15 dicas finais sobre o Enem

Artigos

Por Márcia Scapaticio
Falta pouco para o fim de semana mais esperado do ano! Desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz parte do calendário da educação brasileira e sua importância só tem aumentado. O motivo principal é que, a partir de 2009, a prova começou a fazer parte do processo seletivo de boa parte das universidades do país – incluindo todas as federais. Então, não tem jeito: vai prestar vestibular, tem que ficar de olho no Enem. Este ano, ele vai acontecer nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, a partir das 13h. Para ajudar você nos preparativos finais, a Geekie traz 15 respostas a dúvidas que, com certeza, já passaram pela sua cabeça:
Sobre a prova
Por que devo fazer o Enem?
Além de servir como vestibular para muitas instituições de ensino técnico ou superior públicas ou privadas (por meio do Sisutec, Sisu ou por processo seletivo próprio), o Enem também é porta de entrada para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo em faculdades particulares, e para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O exame também serve como prova de conclusão de Ensino Médio para maiores de 18 anos.
Como é o exame?
São 4 provas formadas por 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação, sendo 90 questões por dia. No sábado tem Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Dá para adivinhar como vai ser a prova?
Certeza do que será pedido durante o Enem, só quando você estiver sentadinho e com a prova em mãos. Mas dá para ter uma ideia consultando provas anteriores, já que vários temas são recorrentes (mesmo sob abordagens diferentes). Dica: siga a página do Geekie Games para receber dicas diariamente sobre os temas que mais caem na prova!


O Enem cobra atualidades?
Sabe aquela notícia que não para de ser comentada na televisão ou nos sites das principais revistas semanais? Não fuja delas, pois são um bom termômetro para as atualidades tão queridas do Enem. Estar bem informado sobre o que de mais importante vem acontecendo no Brasil e no mundo e contextualizar essas notícias é fundamental, tanto para as questões de múltipla escolha quanto para a redação.
Fazer simulados é uma boa?
Sim! Eles são importantes para que você tenha uma boa noção de como é a prova e possa descobrir quais são, para você, as melhores maneiras de se organizar para dar conta de responder tudo no tempo certo e manter a calma e a concentração. São também uma ótima chance de se avaliar e descobrir seus pontos fortes e, claro, o que você precisa estudar mais, reorganizando sua rotina de estudos. Dica quente: o Geekie Games tem quatro simulados para você. Dá uma olhada aqui
Sobre a hora H
Preciso mesmo chegar no horário para a prova?
Os casos de estudantes que perdem o horário e ficam de fora do Enem já viraram tradição. Para não ter esse capítulo triste na sua vida, fique esperto e tente chegar com pelo menos uma hora de antecedência. É importante visitar o seu local de prova antes (ele consta no cartão de confirmação da inscrição, disponível neste link) para descobrir quanto tempo vai levar para chegar, bem como qual o percurso mais rápido e seguro. Os portões abrem às 12h (horário de Brasília), fecham às 13h e a prova começa às 13h30. Dica: existem aplicativos que permitem salvar o endereço e oferecem o melhor itinerário até lá. O Citymapper, por exemplo, calcula o tempo que você vai levar para chegar naqueles dias específicos usando transporte público – o que é importante, já que pode haver trânsito por causa da prova e nos finais de semana os horários dos ônibus geralmente são diferentes. Importante! Para estar bem nos dias de prova, é fundamental ter alguns cuidados na véspera: aproveite para descansar (nada de ficar estudando!), tenha uma alimentação equilibrada (nada de bebida alcoólica ou de experimentar uma comida exótica nesse dia, por favor) e vá para a cama cedo (NADA de virar a noite estudando!). 
Posso levar celular?
O aparelho pode ser seu melhor amigo na vida, mas na hora da prova não pense em consultá-lo. Quem for visto de celular na mão pode ser desclassificado. Por isso, ao entrar na sala, você deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que tiver e colocar em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da sua cadeira até o final da prova e só poderá ser aberto quando deixar o local, sob pena de eliminação.
Devo usar lápis ou caneta?
Só pode usar caneta – e ela tem que ser esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Lápis, lapiseira, borrachas e qualquer tipo de material escrito estão proibidos.
Estou sem meu RG. E agora?
É obrigatório levar um documento de identificação original (não vale xerox, mesmo se for autenticada!) e com foto para a prova. Pode ser Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Se você perdeu seu documento ou foi furtado, não se esqueça de levar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova. Com isso, você será encaminhado a um local para fazer identificação especial, que envolve a coleta de dados e assinatura em um formulário específico.
O que devo vestir para a prova?
Como você vai ter que ficar sentado por muitas horas, é fundamental vestir algo confortável e adequado ao clima – por isso, fê uma olhada na previsão do tempo para não passar frio nem calor! Short, bermuda e chinelos são permitidos.Mas estão proibidos óculos escuros, relógios e acessórios como boné, chapéu, viseira, gorro e coisas do tipo.
Posso levar alimentos?
Sim. A prova é longa e não há intervalo, então há grandes chances de você sentir fome e sede. Ter uma garrafa de água por perto é importante e vai te ajudar a economizar um tempo valioso, ja que não precisará sair da sala para ir ao bebedouro. Também é recomendável levar lanches leves e de fácil manuseio (você não vai querer sujar sua mesa e melecar sua mão nessa hora). Além disso, cuide de sua alimentação também antes da prova, tomando um café da manhã reforçado e tendo um almoço saudável. Evite comidas pesadas e gordurosas para evitar mal-estar e sonolência e não fique em jejum, pois isso favorece a hipoglicemia (concentração baixa de açúcar no sangue), o que dificulta o raciocínio.
Posso chutar as questões que eu não souber?
O ideal é que você não chute, já que o cálculo da nota do Enem segue a metodologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Isso significa que a pontuação não depende só da quantidade de questões acertadas, mas também do seu grau de dificuldade e da consistência geral das respostas do candidato. Caso o estudante tenha errado muitas perguntas da categoria “fácil” e acertado muitas perguntas da categoria “difícil”, o sistema deduz que ele chutou. Assim, a questão considerada chutada passa a valer menos porque parece ser incoerente com o padrão de respostas da prova. Por isso, o ideal é que você foque nas questões que sabe e tente não chutar. Mas também não vale a pena deixar questões em branco por medo da TRI: se não souber de jeito nenhum uma questão, ou se o tempo da prova estiver acabando, o chute será a única opção. Sim, ele pode ser detectado e causar a diminuição da nota, mas vale muito mais um acerto casual do que uma resposta em branco. E lembre-se de reservar tempo para preencher o gabarito da prova com atenção e cuidado! Sua nota depende dele!
Sobre o que fazer com a nota do Enem


Preciso acertar quantas perguntas para entrar na faculdade com a nota do Enem?
Depende do curso e da faculdade que você quer, bem como do processo seletivo em que você se inscrever. No Sisu (e também no Prouni), os sistemas calculam uma nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso e instituição, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. Além disso, algumas instituições adotam pesos diferenciados para cada prova, de modo que a sua nota final será recalculada pelo sistema quando você fizer sua inscrição.
Qual a relação entre Enem e Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes da última edição do Enem que não tenham tirado nota zero na redação. As inscrições ocorrem duas vezes por ano (uma a cada semestre) e, nelas, o candidato pode escolher até duas opções de curso, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga. O Sisutec funciona de forma semelhante, mas só oferta vagas de cursos técnicos. As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas são disponibilizadas pouco antes do período de inscrições.
Como faço para concorrer a uma vaga pelo Prouni?
O Prouni oferece bolsas de estudos integrais e parciais para cursos de graduação em instituições particulares de ensino superior. O processo seletivo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes. No processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior (ou seja, 2014) e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.
 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square