Como o Colégio Elvira Brandão tem usado o material do Geekie One nesse momento inédito e desafiador

Afastamento social, ensino remoto e material didático: como aliar o uso do digital às aulas a distância neste momento? Confira como o Colégio Elvira Brandão adaptou suas aulas presenciais para continuar o processo de aprendizagem dos estudantes durante o distanciamento social

A determinação inesperada do afastamento social, em função da pandemia mundial, no final de março, pegou todas as escolas de surpresa. Rápida e inesperadamente, as instituições de ensino tiveram que adequar sua rotina escolar a essa nova realidade, lançando mão de recursos digitais, aulas remotas e atividades das mais variadas.

O Colégio Elvira Brandão, localizado na zona sul de São Paulo, iniciou suas atividades a distância em 26 de março para todos os estudantes, do berçário ao Ensino Médio. No caso do Fundamental II e Médio, todas as séries desses segmentos já utilizavam o Google Sala de Aula como ferramenta de comunicação e de organização dos processos de cada disciplina e, entre os recursos didáticos, o Geekie One – plataforma que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação das escolas.

Já habituados aos recursos tecnológicos como suporte de seus processos de aprendizado, os estudantes têm um Chromebook individual, o qual utilizam como suporte de acesso às diferentes tecnologias. Sendo assim, em casa, cada um tem um meio rápido, fácil e habitual para acessar as ferramentas, como o Geekie One. 

“A Geekie One nos deu muito apoio, pois a plataforma deles é super fácil de entender. O conteúdo explicado de uma forma moderna e fácil para os jovens conseguirem compreender a matéria de uma forma mais clara, como nas nossas aulas presenciais já utilizávamos o app, isso também facilitou o processo de transição”, descreve Henrique Ventura Neumann, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Elvira Brandão.

Confira conteúdos relacionados ao coronavirus e material gratuito para download

A escola sem paredes e dentro da casa de cada estudante

As aulas seguiram normalmente, contemplando a grade horária, a presença e o diálogo com os professores e professoras via encontros virtuais, e a proposição e o trabalho com novas habilidades e novos conceitos a partir do material didático. “A escola não é parede. A escola é cada um que faz parte dessa comunidade. O Elvira segue funcionando normalmente. As aulas, o currículo, as propostas. Só mudou o fato de cada parte desta escola estar em uma casa agora”, conta Andrezza Amorelli, diretora geral do Elvira Brandão.

Os alunos e as alunas seguem lendo os textos, destacando suas partes mais relevantes, fazendo as atividades atribuídas. “O Geekie One é utilizado para o acesso e o estudo do conteúdo da matéria dada em sala virtual pelo professor, cada um pode acessar a matéria em casa individualmente e ter seu próprio estudo”, relata o estudante Henrique.

Os professores e as professoras seguem no trabalho de facilitadores desse processo, propondo por meio de metodologias ativas uma série de discussões, vivências e práticas, mesmo que não presenciais. As famílias acompanham tudo, inclusive com relatórios semanais da Geekie sobre o que é realizado e entregue.

“A escola e sua proposta continuam. Com o apoio da Geekie, é possível garantir o acesso e a manutenção dos estudantes frente àquilo tudo que precisam aprender, além de permitir uma atualização em tempo real de temas relevantes e atuais, como a própria pandemia e o Covid-19, temas que já têm um material especial preparado pela Geekie e disponibilizado à nossa equipe e aos nossos estudantes”, destaca Dayane Faria, gestora pedagógica do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio. 

Este texto foi escrito por Maria Clara Pitol, jornalista e gestora pedagógica do Colégio Elvira Brandão.

Confira outras histórias de escolas parceiras da Geekie:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami