Claudio Sassaki, CEO da Geekie, participa de bate-papo com o pai da Teoria das Múltiplas Inteligências

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Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie, foi convidado para participar de um evento com Howard Gardner, o pai da Teoria das Inteligências Múltiplas, em março. No bate-papo, promovido pela Knowledge Exchange Sessions (KES), Sassaki levou uma pergunta elaborada a partir das contribuições dos(as) mantenedores(as) das escolas parceiras. Assista ao vídeo para saber como foi o encontro.

“Como resultado da pandemia mundial, quase todas as escolas tiveram que se adaptar, tanto aos modelos de ensino a distância quanto aos modelos híbridos de aprendizagem. Nesse contexto, como a tecnologia pode promover, por meio de plataformas, o desenvolvimento de ‘As Cinco Mentes para o Futuro’ e quaisquer práticas recomendadas positivas usadas por professores que você viu e que poderia compartilhar conosco?”.

Esta foi a pergunta que Claudio Sassaki, CEO da Geekie, fez a Howard Gardner – cientista das inteligências múltiplas e diretor-sênior do Project Zero, da Universidade de Harvard – em um evento da Knowledge Exchance Sessions (KES), em março deste ano. Essa pergunta foi elaborada graças às contribuições do grupo de mantenedores(as) das escolas parceiras da Geekie.

Tecnologia e personalização da educação

No bate-papo, Gardner contou que tem cinco netos. Ele e a esposa (professora de Artes) têm ensinado às crianças, por Zoom e Facebook, com a perspectiva da personalização do ensino. Para ele, a tecnologia tem um potencial enorme para essa personalização da educação. Essa visão conecta com a da da Geekie sobre a importância da inteligência de dados nas escolas. Segundo o especialista, antigamente, somente quem podia pagar um tutor teria uma educação personalizada, ou seja, uma estrutura educacional que respeita a maneira particular de cada um aprender. Hoje a tecnologia dá muitas opções.

Múltiplas inteligências e pluralização

Gardner também explicou que,  com o desenvolvimento da tecnologia, dentro de um contexto pedagógico correto, um aluno ou uma aluna pode ter acesso a um mesmo conteúdo, por exemplo, de 15 formas diferentes. “Algumas pessoas aprendem melhor por meio de configurações artísticas. Outras aprendem melhor por meio da leitura de textos. E há aquelas que aprendem melhor por meio do diálogo”, afirma ele. E ainda cita ele mesmo como exemplo. Examinando sua mente e seu cérebro, percebeu que as inteligências mais preponderantes são a musical e a naturalista.

O especialista também disse que o professor ou a professora pode ensinar de inúmeras formas o mesmo conteúdo, respeitando as diversas formas de aprender de diferentes estudantes. Gardner usa, inclusive, a palavra pluralização para definir esse ensinar e aprender propiciado pela tecnologia.

Quer saber mais detalhes sobre esse encontro? Assista ao vídeo abaixo.

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