Big data na educação: o que é e como usar? – Infográfico

Infográficos // Materiais Gratuitos
Infográfico: Big data na educação

Se você já fez compras online ou assistiu algo no Netflix, já teve contato com big data. Mas qual o potencial do big data na educação? Confira o infográfico

Você talvez ainda não saiba muito bem o que ele é, mas o big data na educação traz inúmeras possibilidades para se aprender mais e melhor. De uma forma simples, big data pode ser definido como um grande volume de dados e informações importantes que precisam de um sistema capaz de interpretá-los. Com uma ferramenta digital, é possível encontrar dados específicos, organizá-los, relacioná-los entre si e analisá-los para que sejam úteis ao profissional em questão.

Como você deve ter adivinhado, o conceito de big data não surgiu especificamente como instrumento educacional, mas já mostrou seu potencial em diversas áreas: servidores de busca online – como o Google ou Yahoo – bancos, companhias aéreas e redes sociais. Tudo que exige busca em meio a grandes quantidades de informação armazenada pode fazer uso de big data.

É por causa dele que, por exemplo, o Facebook é capaz de mostrar anúncios perfeitos para seu perfil: como aquele sapato que aparece com desconto logo depois de você acessar o site da loja. Ou o site de viagens que manda promoções para o seu email, assim que você reservou sua estadia em um hotel. O sistema analisa seu comportamento online (no caso, suas compras e interesses) para oferecer aquilo que é mais relevante para você.

Aplicações do Big Data na educação

Da mesma forma que redes sociais e comércios virtuais utilizam suas informações para indicar os produtos certos para você, plataformas de tecnologia educacional conseguem explorar dados com o objetivo de acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos estudantes. Esse é o grande uso do big data na educação: a medida em que um aluno estuda e completa exercícios em uma plataforma online, o sistema consegue identificar os assuntos que ele domina, as lacunas na aprendizagem e até mesmo sugerir roteiros de estudo que se adequem às suas dificuldades e tempo que dedica à matéria.

É assim que funcionam as plataformas da Geekie: Geekie Lab, Geekie Teste e Geekie Games, com foco, respectivamente, no professor, gestor e aluno. Conheça melhor cada uma das soluções e encontre a melhor para os objetivos da sua escola clicando aqui.

Além da personalização proporcionada pela plataforma, o big data na educação serve como apoio para os educadores; afinal, pode ser analisado diretamente por gestores, coordenadores e professores, que complementam os dados com uma visão de desenvolvimento integral. Eles conseguem, por meio dessas informações, traçar um perfil apurado de cada aluno, compreender sua trajetória, sugerir caminhos para a melhora e reorientar sua prática pedagógica de forma que melhor atenda às necessidades da turma.

Quer saber mais sobre essa tendência para a escola do século 21? Confira o infográfico abaixo e entenda o uso de big data na educação:

Infográfico: Big data na educação

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square