O CEO e cofundador da Geekie foi convidado para participar do programa Panorama e de visita a uma escola de São Caetano do Sul, em reportagem do Jornal da Cultura. Nas duas participações, Sassaki falou sobre as fake news e a importância da Educação Digital
Apesar de a desinformação e as notícias falsas fazerem parte da história da humanidade, na visão do CEO e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki, elas ganharam proporção com o avanço da popularidade das redes sociais. “Isso tem muito relação com o surgimento da internet e a velocidade com que as informações circulam, mas a questão definitivamente acelerou exponencialmente com as redes sociais”, complementa o mestre em educação pela Universidade de Stanford.
Esta foi a contribuição inicial de Sassaki no programa Panorama, da TV Cultura, que foi ao ar, ao vivo, na quarta-feira, 17 de março. Ele e o jornalista e professor, Ivan Paganotti, cocriador do curso on-line “Vaza Falsiane”, foram convidados para debater os riscos das fake news para o jornalismo e como as pessoas podem identificar as notícias falsas que circulam na internet.
O tema do Panorama faz parte da campanha “Será Verdade?” do setor de Jornalismo da TV Cultura. Além de abordar as notícias falsas, o programa também debateu sobre a relevência da educação e alfabetização midiática para crianças e adolescentes como um trabalho preventivo necessário para impedir o avanço da desinformação.
Conversa com estudantes
Sassaki também foi convidado para conversar sobre o mesmo tema com alunos de uma escola pública em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A visita aos estudantes fez parte de uma reportagem do Jornal da Cultura, que foi ao ar no dia 9 de março. No encontro, o CEO da Geekie mobilizou os alunos em um teste para identificar notícias como falsas ou verdadeiras e reforçou a importância da Educação Digital para o contexto escolar.
A reportagem traz os dados de uma pesquisa da USP que monitorou 500 páginas da internet. O estudo mostrou que 12 milhões de brasileiros difundiram notícias falsas sobre política em 2017. Durante a reportagem, Sassaki fez um alerta: “É importante não só trazer esses assuntos e discutir em casa, mas também nós precisamos nos policiar porque somos exemplos para as crianças.”
Adequação à BNCC
Nas duas participações, Sassaki falou sobre a importância da Educação Digital, disciplina exclusiva do Geekie One, para as escolas. O trabalho ultrapassa a questão das notícias falsas para desenvolver pensamento crítico, a empatia, a argumentação, a colaboração e a autonomia com os estudantes – competências básicas indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo central é entender os riscos, desafios e oportunidades que a internet e o mundo digital proporcionam para os estudantes, familiares e até para a equipe pedagógica das escolas.
A relação com a BNCC também envolve a obrigação de as escolas se adaptarem às diretrizes do documento normativo e incluir o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à cultura digital nos estudantes do ensino básico brasileiro. Para formar um cidadão integral, o documento aponta que estudantes precisam: “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais”. O objetivo deste trabalho é munir estudantes com a capacidade de se comunicar, acessar e disseminar informações, além de produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e a autoria necessária em suas vidas pessoais e coletiva.
Esta proposta é, portanto, transversal e requer práticas e metodologias ativas em todas as disciplinas da grade curricular. Nesta seara, a Educação Digital não apenas colabora com o desenvolvimento das demandas da BNCC diretamente em uma única disciplina, mas também mune a equipe docente com práticas usadas em todas as áreas de conhecimento dos Ensinos Fundamental e Médio.
Assista às participações de Sassaki nos programas da TV Cultura:
Panorama, do dia 17 de março de 2019
Reportagem Jornal da Cultura, do dia 9 de março de 2019
Saiba mais sobre Educação Digital: