relacionados e saber propor uma forma de intervenção para este cenário eram questões que demandavam não apenas conhecer quais são essas doenças, mas também se autoconhecer, ter empatia e saber olhar para o próximo, em resumo, ter habilidades e competências socioemocionais”, comenta o gerente que também é mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará .
SMART: Preparando estudantes para o mundo
A SMART é uma das disciplinas eletivas oferecidas pelo Geekie One para alunos e alunas do Novo Ensino Médio. SMART é um acrônimo para Socioemocional, Mediação, Autonomia, Resiliência e Transformação. A disciplina foi construída a partir da percepção de que estamos educando estudantes para empregos que possivelmente ainda não existem e para desafios complexos que ainda não podemos prever. Um grande exemplo de desafio é a pandemia pelo Coronavírus.
Aprendendo a gerenciar as emoções
Nessa disciplina, os(as) estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o exercício do autoconhecimento, da mentalidade de crescimento e do gerenciamento das próprias emoções em tempos de Covid-19 e para além deste cenário. “Nós temos evidências de que a pandemia está impactando nossas emoções. Psiquiatras alertam para um tsunami de problemas de saúde mental em meio à pandemia, afetando principalmente adolescentes. Eu acho que os(as) estudantes precisam de mais acolhimento”, ressalta Carolina Brant, designer pedagógica da Geekie. Ela está à frente da constituição e implementação das disciplinas eletivas alinhadas aos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, incluindo a SMART.
Segundo a educadora, compreender e gerenciar as próprias emoções é um passo bastante importante para manter a estabilidade emocional, superar desafios e construir um caminho com resiliência e saúde física e mental. O Ensino Médio é uma fase de pressão, de escolhas e de desafios, e o propósito da SMART é apoiar estudantes neste momento. Eles e elas fazem práticas de reconhecimento das emoções para identificar e discutir como pressões, testes, avaliações e desafios podem ser melhor superados.
Foco em inteligência emocional
No contexto da pandemia, Carolina destaca também o desenvolvimento e o exercício da inteligência emocional, que é abordada na SMART. “A inteligência emocional é uma habilidade para reconhecer as emoções em si mesmo e nos demais, diferenciar entre elas e usar essa informação para gerenciar bem ações e pensamentos. É aprender a gerenciar expectativas, ansiedades, frustrações e saber quais ações tomar diante disso. E também entender isso no(a) outro(a). As emoções impactam diretamente no desempenho acadêmico e profissional”, explica.
Autonomia para escolher o futuro
Outro aspecto abordado pela SMART é o desenvolvimento da autonomia para fazer escolhas diante das diversas e incertas situações ao longo da trajetória do(a) adolescente para, ao fim, se ver como parte de um processo de transformação não apenas interno, individual, mas também externo, em relação à comunidade e ao mundo.
Colocando em prática o aprendizado
Para abordar essas competências e habilidades socioemocionais, a cada capítulo da SMART, o Geekie One propõe um desafio relacionado a situações e vivências do dia a dia dos(as) próprios(as) estudantes. Assim, a construção de soluções e o desenvolvimento de habilidades acontece de forma prática e autônoma, sendo conduzidas pelo ritmo e pelas necessidades da turma ou individuais, bem como alinhadas a seus planos e propósitos, o que torna a jornada mais motivadora.
As competências da BNCC do Ensino Médio
A SMART foi elaborada para atender os eixos estruturantes Empreendedorismo, Processos criativos e Mediação e Intervenção Sociocultural do Novo Ensino Médio. E tem como pressuposto básico o estímulo ao desenvolvimento das seguintes competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
- Conhecimento;
- Projeto de Vida;
- Gestão das emoções;
- Resolução de problemas;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Autonomia;
- Repertório cultural;
- Comunicação;
- Resiliência;
- Argumentação;
- Empatia e cooperação;
- Autoconhecimento e autocuidado;
- Responsabilidade e cidadania.
Que tal incluir a disciplina eletiva SMART no currículo de sua escola? Será uma preciosa oportunidade para que alunos e alunas possam potencializar suas formas de aprender, tomar decisões com responsabilidade, reconhecendo seu papel no mundo e, a partir disso, abrir novas chances de transformação da própria realidade.
Geekie sempre antenada com os temas do Enem
Não é a primeira vez que a Geekie está sintonizada com os temas abordados nas redações do Enem. O Geekie Teste do Geekie One – avaliação externa e simulado do Enem para estudantes da 3ª série do Ensino Médio – cobriu 97% dos assuntos de Ciências da Natureza e Matemática e 92% nas áreas de Linguagens e Humanas nos quatro simulados aplicados em 2019.
Em 2018, não foi muito diferente: o Geekie Teste cobriu cerca de 90% do conteúdo das provas do Enem. Além disso, o tema da redação trouxe exatamente o mesmo texto-base trabalhado em atividade na disciplina exclusiva do Geekie One: Educação Digital, que é pioneira em levar para as salas de aula brasileiras a discussão sobre nossa relação com o mundo digital. Conheça mais sobre o Geekie Teste aqui!
Leia também: