De acordo com a BNCC, a Educação Infantil deve garantir às crianças o acesso à cultura escrita e leitora, para que elas percebam os usos e funções sociais da leitura e da escrita e desejem fazer parte dessa cultura. Para alcançar esse objetivo, um caminho é alfabetizar brincando e pautado nas nas interações entre os(as) estudantes.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), os eixos estruturantes das práticas pedagógicas nessa etapa de ensino são as interações e as brincadeiras, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Conheça aqui algumas dicas de como alfabetizar brincando.
Ao lado de conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se, brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. Nesse contexto, e considerando o que a BNCC propõe para a Educação Infantil, o trabalho relativo à alfabetização incide sobre o letramento, que se refere à capacidade de compreender, interpretar e fazer uso da língua nas práticas sociais.
Práticas de leitura e rodas de conversa para o entendimento da função da escrita na sociedade
“Na Educação Infantil, as crianças devem ser inseridas e participar de práticas de leitura e de escrita que levem ao conhecimento do que é a escrita, para que ela serve, quem a emprega, quando e porquê. É fundamental que elas participem de práticas de leitura de gêneros variados e de rodas de conversa para falar sobre o que leram ou escutaram e que possam se expressar a partir disso”, afirma Cristiane Mori, mestre em Linguística, docente do Instituto Singularidades, em São Paulo (SP), e uma das redatoras do componente de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Também é importante que elas possam explorar o sistema de escrita assim como fazem com todos os outros conhecimentos à sua volta. “Da mesma forma que elas observam uma árvore, um animal, o céu, um bolo sendo feito, elas também observam as letras e os números e como eles se organizam.”
Especialmente para crianças de 4 e 5 anos, a especialista cita atividades em que elas podem identificar letras iguais e diferentes, escrever o seu nome e o dos colegas e tentar ler a rotina na lousa e os cartazes da sala de aula.

Alfabetizar brincando: caminhos possíveis
Ela também aponta que as brincadeiras que envolvem os gêneros da tradição oral – parlendas, trava-línguas, cantigas, adivinhas, quadrinhas – são aliadas da alfabetização, na medida em que as crianças memorizam esses textos enquanto brincam e, depois, uma série de atividades podem ser feitas para que compreendam o princípio alfabético. Por exemplo, ordenar os versos de uma parlenda ou cantiga e completar os espaços de um texto lacunado.
Existe ainda a possibilidade de construir jogos de alfabetização que favorecem o desenvolvimento de habilidades essenciais a esse processo — jogos que exigem a contagem das partes (sílabas) das palavras para descobrir a palavra maior e jogos que mobilizem a identificação e a (re)produção de rimas contribuem para a consciência fonológica.
“Não há qualquer proibição de que o sistema de escrita e os usos da escrita sejam apresentados e explorados, mas não há intenção explícita de alfabetizar. Algumas crianças poderão compreender o princípio alfabético e iniciarem seu processo de alfabetização, mas, de acordo com a BNCC, esse não é um objetivo da Educação Infantil”, ressalta Mori.
“No entanto, as crianças que chegam ao 1º ano conhecendo as letras, sabendo os nomes das letras e seu formato, sabendo escrever seu nome e reconhecendo os nomes de alguns colegas certamente terão um processo de alfabetização mais orgânico e equilibrado”, finaliza a especialista.

Confira a série completa do Especial sobre Alfabetização do InfoGeekie:
- Alfabetização: conceitos, metodologias e perspectivas segundo a BNCC
- Alfabetização na BNCC: conhecimentos, habilidades e a multimodalidade dos gêneros discursivos na atualidade
- Educação infantil e letramento através das interações e das brincadeiras (você já está neste artigo!)
Conheça também a proposta do Geekie One para os segmentos: