Metodologias ativas: o que são e exemplos para aplicá-las em sua escola

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Aprendizagem ativa coloca o(a) aluno(a) como protagonista do próprio conhecimento e se utiliza de práticas, rotinas de pensamento e metodologias ativas

As metodologias ativas são estratégias que colocam o(a) estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, incentivando o protagonismo e a autonomia na busca pelo conhecimento. Na prática, o uso das metodologias ativas sugere que o(a) aluno(a) seja colocado em situações práticas por meio das quais adquire a teoria, em vez de decorar o conteúdo e depois praticar (aula expositiva + tarefa de casa).      

Quando falamos sobre educação inovadora, as metodologias ativas são assunto indissociável, cada vez mais presente no dia a dia das escolas e nas práticas pedagógicas aplicadas por professores e professoras de todos os segmentos da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

As metodologias não são novidade, mas ganharam ainda mais destaque nos últimos anos, transformando o modelo expositivo tradicional em sala de aula em momentos de troca e colaboração entre docentes como asseguradores(as) do aprendizado e os(as) estudantes. Um dos motivos para esse novo olhar sobre a educação foi justamente a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trouxe um conjunto de mudanças e ressignificações para que a escola pudesse dialogar com as demandas do futuro, voltando-se para o desenvolvimento de habilidades e competências na formação integral dos(as) alunos(as).

Conheça exemplos de metodologias ativas: sala de aula invertida, rotação por estações, quebra-cabeça e Design Thinking 

As seguintes metodologias ativas são práticas teóricas consolidadas e estruturadas que transformam a sala de aula de forma mais ativa:

  • Sala de aula invertida: Flipped classroom, em inglês. Por meio da metodologia, os(as) alunos(as) estudam os conteúdos previamente, de forma assíncrona, com o emprego de materiais diversos, como videoaulas, textos, podcasts, entre outros. Esse método serve como introdução aos temas que, mais adiante, serão aprofundados com professores(as) e colegas. A estrutura promove o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e investigativa, além de ressignificar o papel do(a) estudante, transformando-o(a) em protagonista do processo.
  • Rotação por estações: A metodologia de rotação por estações é uma das abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem que, quando trabalhada de maneira complementar, torna a aprendizagem mais envolvente, além de promover mais tempo e maior espaço para desenvolver habilidades do século XXI. Nesse modelo, a sala de aula é dividida em vários “cantos” (ou estações), cada um preparado para uma experiência diferente de aprendizagem. Organização intencional do tempo, autonomia dos(as) estudantes, uso dos momentos síncronos e assíncronos e maior engajamento dos(as) alunos(as) nas diferentes práticas estão entre os principais benefícios de se trabalhar com a metodologia. 
  • Quebra-cabeça: A metodologia do quebra-cabeça é uma técnica de aprendizagem cooperativa baseada em pesquisa. É dada a oportunidade aos(às) estudantes de se tornarem experts em um assunto em particular e de compartilharem esse conhecimento com seus pares. A metodologia do quebra-cabeça permite que o(a) professor(a) seja capaz de se mover livremente entre os grupos, observando o aprendizado que está ocorrendo, ouvindo as discussões e as soluções de problema, e também tirando as dúvidas que os(as) estudantes possam ter. Use essa metodologia para promover tanto o processo de estudo individual como o de compartilhamento de conhecimento com os(as) colegas. Isso requer que cada estudante compreenda o material trabalhado em um nível mais aprofundado para que possa se engajar em discussões, na solução de problemas e na aprendizagem. 
  • Design Thinking: A abordagem do Design Thinking é muito utilizada para orientar processos reflexivos e criativos, que estimulam uma melhor compreensão das oportunidades e direcionam a elaboração de soluções assertivas, por meio da investigação em busca da causa de um problema. A metodologia pode ser usada para buscar a resolução de problemas complexos de forma mais simples, propondo uma nova maneira de pensar, baseada nos valores da empatia, colaboração e experimentação.

Cinco benefícios das metodologias ativas para estudantes e docentes

A aplicação das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem traz inúmeros benefícios para docentes, estudantes, famílias e coordenação escolar. Confira cinco proveitos das metodologias ativas:

  • O(a) professor(a) se torna curador(a) das informações, oferecendo fontes confiáveis, atuais e interessantes à sua turma.
  • Promove-se um olhar atento para o desenvolvimento de cada estudante, possibilitando a construção de conhecimento de forma relevante para o(a) aluno(a).
  • Há foco no(a) estudante e aplicação e desenvolvimento da criatividade, da autonomia, da automotivação, da colaboração, da organização e da construção do conhecimento. 
  • Possibilitam-se novas vivências, formas de aprender e oportunidades de aprendizagem para todos(as).
  • Combinada às tecnologias, as metodologias tornam o aprendizado visível.

Metodologias, práticas ativas e rotinas de pensamento

Além das metodologias ativas, as práticas ativas e as rotinas de pensamento também dialogam com as novas demandas educacionais vivenciadas pelas escolas. E todas, apesar de serem diferentes, estão ligadas ao conceito de aprendizagem significativa, visível e personalizada.

O que difere as três é a preparação prévia do docente para a aplicação com relação aos materiais que empregará, ao espaço físico e ao tempo necessário, além do grau de autonomia dos(as) estudantes. Enquanto as metodologias ativas dependem de uma estrutura maior, as práticas ativas e as rotinas demandam menor esforço e tempo para acontecerem e são, também, instrumentos fundamentais para propor uma cultura do pensamento na escola e levar o(a) estudante à reflexão.

Metodologias, práticas ativas e rotinas de pensamento para usar em sala de aula

“Questionamentos” e “Dê um, pegue um” são dois exemplos de práticas ativas que a escola pode adotar para tornar a aprendizagem ativa. Confira como aplicá-las em sala de aula:

  • Questionamentos: Use essa prática para incentivar a construção de ideias ou o desenvolvimento de argumentos e elaborações. Questionamentos estimulam o pensamento dos(as) estudantes. Se os(as) incentivarmos a compartilharem várias ideias e opiniões, eles(as) se tornarão mais confiantes e engajados(as) para aprender. No lugar de perguntar “Qual é a resposta”, que tal questionar “Que conexões você poderia fazer?” ou “Qual seria uma outra perspectiva?”.
  • Dê um, pegue um: A prática incentiva a troca de aprendizados entre colegas. A escuta ativa é desenvolvida por meio das conexões feitas às ideias discutidas. “Dê um, pegue um” estimula a participação de modo que os(as) estudantes compartilhem e desenvolvam colaborativamente o conhecimento sobre um tópico. 

As rotinas de pensamento, baseadas nas pesquisas educacionais do Project Zero, da Harvard Graduate School of Education, são estratégias simples que podem ser aplicadas e praticadas de forma consistente na sala de aula, independentemente da idade de seus(suas) estudantes ou da área do conhecimento.

As rotinas de pensamento são sequências simples de três ou quatro passos que direcionam e estruturam o pensamento do(a) estudante, em que cada passo dado se constrói em decorrência do anterior. Elas são estratégias que ativam ações específicas de pensamento que, quando são aplicadas, praticadas e repetidas em contextos apropriados, estimulam padrões de pensamento que se expandem para diferentes contextos. Entre os benefícios, as rotinas de pensamento:

  • fornecem evidências de aprendizagem ao longo do processo;
  • são estratégias eficientes e flexíveis;
  • desenvolvem as formas de pensamento para construir a compreensão;
  • estimulam autonomia, engajamento e empoderamento no processo.

Aprendizagem ativa com o Geekie One

Uma aprendizagem ativa, significativa e focada no(a) estudante é um dos componentes centrais para a elaboração do conteúdo do Geekie One. O Geekie One é uma plataforma de educação baseada em dados que integra material didático completo e hiperatualizado, inteligência de dados e consultoria parceira na jornada de inovação personalizada de cada escola.

Construído para atender ao desenvolvimento de competências por meio de habilidades da BNCC, o Geekie One torna visível a jornada de aprendizagem para os estudantes. Por isso, as metodologias, rotinas e práticas ativas são tão presentes nos capítulos, nas páginas e nos recursos integrados pela plataforma.

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