Geekie Teste cobre 100% dos assuntos de Matemática e suas Tecnologias no Enem 2023

Artigos

Pelo terceiro ano consecutivo, o Geekie Teste teve 100% de aderência aos assuntos que caíram na prova de Matemática e suas Tecnologias

Pela terceira vez consecutiva, o Geekie Teste, solução de avaliação externa da Geekie, cobriu 100% dos assuntos de Matemática e suas Tecnologias que apareceram no Enem. Para a preparação para o Enem 2023, de acordo com levantamento do Time de Avaliações da Geekie, durante todo o ano, os estudantes das escolas parceiras tiveram a oportunidade de participar de quatro aplicações do Geekie Teste e de quatro simulados Enem. 

Neste ano, a prova de Matemática do Enem 2023 foi aplicada no dia 12 de novembro e apresentou temas bastante diversos, atuais e interessantes para os(as) estudantes. O exame exigiu diversos conhecimentos sobre o conteúdo apresentado, além de requerer muita atenção às informações disponíveis nos textos que compõem as perguntas. De acordo com a equipe de Avaliações, para responder às questões, foi necessário empregar raciocínio lógico, ter capacidade interpretativa e saber analisar informações e dados expressos em gráficos e tabelas.

Análise da prova: conjuntos numéricos, medidas de tendência central, probabilidade, funções e outros assuntos de maior recorrência no Enem 2023

O contexto escolar e universitário esteve presente nesta edição do Enem 2023 com duas questões de probabilidade: uma para calcular as chances de um determinado grupo de estudantes conseguir vaga em um alojamento universitário, e outra sobre as chances de ingresso em uma instituição pública por meio de sorteio. Ainda nesse contexto, outro assunto abordado foi o cálculo de porcentagem para determinar o desconto a aplicar na compra de folhas para estudantes de uma escola. Em outra questão, um professor analisou um gráfico estatístico de pontos para encontrar, em uma amostra, estudantes que estavam acima de determinada altura e abaixo de determinada massa corporal. 

Uma das temáticas mais utilizadas no Enem 2023 foi a da saúde, especialmente a prática de esportes, abordada por meio do cálculo da quantidade de carboidratos ideal a ingerir antes da prática de uma caminhada, da análise da quantidade de calorias perdidas em atividades físicas diversas e do cálculo da unidade de medida que visa melhorar a performance de um maratonista.

Questões com o contexto empresarial e do mercado de trabalho também estiveram presentes em grande quantidade na prova com os mais variados assuntos de matemática: cálculo de média salarial, cálculo da probabilidade de um cliente ganhar um voucher de desconto em compras, projeção de vendas ao longo de certo período de tempo, medidas de tendência central analisadas por meio da quantidade de viagens feitas pelos motoristas cadastrados em uma empresa de transporte, o financiamento do valor de um produto pelo cálculo dos juros aplicados, vendas analisadas a partir de uma função do 2º grau e a rota feita pelo deslocamento de uma patrulha em uma empresa de segurança vista bidimensionalmente. Além disso, foi levantado um ponto social muito relevante atualmente, relacionado ao trato das empresas com seus funcionários, por meio de uma questão de porcentagem que falava da criação de salas em uma creche que recebe os filhos dos funcionários de uma fábrica.

Aspectos de agricultura e pesca também foram citados em questões diversas. Uma dessas questões pediu a determinação dos meses em que a média de chuvas era favorável ao cultivo de determinado tipo de semente; outra utilizou a progressão geométrica para determinar em quantos dias poderia ser aplicado um método de proteção para uma lavoura; uma terceira demandava o cálculo de quantos ajudantes um pescador poderia utilizar para atingir seu lucro desejado com a venda de peixes.

Os meios de transporte também não ficaram de fora: uma questão falava sobre a escala em relação à altitude de uma aeronave acompanhada pelo controlador de voo. Outra abordou uma situação-problema sobre tíquetes do metrô cuja resolução se dava a partir da resolução de sistemas de equações do 1º grau.

Como outras temáticas, o Enem 2023 trouxe questões bem atuais, que abordaram temas como criptomoedas, aplicativos de investimentos, jogos digitais e robótica. Essas questões traziam resoluções pautadas no princípio fundamental da contagem, na análise de pontos e gráficos em um plano cartesiano e, também, na análise de um ângulo inscrito em uma circunferência.

A geometria esteve presente em questões como a de um mastro que deveria ser preso por cabos de aço, por segurança, devido à ação do vento, que podia ser resolvida a partir das relações trigonométricas em um triângulo retângulo. Outro exercício, sobre pizza, abordava uma demonstração não tão convencional do teorema de Pitágoras.

De acordo com o Time de Avaliações, todos os anos, como de costume, há questões sobre áreas, perímetros e volumes. No Enem 2023, não foi diferente. A prova apresentou cinco questões desses assuntos, com destaque para o cálculo do volume de dois corpos redondos, cilindro e cone, como na questão que trazia a arte em seu contexto e pedia o cálculo do volume de uma escultura criada por uma artista plástica. Enquanto isso, outra questão abordava a vazão de uma cisterna cilíndrica e uma terceira falava do reservatório de água de um vilarejo. Áreas de quadriláteros tais como retângulos e quadrados também caíram na prova em questões sobre o cálculo da área de uma pequena escada a ser revestida com cerâmica e sobre a construção de uma calçada ao redor da piscina de um clube.

Presentes em quase todas as edições anteriores do exame, as medidas de tendência central (moda, média e mediana) marcaram presença em questões que as cobravam tanto de forma específica, demandando, por exemplo, o cálculo direto da média de um conjunto de dados, como mesclando conhecimentos das três medidas juntas, comparando-as.

Operações básicas, raciocínio lógico, sequências e progressões também apareceram de diversas formas. Destaca-se uma questão que apresentava uma curiosidade sobre a medida do tempo segundo o calendário maia; foram utilizadas equivalências entre duas contagens simultâneas de anos para resolver o problema. Duas questões traziam, respectivamente, formas geométricas atreladas às sequências e raciocínio lógico, uma com um triângulo mágico e outra com uma sequência de números figurados pentagonais. Na primeira, era necessário identificar os valores que ficariam nos vértices do triângulo utilizando noções de progressão aritmética, para, em seguida, determinar os demais valores que completariam os lados do triângulo. Já na segunda, sobre os números figurados pentagonais, era preciso estabelecer uma sequência entre a quantidade de pontos que formam as figuras e os valores que são adicionados a cada etapa. Além desses exercícios, havia outro sobre a intensidade luminosa que chega até determinada profundidade; este era resolvido por meio do uso de progressão geométrica.

Os assuntos que caíram na prova de 2023 transitaram entre todas as grandes áreas da matemática: números, grandezas e medidas, álgebra, geometria e probabilidade e estatística. De modo geral, houve predomínio de questões de dificuldade média. Em resumo, pode-se dizer que a prova estava bem atrativa aos(às) estudantes, com uma escrita leve, que instigava e desafiava, e com temáticas bem interessantes para o presente e o futuro, trazendo diversos exemplos de como a Matemática pode ser aplicada no cotidiano.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square