O acompanhamento da aprendizagem dos alunos através de dados

Colunas
Acompanhamento da aprendizagem com dados

A colunista Claudia Zuppini elabora um sistema para escolas que buscam fazer o acompanhamento de aprendizagem de seus alunos por meio de dados, análise e ação. Saiba como:

A função mais importante da equipe gestora de uma escola é o acompanhamento da aprendizagem dos seus alunos, e a melhor forma para começar a nossa reflexão é perguntar: o que os alunos aprenderam?

Para fazer isso, é necessário fazermos avaliações sistemáticas da aprendizagem dos alunos e ter esses dados analisados e discutidos com o grupo de professores periodicamente. Os professores devem planejar suas avaliações com antecedência, logo após terem planejadas suas aulas, para que seus alunos consigam dar conta daqueles objetivos almejados.

Isso é o ensino orientado por dados – um ciclo de planejamento de ensino que se inicia com o planejamento dos objetivos, logo após, a elaboração da avaliação para ver se os objetivos foram alcançados ao final do processo, e, em seguida, o planejamento das atividades para atingir esses objetivos.

O ensino orientado por dados, conforme Paul Bambrick-Santoyo, autor de “Leverage leadership: a practical guide to building exceptional schools“, é uma das formas mais transformadoras possíveis para que tenhamos bons resultados de aprendizagem. Ainda de acordo com ele, para garantirmos o rigor no ensino orientado por dados devemos seguir 4 pontos fundamentais:

1 – Acompanhamento da aprendizagem: planeje a avaliação

A avaliação deve seguir um mapa de rigor acadêmico. Mas o que seria isso? Devemos procurar o melhor para os nossos alunos e a busca da qualidade deve ser nosso objetivo. A busca do rigor deve estar nos documentos curriculares que norteiam o trabalho na nossa escola. Ele deve ser da melhor qualidade e, o mais importante, para todos os alunos.

Baseando-se neste currículo, desenvolvemos os objetivos para as turmas, por ano/ciclo, com uma curta periodicidade. Nesse momento, também já se formula a avaliação que os alunos irão realizar para que demonstrem se atingiram os objetivos, ao final de um determinado tempo planejado.

A ideia de planejar a avaliação junto com as aulas dá uma expectativa de meta a ser alcançada, e faz com que o educador se comprometa com essa meta; pois, muitas vezes, as avaliações acabam sendo ajustadas no meio do caminho, com base no que foi “realizado de fato”, o que, em algumas situações, compromete o grupo. Se temos já previsto o que será avaliado fazendo com que todos, professores e equipe gestora, façam um esforço para que os alunos consigam dar conta do planejado, teremos maior engajamento com os resultados.

.

2 – Acompanhamento da aprendizagem: dedique-se à análise.

Depois do trabalho de preparar as avaliações e pensar nas melhores atividades que farão os alunos capazes de realizar essas avaliações, é chegado o momento de analisar os resultados das avaliações.

As análises determinam se os alunos estão tendo dificuldades e onde estão essas dificuldades; então, o próximo passo é a ação. É essencial que a equipe gestora vá para a reunião de reflexão dos resultados com sua equipe docente já tendo feito essa análise das avaliações dos alunos, pois, assim, irá conseguir antecipar suas sugestões para as ações.

A análise de dados não pode ser apenas uma apreciação dos resultados das turmas, se não teremos uma análise superficial que não será suficiente para planejarmos ações eficazes. Para que esta análise seja mais aprofundada, é necessário:

1 – Entender o que, exatamente, a avaliação que foi aplicada pretendia avaliar, questão por questão,

2 – Como cada aluno se saiu em cada questão,

3 – Como a sala de aula, como um todo, se saiu na avaliação e

4 – Fazer um comparativo entre as salas para ser possível analisar as diferenças dos alunos das mesmas séries/ciclos.

.

3 –Acompanhamento da aprendizagem: parta para a ação

Agora, é a hora de implementar novas estratégias de ensino, para reagir a essa análise das avaliações.

Essas estratégias devem ser implementadas rapidamente para que possam ter bons resultados. É natural que, neste momento, surjam planos de aula e planos de ação. Portanto, é importante ter um cronograma para que não se perca nenhuma etapa deste planejamento.

.

4 – Acompanhamento da aprendizagem: crie um sistema

Se conseguirmos colocar essas etapas em ação, criamos um sistema e procedimentos para garantir uma melhora contínua orientada por dados.

Criar uma agenda na rotina das equipes gestoras é uma boa estratégia de manutenção desse sistema, pois sabemos que as atividades da escola são muitas e, se não tomarmos cuidado, podemos nos perder no controle deste sistema.

O acompanhamento da aprendizagem baseado em dados é fundamental para superarmos as dificuldades enfrentadas na melhoria da qualidade das nossas escolas. Para que isso aconteça efetivamente, é necessário que a equipe docente, juntamente com a equipe gestora, acredite no seu real potencial para a melhoria dos processos de aprendizagem, crie sistemáticas de acompanhamento eficazes e que dê sustentabilidade para que isso se mantenha.

A avaliação só faz sentido se ela estiver a favor da melhoria da aprendizagem dos nossos alunos.

.

* Claudia Zuppini é formada em Pedagogia com Especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC FEUSP/USP e Mestre em Educação pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre Formação de Professores. Claudia tem 26 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e diretora de escola. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola, na sua primeira edição para gestores. Consultora educacional da Fundação Lemann no Programa de Técnicas Didáticas. É sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na coordenação do Programa de Formação de Professores e Gestores em Técnicas Didáticas e na formação de equipes gestoras no Programa Gestão para a Aprendizagem.

.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square