Das famílias ao MEC, conheça os principais reconhecimentos nos mais de 10 anos da Geekie

Artigos

A Geekie foi a única empresa educacional selecionada pelo MEC para elaborar simulados oficiais de preparação para o Enem. Também ganhou diversos prêmios ao longo de mais de uma década de existência, como WISE Awards, Innovation Fellowships, Top Educação, entre outros.  E, recentemente, o Geekie One — plataforma educacional da Geekie —  foi apontado como o melhor material de ensino do Brasil em uma pesquisa do Escolas Exponenciais. Conheça aqui a trajetória de premiações da nossa empresa. 

A Geekie nasceu em 2011 e acumulou várias conquistas ao longo desses mais de 10 anos de vida. Nossa tecnologia de personalização da aprendizagem já foi utilizada por 12 milhões de estudantes no Brasil e fomos a única empresa educacional para os simulados do Enem do Ministério da Educação (MEC). 

Além disso, a Geekie ganhou 11 certificados e premiações nacionais e internacionais, além do reconhecimento do PNUD como um exemplo de empresa que implementa métodos inovadores e das famílias como o melhor material didático do Brasil. Conheça aqui nossa trajetória.

Geekie integra o Banco de Propostas Inovadoras do INEP

Em 2013, a Geekie entrou para o Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O banco tem como proposta facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil a conteúdos didáticos e simulados de avaliações. 

A Geekie foi reconhecida pelo seu método de avaliação alinhada aos parâmetros do Enem, por isso, passou a compor o banco ao lado de apenas mais duas outras iniciativas. Fazer parte desta seleção significa o reconhecimento à qualidade e aos rigores técnicos e acadêmicos na aferição de resultados das aprendizagens de estudantes brasileiros da educação básica.

Geekie tem presença marcante no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC 

Em 2016, a Geekie se tornou a primeira e única plataforma de aprendizagem adaptativa credenciada pelo Ministério da Educação. Além disso, fez parte do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino público brasileiro. 

Essa publicação teve uma importância enorme na disseminação de tecnologias aos sistemas de ensino público. Também estimulou a  criação de tecnologias educacionais por pessoas físicas, instituições de ensino e pesquisa, e organizações sociais. Além disso, contribuiu para o fortalecimento da produção teórica, voltada à qualidade da educação básica, que se concretizou por meio da criação de novas tecnologias educacionais.

Geekie Games atendeu mais de 12 milhões de estudantes brasileiros(as)

Na mesma época, em 2016, foi criado também o programa “A Hora do Enem”, portal de estudos online, aberto a estudantes de ensino público, onde era oferecido o Geekie Games. O aplicativo permite que os(as) alunos(as) selecionem a faculdade e o curso que desejam fazer, quanto tempo pretendem estudar diariamente e, através de simulados e exercícios diagnósticos, traça um plano de estudos para que ele ou ela atinja seu objetivo.

“Fomos escolhidos como plataforma oficial do MEC por três motivos. Primeiro: temos a capacidade de atender milhões de estudantes por causa da nossa tecnologia de ponta. Segundo: nossa linguagem gera proximidade com os(as) estudantes. Terceiro: a confiabilidade e a credibilidade de nossas avaliações”, analisa Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie. 

Foi com a chancela e a parceria com o MEC que a Geekie atingiu os(as) 12 milhões de estudantes, em todas as cidades brasileiras, de escolas públicas e privadas. A tecnologia de recomendação personalizada do Geekie Games, baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI) usada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também foi empregada no Geekie One, a plataforma de educação baseada em dados da Geekie. Ela está presente principalmente no Geekie Teste e no Plano de Estudos Personalizado, que recomenda exercícios com base nas dificuldades e facilidades dos alunos e das alunas de forma automática, reconhecidas a partir das interações dos(as) estudantes com a plataforma.

Geekie One foi eleito o melhor material didático do Brasil!

Em 2021, um levantamento conduzido pelo Escolas Exponenciais, líder em pesquisa e apoio estratégico para instituições de ensino, apontou o Geekie One como o melhor material didático do país.

A pesquisa “Diagnóstico Nacional da Educação”, que contou com respostas de mais de 400 instituições de ensino, 14 mil professores(as) e 130 mil famílias, buscou entender  quais são os sistemas de ensino mais bem avaliados do Brasil por pais, mães e responsáveis dos(as) estudantes. A notícia foi repercutida também pelo jornal Folha de S.Paulo em sua edição online de 5 de agosto de 2021.

Conheça também outros prêmios e certificações da Geekie

Prêmio Empreendedor Social

Em 2014, concorrendo com mais de 100 competidores, a Geekie conquistou o primeiro prêmio de expressão internacional: o Prêmio Empreendedor Social, da Folha de S. Paulo. Com essa vitória, a Geekie passou a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e a Rede Schwab de Empreendedores Sociais.

Selo de qualidade do BID

A parceria entre a Geekie e o governo do Mato Grosso do Sul para preparar alunos(as) de escolas públicas para o Enem ganhou o Prêmio Gobernarte 2014 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o banco, 96% dos(as) estudantes beneficiados consideraram a plataforma online da Geekie uma “peça-chave nos seus estudos”. O BID entregou um selo de qualidade à Geekie e preparou um relatório digital, redigido em espanhol, para divulgar os quatro projetos vencedores do Gobernarte para prefeituras e Estados de toda a América Latina e do Caribe.

Premiação do Innovation Fellowships

Em 2015, Claudio Sassaki foi o primeiro brasileiro premiado pelo programa Innovation Fellowships, grupo seleto formado por 13 “inovadores que estão mudando o mundo”, eleitos pela revista Wired do Reino Unido (uma das principais publicações de tecnologia e inovação do mundo).

Reconhecimento do PNUD

Ainda em 2015, a Geekie foi reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como um exemplo de empresa que implementa métodos inovadores, escaláveis e comercialmente viáveis de negócios inclusivos. E, por isso, a Geekie foi incluída no relatório “Mercados Inclusivos no Brasil: desafios e oportunidades do ecossistema de negócios”

O documento foi feito baseado em um mapeamento em mais de 30 países das experiências mais inovadoras em educação. O trabalho foi coordenado pelo Porvir em parceria com três organizações que são referência global em pesquisa e disseminação de inovações na educação: Edsurge (Estados Unidos), Innovation Unit (Reino Unido) e World Innovation Summit for Education (WISE, do Catar).  

Prêmio Top Educação

Além de figurar no relatório do PNUD, naquele ano, a Geekie recebeu o Prêmio Top Educação, promovido pela Editora Segmento. A empresa levou o prêmio de software educacional mais lembrado do mercado, o que é um importante reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

A decisão foi baseada em uma pesquisa quantitativa de participação espontânea cujo objetivo é apontar as marcas mais lembradas entre as empresas que atuam na área de educação.

Melhor Empresa B para o mundo

Em 2018, a Geekie ganhou mais uma certificação global como reconhecimento do impacto positivo que causa na sociedade. A empresa foi escolhida pela americana B Lab como uma das Melhores Empresas B para o Mundo em 2018, na categoria Agentes da Mudança, estando entre as 10% melhores empresas da comunidade global em critérios como impacto positivo, governança e relevância. A conquista é resultado da Análise de Impacto B (BIA). O método BIA é a ferramenta que a ONU escolheu para aproximar as empresas privadas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio.

Leia também:

Faça parte da rede de escolas inovadoras que usam o Geekie One. Peça uma demonstração.
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square