No programa Estúdio CBN, da rádio CBN Recife, Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie, fala sobre o cenário da educação brasileira na pós-pandemia.
“O cenário da educação no nosso país já era desafiador, com indicadores de aprendizagem lamentáveis. Agora, na pós-pandemia, a gente percebe que o desafio será muito maior com o aumento da desigualdade em sala de aula: alunos(as) avançaram, mas muitos(as) ficaram para trás”, alerta Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie em entrevista ao programa Estúdio CBN, da rádio CBN Recife, no Dia da Educação (28/04).
Para a especialista, a hora é agora para aumentar o investimento maior em educação, com o objetivo de recuperar o prejuízo que os(as) estudantes sofreram nesses dois anos de pandemia, principalmente para aqueles(as) que não tiveram acesso à internet e à educação pública a distância. “Tempo é precioso! Não podemos esperar mais. A recuperação da aprendizagem é emergencial”.
Qual é o caminho para a recuperação da aprendizagem pós-pandemia?
Camila citou o relatório recente do Fórum Econômico Mundial: O estado da crise global de educação: um caminho para a recuperação (The State of the Global Education Crisis: A Path to Recovery) – produzido em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Banco Mundial. Ela fala sobre três ações emergenciais apontadas no estudo: a reorganização do currículo escolar, a extensão do tempo de instrução e a melhoria da eficiência da aprendizagem.
Quer saber mais? Ouça a entrevista na íntegra aqui.
Leia também:
- Dia da Educação: as recomendações do Fórum Econômico Mundial para a recuperação do aprendizado pós-pandemia
- Lacunas de aprendizagem: saiba como avaliações diagnósticas permitem identificar defasagens e redirecionar o planejamento pedagógico de 2022
- Dia da Família na Escola: qual a importância da parceria com pais e responsáveis?
- Acolhimento no retorno às aulas presenciais: saúde mental e escuta ativa precisam estar na pauta das escolas