Por que a leitura é tão importante na infância?

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Você costuma ler para seu filho ou sua filha? A importância da leitura para o processo de alfabetização e letramento das crianças é enorme. Além disso, ela também é uma ferramenta de vínculo afetivo. Os livros contam histórias sobre sentimentos, emoções, valores, trabalhando questões socioemocionais. É um mundo encantado a ser descoberto. Conheça aqui algumas dicas de como tornar a leitura um hábito.

Um, dois, três… A história vai começar! Bichos, castelos, super-heróis, fadas, um mundo encantado e cheio de aventuras a ser explorado pelas crianças. Onde? Nos livros! Além de não só despertar a imaginação, o faz-de-conta e o encantamento dos(as) pequenos(as) leitores(as), a importância da leitura também está presente no processo de alfabetização e letramento desses(as) jovenzinhos(as) estudantes. Vem descobrir mais sobre esse tesouro tão precioso: a leitura! Fernanda Batista dos Santos, Coordenadora Editorial do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Geekie, conta tudo sobre esse tema nessa entrevista feita especialmente para você!

1. Qual é a importância da leitura no processo de alfabetização durante o Ensino Fundamental Anos Iniciais?

Existe uma clara relação entre a leitura e o processo de alfabetização. Para começar, é importante afirmar: a criança aprende a ler antes de aprender a escrever. O registro escrito é decorrência de um processo bem desenvolvido da habilidade de leitura.

São dois processos que acontecem simultaneamente, segundo Magda Soares, autora de diversos textos e livros sobre esse tema. A alfabetização é a aquisição do código linguístico que propicia o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever; e o letramento deve ser entendido como a inserção social do indivíduo no mundo da escrita. Ainda de acordo com Magda Soares, é preciso alfabetizar letrando, o que significa proporcionar aos(às) estudantes atividades que propiciem situações de uso da língua socialmente relevante (SOARES, 2001).

O letramento acontece em diferentes momentos e de diversas maneiras. Ao ler para uma criança pequena, ao mostrar as ilustrações que compõem a história de um livro, ou ao pedir que uma criança em processo de alfabetização acompanhe a leitura de uma história com o dedo na página, ela vai criando uma consciência sobre a língua, percebendo que as letras juntas formam palavras, e palavras colocadas lado a lado de forma estruturada formam frases e texto. 

O letramento é parte significativa do processo de aprender a ler e a escrever, pois cria situações contextualizadas de linguagem, o que é fundamental para a alfabetização. 

2. Fraldas e livros combinam? Por que é importante ler para bebês e crianças que ainda não se alfabetizaram e estão na Educação Infantil?

Como disse anteriormente, a criança aprende a ler antes de aprender a escrever. E por que isso acontece? Porque desde a tenra idade, a criança percebe que faz parte de um mundo letrado. 

O pacote da bolacha tem letras; o vasilhame do leite tem letras; a fralda tem letra e imagens; enfim, tudo tem rótulo e todos os rótulos…. TEM LETRAS. E é nesse mundo de curiosidade da criança pelas letras que entra o estímulo dos(as) responsáveis, lendo e contando histórias para as crianças desde que nascem. 

Crianças que ouvem contações de histórias, que os responsáveis estimulam com leituras de livros desde bebês claramente têm um processo de alfabetização mais significativo e, muitas vezes, até mais rápido que o das outras crianças sem esse tipo de estímulo.

3. A leitura serve como uma ferramenta para criar vínculo entre adultos e crianças? Trabalha aspectos socioemocionais? Por quê?

A literatura, ainda que seja de apoio fundamental à alfabetização, não pode apenas ser usada como uma ferramenta, pois ler para uma criança é uma atividade que, além de educar, diverte, ensina e forma a criança para a vida em sociedade. 

O momento em que um(a) adulto(a) está lendo para uma criança, está dedicado(a) a ela, é um momento rico de trocas e, por isso, os momentos de leitura são, sim, uma ferramenta de vínculo. Os livros contam histórias sobre sentimentos, emoções, valores, conteúdos que podem e devem ser explorados para trabalhar diversas questões socioemocionais.

A literatura é um meio propulsor para um ensino-aprendizagem significativo, desenvolvendo e ampliando a linguagem, possibilitando a aquisição de vocabulário, desenvolvendo a oralidade. Tudo isso está diretamente ligado ao mundo da escrita. Um mundo repleto de sentimento, magia, imaginação e criatividade é oferecido por meio da leitura de livros. 

4. Como desenvolver o senso de importância da leitura também nos(as) adultos(as) que não têm esse hábito? O que pais, mães e responsáveis podem fazer para começar a ler com seus filhos e suas filhas?

O primeiro passo: adultos(as) e responsáveis devem começar a ler para si próprios livros de que gostam. As crianças também aprendem por imitação. Se ela percebe que as pessoas que convivem com ela gostam de ler, elas também se interessarão por livros. Agora se elas percebem ou ouvem sempre os(as) adultos(as) dizendo que odeiam ler, esse sentimento também vai crescendo com elas.

Muitos livros vêm com poucas frases, mas com imagens muito ricas. A contação e a leitura de livros também passam por um mundo de imaginação. Experimente pegar um livro e contar uma história baseada nas ilustrações. Convide seu filho ou sua filha a fazer o mesmo. Você verá que o gosto pela leitura também vem da prática e do hábito de ler.

5. E quais estratégias os(as) professores(as) podem adotar para incentivar a leitura das crianças na escola?

Os professores e as professoras precisam ler para os(as) estudantes. Criar rotinas de leitura, gibitecas, cantinhos que sempre tenham livros para que as crianças possam manuseá-los sempre que for possível. Hábitos de visita a bibliotecas da escola também é uma boa estratégia.

6. Como a contação de histórias e as mediações podem ajudar no estímulo à leitura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?

A contação de histórias vem de um costume da tradição oral. Antigamente, muitas histórias eram passadas de uma geração a outra de forma oral, inclusive muitos povos antigos se reuniam ao redor de fogueiras para ouvir as pessoas mais velhas e experientes contar histórias. 

Compartilhando seus conhecimentos com as futuras gerações, esses povos conseguiam preservar suas culturas e os valores de seu povo. Essas histórias, além de trazerem ensinamentos, valores, situações que eram consideradas desafiadoras e que os(as) personagens enfrentavam com bravura, também eram recheadas de imaginação.

A leitura e a contação de histórias propiciam situações contextualizadas da linguagem, o que é fundamental para o processo de alfabetização. Por meio da leitura e da contação de histórias, a criança aprende a expressar-se, a falar sobre suas emoções e suas opiniões; amplia o imaginário (fundamental para o seu desenvolvimento); toma gosto pela leitura; desenvolve a criatividade e o senso crítico, entre muitos outros benefícios.

Além disso, a BNCC reconhece grande importância à oralidade no processo de alfabetização. Inclusive, um dos campos de experiência nomeados na BNCC para a educação infantil chama-se “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Um mundo repleto de sentimento, magia, imaginação e criatividade é oferecido por meio da leitura de livros. E o(a) professor(a) pode e deve ser o(a) mediador(a) desse conhecimento.

7. O Geekie One para o Ensino Fundamental Anos Iniciais tem uma Coleção de Literatura Infantil incrível. Comente sobre ela.

Levando em conta o papel que a literatura desempenha para a formação do ser humano, especialistas da Geekie selecionaram títulos especiais para serem trabalhados de forma complementar pelos(as) adotantes do Geekie One.

É preciso reconhecer que a literatura é fundamental no processo formativo e os livros devem passar por uma curadoria criteriosa para servirem como instrumento de fruição e de integração entre os componentes, haja vista que a importância da leitura e da contação de histórias no Ensino Fundamental Anos Iniciais não devem ser encarados como parte apenas da área de Língua Portuguesa, mas sim como base para o desenvolvimento de leitores(as) críticos(as) e autônomos(as). São dois títulos por ano que chegam a todos(as) os(as) estudantes, junto com o material impresso e que podem ser trabalhados como projetos à parte.

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