Geekie Teste cobre 100% dos assuntos de Matemática e 91% de Ciências da Natureza no Enem

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Equipe de Avaliações da Geekie, que atua na formatação e aplicação do Geekie Teste, também analisou os assuntos que mais apareceram no segundo dia de aplicação do Enem 2022

No segundo dia de prova, aplicado no dia 20 de novembro, em Matemática, a aderência do Geekie Teste foi de 100%, ou seja, os simulados cobriram todos os assuntos que apareceram no Enem. Em Ciências da Natureza, o percentual foi de 91,1%.

Alunos e alunas de escolas parceiras Geekie One saíram na frente no Enem 2022. Mais uma vez, os assuntos cobrados nos dois dias de prova estavam presentes nos Simulados Geekie Teste realizados durante o ano e também nos conteúdos didáticos. 

Confira a análise da prova realizada pelo time de Avaliações da Geekie.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 91,1% de aderência

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 apresentou como temas de destaque a prática de esportes, buraco negro, células solares e a COVID-19.  

O tema ambiental, tradicional no Enem, continuou recorrente na prova deste ano nos três componentes de Ciências da Natureza, envolvendo remediação ambiental, irradiação e consumo de energia, mas a quantidade de questões dessa temática foi menor em comparação à edição anterior. 

Biologia – com relação ao componente curricular de Biologia, neste ano, assuntos relacionados à saúde humana foram bem frequentes. A prova apresentou questões sobre doenças como dengue, filariose e leishmaniose. Para as três doenças, era necessário saber as medidas profiláticas, as causas e as transmissões. 

A COVID-19 também foi abordada, algo que não esteve presente na edição anterior. Outra questão bem interessante foi sobre uma inovação científica no combate ao câncer com o uso do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Esse contexto exigia do(a) estudante compreensão sobre imunologia e também sobre o comportamento do protista.

Quanto aos hormônios, o exame apresentou duas questões. Uma delas teve uma abordagem sobre doping sanguíneo, em que o aumento da taxa de transporte de oxigênio deveria ser relacionado com a eritropoietina. Na outra, foi descrita a alteração na produção de hormônios sexuais pelos sapos machos.

Ainda com relação aos anfíbios, houve uma questão relacionada à teoria de seleção natural de Darwin, na qual os padrões de reprodução deveriam ser analisados para evidenciar corretamente as afirmações trazidas pelas alternativas.

Em citologia, a prova cobrou assuntos mais diretos, como metabolismo energético, transporte passivo, distinções de células procarióticas e eucarióticas e organelas citoplasmáticas.

Assim como nos anos anteriores, o exame apresentou questões de ecologia abordando a extinção das espécies e as relações ecológicas.

Em genética, a prova manteve o padrão das aplicações anteriores, exigindo uma boa interpretação das problemáticas apresentadas pelas questões, desta vez com conteúdos como herança ligada ao sexo e terapia gênica.

Química – quanto ao componente curricular de Química, as questões exigiram do(a) estudante a análise de informações em tabelas, esquemas reacionais e textos, através de temas que versaram sobre remediação ambiental, decaimento radioativo, ação de microrganismos e uso do ozônio no processo de sanitização. Foi uma prova que demandou muito mais a aplicação de conceitos teóricos do que a realização de cálculos. 

Em Química Orgânica, foram exigidos: o cálculo da variação do número de oxidação de compostos orgânicos em processo de remediação ambiental; a identificação da característica comum às moléculas classificadas como aromáticas; e propriedades de grupos funcionais relacionados com o conceito de equilíbrio químico (pKa e pH). 

As reações ácido-base foram utilizadas para prever a formação de produtos nocivos e na avaliação da qualidade de vinhos, através da titulação, para calcular a concentração de ácido tartárico. 

A separação de misturas também foi cobrada, demandando a identificação das etapas do processo de tratamento da água, assim como a compreensão dos procedimentos de separação para propor métodos alternativos para isolar os isótopos de urânio.

A Eletroquímica esteve presente nesta edição, assim como no ano passado, e foi abordada através da higienização de materiais utilizando ozônio, um forte agente oxidante, para evitar a contaminação viral do coronavírus.

Outros assuntos versados foram a cinética química, por meio da  interpretação de esquemas reacionais para a produção de etanol de segunda geração, e o decaimento radioativo do iodo presente nos acidentes de Fukushima e Chernobyl.

Ainda com relação a esse componente, diferentemente da prova de Química dos anos anteriores, os assuntos sobre termoquímica e isomeria não estiveram presentes.

Física – com respeito ao componente curricular de Física, houve o predomínio de questões que necessitavam da aplicação dos conceitos da física através de cálculos. Os principais temas foram mecânica e eletrodinâmica e, com menor frequência, termologia e ondulatória. Diferente das outras versões do exame, a parte de óptica não foi abordada nesta edição.
Os conteúdos relacionados à mecânica contaram com a contextualização da física em: testes de materiais utilizando a tribologia, em que foi necessária a aplicação do esquema de diagrama de forças; lançamento horizontal e vertical do jato de água; e aplicação da velocidade escalar média para descobrir a distância entre um barco e uma geleira — para isso, também era necessário relacionar informações disponibilizadas em um gráfico. 

Em relação à conservação da energia mecânica, destaca-se uma questão que apresentou como contexto a barreira de pneus existente em autódromos, que demandou o cálculo da energia mecânica dissipada. Em outra situação, a conservação da energia mecânica foi utilizada juntamente com as Leis de Newton para a determinação de ruptura da corda que sustentava um balanço. 

A parte de gravitação trouxe um tema interessante ao apresentar uma suposição da substituição do Sol, no Sistema Solar, por um buraco negro, demandando que o(a) estudante reconhecesse a relação entre os termos da Lei da Gravitação Universal. 

Os conteúdos sobre eletricidade demandaram a relação de informações presentes em tabelas e textos. As situações abordadas foram os parques de energia solar, exigindo a associação entre a irradiância solar e a potência elétrica. Em outro contexto, foi necessária a relação entre a potência e a equação fundamental da calorimetria na escolha de um disjuntor. Em uma das questões, a definição da lei da potência foi aplicada juntamente com a Lei de Pouillet para resolver circuitos elétricos constituídos por pilhas (invertidas).

A interpretação de imagens e a aplicação de regras para determinação de vetores foram necessárias para identificar as posições assumidas pelos ponteiros de uma bússola, abarcando o conteúdo de eletromagnetismo.

Em relação à termologia, as questões exigiram a necessidade de interpretação de tabelas e abarcaram temas sobre irradiância solar, posicionamento de placas solares (de acordo com a posição da Terra) e a razão entre as variações de temperatura, de áreas concretadas e alagadas.

A construção de lâmpadas com garrafa PET e água e a análise da presença de bastonetes na visão de um determinado animal foram utilizados como assuntos na abordagem da temática de ondulatória.

A área de Ciências da Natureza como um todo seguiu as tendências comuns do Enem em relação aos assuntos esperados. No entanto, apesar de a prova ser mais trabalhosa, as questões tiveram contextualizações que deixaram o exame ainda mais atrativo.

Grandezas diretamente proporcionais, medidas de tendência central e funções foram alguns temas que apareceram na prova de Matemática

A prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2022 abordou conteúdos de forma acumulativa, abarcando toda a educação básica e trazendo diferentes contextos relacionados a esses temas. Além disso, contemplou diversas habilidades flutuando entre todas as competências norteadoras da matriz de avaliação.

As questões de matemática exigiram dos(as) estudantes conhecimento do conteúdo, além de capacidade interpretativa e leitura atenta às informações e considerações presentes nos textos-base. A prova também requereu grande capacidade de raciocínio lógico, leitura de dados dispostos em tabelas e gráficos e visualização de objetos bidimensionais e tridimensionais. Por fim, muitas questões demandaram conhecimento de diferentes assuntos para sua resolução, exigindo dos(as) estudantes a aptidão para identificar e aplicá-lo.

Entre os contextos trazidos nas questões, foi bem frequente a matemática aplicada aos esportes e às atividades físicas. Além destes, surgiram situações do cotidiano, de locais de lazer e de diversas problematizações do mundo do trabalho, como engenharia, comércio, marketing, tecnologias, redes sociais. Também foram abordadas curiosidades como o dígito verificador de uma agência bancária e as normas técnicas para posicionamento de poltronas no cinema.

Como destaque, o tema de Funções foi bastante abordado e bem apresentado com aplicações cotidianas, como em uma questão na qual a trajetória do saque em uma partida de vôlei é descrita por uma parábola. Outra questão interessante uniu o contexto de sol da manhã e sol da tarde como fator para a escolha de um apartamento por meio da Análise Combinatória.

As medidas de tendência central, em especial média aritmética e mediana, utilizando a leitura e interpretação de gráficos e tabelas para a sua resolução, também marcaram presença no exame.

As questões trouxeram vários contextos relacionados às Ciências da Natureza. Alguns exemplos são a questão a respeito da Lei de Stefan–Boltzmann e a que traz a abordagem da astronomia em termos da duração de um dia e um ano de determinado planeta em relação ao tempo terrestre, ambas envolvendo proporcionalidade. Também pode-se citar a questão do robô que se desloca com um ímã para que sua trajetória possa ser descrita a partir da visão de sua projeção ortogonal. 

Além dessas, houve questões que conversavam com as Ciências Humanas, como o uso da porcentagem na determinação de taxas de emprego, a projeção ortogonal nas trajetórias na superfície terrestre (por meio de meridianos e Linha do Equador), o cálculo da taxa de esperança de vida ao nascer utilizando média aritmética e a distância entre pontos em obras de infraestrutura como a interligação de rodovias.

Mantendo a tendência das provas dos anos anteriores, também caíram questões para determinar área e volume de diversas figuras geométricas, demandando o conhecimento de fórmulas ou técnicas para o cálculo. Como destaque, ressaltam-se três corpos redondos: cilindro, cone e esfera. Também foram exigidas habilidades para observar e interpretar características de poliedros, como as planificações, algo que é recorrente no Enem. Além disso, a grande capacidade de abstração foi necessária em questões como uma em que é necessário identificar uma figura gerada a partir de cortes e dobraduras na folha de papel.

Os assuntos cobrados na prova de Matemática abrangeram os ramos da disciplina estudados no ensino escolar, como Probabilidade e Estatística, Grandezas e Medidas, Geometria, Aritmética e Álgebra. As questões trouxeram diversos contextos que fazem a prova ser mais atrativa e interessante para quem está realizando-a, mostrando as aplicações da Matemática no cotidiano das pessoas, nos trabalhos de diversas profissões e como ferramenta importante para tomada de decisões assertivas.

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