O ensino personalizado é uma das principais tendências na educação nos últimos anos, permitindo que os estudantes aprendam de acordo com suas necessidades, ritmo e estilo de aprendizagem.
Com a ajuda de tecnologias e recursos educacionais como a Geekie One, os educadores têm acesso a ferramentas e recursos para garantir uma educação mais ativa, visível e conectada para os (as) estudantes. Confira aqui a experiência do Colégio Winnicotti, uma das escolas parceiras nessa construção.
Como funciona o ensino personalizado?
O Winnicott é um Colégio regular especializado em atender alunos que apresentam um ritmo próprio na aprendizagem, decorrente de questões cognitivas, emocionais e/ou neurológicas.
Desde sua fundação, em 1996, o material pedagógico utilizado na escola é personalizado para atender às necessidades individuais das crianças e jovens, independentemente de sua série e de seu grupo de estudo.
Assim, é possível desenvolver as habilidades de aprendizagem e uma base pedagógica sólida, tão necessárias para a aquisição de qualquer conteúdo. Afinal, o objetivo é preparar o aluno para o futuro, e não colocá-lo em uma bolha de proteção.
A parceria com a Geekie One veio para somar na qualidade desse ensino: possibilita que a personalização ocorra tanto no uso do material físico quanto do material digital, já que os professores selecionam – dentre uma infinidade de opções – os capítulos mais adequados para cada aluno.
Além disso, é possível personalizar as formas de avaliação, demandando maior ou menor complexidade nas questões, conforme as possibilidades dos estudantes.
A personalização está, inclusive, nas capas do material impresso: todas iguais para todas as disciplinas e para todos os alunos. Isso impossibilita comparações do nível de desenvolvimento do aluno dentro e fora da escola – com irmãos, amigos etc.
Leia Mais: personalização do ensino com Geekie One
Modelo de ensino autônomo com Geekie One
O registro do estudante revela que a autonomia está sendo trabalhada em duas frentes: uma mais operacional, relacionada ao manuseio da tecnologia, dos dispositivos e de materiais, e outra voltada às novas formas e arranjos de aprender.
Os alunos são responsáveis pelos cuidados de seus dispositivos, incluindo a limpeza e o carregamento em um carrinho específico para isso. Também fazem seu próprio login, acessam a plataforma e fazem pesquisas de forma autônoma. Dentro da Geekie One, acessam links, fazem tours virtuais, entregam atividades e acompanham seu desempenho.
O desenvolvimento desta autonomia não consiste em entregar a ferramenta ao estudante e deixá-lo seguir sozinho. É fundamental trabalhar a cultura da autonomia na escola diariamente, cabendo aos educadores apontar caminhos e garantir segurança para os estudantes seguirem construindo juntos.
Desenvolvimento da cultura digital na escola
Antes da implantação da Geekie One, os estudantes do Colégio Winnicott desenvolviam a habilidade tecnológica de forma isolada, em aulas pré-determinadas. Com a plataforma, ganharam autonomia para desenvolver suas atividades graças à vivência no dia a dia e da construção de uma cultura digital na escola.
A implementação da cultura digital nas escolas traz uma série de vantagens para a educação. As aulas se tornam mais interativas e atraentes, o que estimula o interesse dos alunos em aprender.
Com o acesso às mais diversas informações e recursos online, também há um incentivo à exploração de novas ideias e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo digital.
A Geekie One proporciona, assim, uma educação conectada com as necessidades e os objetivos de cada estudante – ampliando a capacidade de adaptação e o acesso aos recursos digitais para a superação das limitações. Promovendo aceitação, acolhimento, reconhecimento, legitimidade e condições de vida.
Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Leia o artigo Como tornar o ensino personalizado possível no blog InfoGeekie.