A leitura e a contação de histórias despertam a imaginação, o faz-de-conta e o encantamento das crianças. E está presente no processo de alfabetização e letramento desses(as) jovenzinhos(as) estudantes. Que tal aprender a narrar histórias? Ivani Magalhães, pedagoga, mestre em educação e contadora de histórias, revela 6 dicas encantadoras para você mergulhar nesse mundo mágico. Vem contar, cantar e se encantar!
“Pom, pom, pom!
Quem será?
Dona Mariquinha, pode entrar!
Olê, olê, olê
Olê, olê, olá”
E assim nossa porta se abriu e a história vai começar! Castelos, fadas, super-heróis e super-heroínas vivem em um mundo encantado e cheio de aventuras a ser explorado pelas crianças. Onde? Nos livros!
“Ao ler ou contar uma história para uma criança, você cria e fortalece momentos de conexão e laços afetivos”, ensina a pedagoga e contadora de histórias Ivani Magalhães “E se a história for sobre suas vivências na infância, como travessura e brincadeiras, aí é que os olhos dos(as) pequenos(as) vão brilhar mais ainda”.
Narrar histórias ajuda no processo de alfabetização e letramento
Além dos laços afetivos, as contações de histórias também têm sua importância no processo de alfabetização e letramento. “A criança aprende a expressar-se, a falar sobre suas emoções e suas opiniões; amplia o imaginário (fundamental para o seu desenvolvimento); toma gosto pela leitura; desenvolve a criatividade e o senso crítico, entre muitos outros benefícios”, explica Fernanda Batista dos Santos, Coordenadora Editorial do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Geekie.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece grande importância à oralidade no processo de alfabetização. Inclusive, um dos campos de experiência nomeados na BNCC para a educação infantil chama-se “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Por isso, é tão importante que os professores e as professoras contem histórias para seus alunos e suas alunas.
Aprenda 6 dicas encantadoras para contar histórias
As famílias também podem ler e contar histórias para seus filhos e suas filhas, fortalecendo ainda mais o vínculo afetivo, criando momentos de conexão, transmissão de valores, cumplicidade e amor. Não sabe por onde começar? Ivani Magalhães revela 6 dicas fabulosas para você narrar histórias para os(as) pequeno(as). As crianças vão amar!
1. Conte as histórias da sua infância
Tente se lembrar dos(as) personagens que encantavam você. As suas memórias afetivas darão um colorido especial ao compartilhar essas narrativas. Vale também contar as brincadeiras e as travessuras que você costumava fazer quando era criança. Já pensou que divertido?
2. Leia livros para seu(sua) filho(a) com frequência
Ao ler um livro para a criança, você será um modelo de leitor(a) e uma referência no quesito leitura para ele(a), que desejará seguir. Encare esses momentos também como uma oportunidade para fortalecer o vínculo entre vocês. As sensações de bem-estar ao seu lado poderão ser associadas por ele(a) ao mundo dos livros, das leituras e das narrações.
Se o texto do livro for curto, repita a leitura várias vezes e depois peça para que a criança reconte a história para você. É um bom exercício de memorização, principalmente para os(as) mais pequenos(as).
3. Visite bibliotecas e livrarias com as crianças
Convide os(as) pequenos para mergulhar com você nesse universo dos livros. Compartilhe seus achados literários. Fale sobre o que o(a) levou a fazer as escolhas. E peça também para que elas selecionem livros de sua preferência.
Outra dica é que, geralmente, nesses locais, há contações de histórias. Aproveite essa experiência! Além da criança entrar em contato com esse mundo das narrativas, você terá oportunidade de aprender, na prática, dicas de como contá-las para seu(sua) filho(a).
4. Ler e contar história pode ser uma grande brincadeira
Ao narrar uma história, faça vozes diferentes e divirtam-se fazendo caras e bocas. Explore os gestos com as mãos. Você pode também usar objetos, como um bicho de pelúcia, um chapéu ou até mesmo um lenço (que pode se transformar em um pássaro ou uma borboleta). Use a imaginação! Esses momentos ficarão gravados na memória e no coração da criança.
5. Conversem sobre as leituras e as contações
Após a leitura e/ou a contação da história, abra espaço para que seu(sua) filho(a) opine e procure ouvir com atenção e sem julgamentos o que ele(a) tem a dizer. Você poderá se surpreender com a sua perspicácia.
6. Façam juntos(as) a “leitura” das imagens dos livros
Se o livro contém muitas imagens, você e a criança poderão descobrir muitos detalhes da história que não estavam explícitos no texto. A narrativa pode ficar mais rica ainda.
Gostou das dicas? Quer mais? Então assista ao “Era uma vez: oficina de contação de histórias, brincadeiras e músicas infantis para famílias”, live produzida pela Geekie em outubro do ano passado. O evento foi dedicado especialmente aos(às) estudantes e às famílias de nossas escolas parceiras. Nesse encontro, Ivani Magalhães conta histórias fantásticas para o público. E ainda tem show da incrível banda Duo Badulaque! Assista aqui!
Leia também:
- Por que a leitura é tão importante na infância?
- Especial Alfabetização: das metodologias disponíveis ao desenvolvimento de habilidades da BNCC por meio da brincadeira.
- Aprendizagem ativa e mão na massa no Geekie One para anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Geekie One também para Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação Infantil.
- Como o Colégio Mater Dei promove uma aprendizagem mais ativa no Ensino Fundamental Anos Iniciais com o Geekie One.