Claudio Sassaki participa de debate da Clinton Global Initiative University sobre o futuro da educação

Artigos

Convidado pela Clinton Global Initiative University, Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie – foi um dos debatedores(as) do painel Melhorando o acesso à educação de qualidade: tecnologia e oportunidades futuras, mediado por Chelsea Clinton. O evento on-line aconteceu no dia 13 de outubro e integra a Competição de Inovação em Educação 2021.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), aponta a importância de alcançarmos um padrão inclusivo e equitativo de educação de qualidade até o final da década. Na prática, a educação é peça-chave para a mobilidade socioeconômica ascendente. Hoje, as rápidas mudanças do século XXI – incluindo o avanço das tecnologias digitais e a mudança massiva para a automação – trouxeram desafios e oportunidades que solidificaram ainda mais a necessidade de expandir o acesso à educação de qualidade para preparar a próxima geração que ocupará os empregos do presente e do futuro.

Para debater o tema, a Clinton Global Initiative University (CGI U) convidou Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, para participar do painel Melhorando o acesso à educação de qualidade: tecnologia e oportunidades futuras, mediado por Chelsea Clinton, filha do ex-presidente Bill Clinton. Sassaki foi o único brasileiro participante. Estiveram no debate também Lydia Logan, Vice-Presidente global de educação e desenvolvimento da IBM, e Muzoon Almellehan, embaixadora da Unicef.

O evento on-line, que aconteceu em 13 de outubro, integra a Competição de Inovação em Educação 2021 e é associado à Clinton Foundation, fundação do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. A proposta do debate é refletir sobre como a pandemia global ampliou as lacunas e as desigualdades educacionais e o olhar para 2030 – questionando como as nações podem usar a tecnologia para alavancar e apoiar o acesso à educação de qualidade de uma forma que ofereça suporte aos(às) jovens líderes na construção de um futuro mais resiliente, sustentável e mais justo para todos.

Os três ganhos de eficiência no uso da inteligência de dados na educação

Segundo Claudio Sassaki, está claro que os avanços tecnológicos são exponenciais, mas devemos pensar na tecnologia dentro de um contexto que leve a educação a um novo patamar. Ele destaca três ganhos de eficiência no uso de inteligência de dados, sendo o primeiro, o estímulo da aprendizagem via personalização. “Hoje somos capazes de avaliar o desempenho e o engajamento de cada aluno e aluna semanalmente. A partir disso, recomendamos um Plano de Estudos Personalizado com base no grau de aprendizagem individual”, conta Sassaki durante o evento.

Elevar a qualidade do tempo do(a) professor(a) é o segundo tópico que Sassaki destacou. Com o uso da tecnologia, sobretudo a ciência de dados, o(a) docente tem as tarefas mais burocráticas resolvidas pela inteligência de máquina, deixando a ele(a) mais tempo para aprimorar metodologias pedagógicas e para a análise de dados que trazem evidências do nível de aprendizado de cada aluno(a) e turma.

Como terceiro ganho, o especialista destaca a metrificação, ou seja, medir o desempenho dos(as) estudantes com uso de dados – evidências de que o conteúdo foi realmente assimilado e as habilidades e as competências plenamente desenvolvidas. O(a) educador(a) pode medir a evolução dos(as) alunos(as) e criar formas de auxiliar na melhora de desempenho. Sem contar a visibilidade que esses insumos produzem para a família. “Não precisamos esperar um ou dois meses para saber como cada estudante está se saindo. O Geekie One funciona como uma correção contínua, muito mais dinâmica”, frisa Sassaki durante a live.

“Os dados trazem um real protagonismo para alunos(as), educadores(as) e responsáveis”, comenta, acrescentando que a iniciativa da Clinton Global Initiative University em debater como a tecnologia pode endereçar o desafio de repensar a educação pós-pandemia foi muito bem-vinda. “Foi uma honra participar desse debate e poder contar um pouco sobre a experiência da Geekie na temática”, finaliza.

Call for Code: Competição de Caso de Inovação em Educação

Com apoio da IBM, a Clinton Global Initiative University lançou a Call for CodeCompetição de Caso de Inovação em Educação. Focado em estudantes universitários(as) de todo o mundo, o concurso demanda que cada equipe elabore e apresente um plano de negócios para uma solução tecnológica inovadora que trate de um problema alinhado ao tema “Um futuro da educação que garanta acessibilidade e equidade educação de qualidade e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, inspirado na Meta de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O encontro entre especialistas

Quer saber mais ? Assista ao vídeo do evento (está em inglês).

Leia também:

Faça parte da rede de escolas inovadoras que usam o Geekie One. Peça uma demonstração.
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square