Bate-papo online sobre inovação educacional: dicas de quem usou Design Thinking dentro da escola

Artigos
Design Thinking na escola

Assista ao bate-papo online ‘Inovação Educacional: dicas de quem usou o Design Thinking dentro da escola’. 

Uma das queixas mais constantes entre educadores é que os alunos simplesmente “não se importam”. Há vários motivos possíveis para a falta de interesse e eles passam por dificuldades familiares e o desenvolvimento socioemocional dos jovens até o ambiente criado em sala de aula. Ele é propício para que os estudantes de sintam acolhidos e respeitados ao falar? Ele estimula a curiosidade e o aprendizado ativo ou contribui para centralizar todo o conhecimento na figura do professor?

A situação é ainda mais agravante porque, em geral, caminha em círculos: quando os alunos não são engajados, os professores se sentem frustrados e menos incentivados a preparar aulas instigantes, diferentes, dinâmicas. Quando os professores trazem aulas pouco dinâmicas, o nível de interesse dos estudantes despenca. E assim por diante.

Como o Design Thinking resolveu esse problema?

Frente a essa situação, a orientadora educacional Elisângela Goulart e a coordenadora de curso do Ensino Médio Vanessa Giron, ambas da Escola Técnica Estadual (ETEC) Dra. Maria Augusta Saraiva, em São Paulo, encontraram uma solução inovadora e que cabia no bolso da escola. Trouxeram metodologias de pensamento criativo como o Design Thinking, os mapas mentais e a facilitação gráfica para dentro da escola – e os resultados do primeiro projeto foram tão positivos que essas abordagens passaram a ser usadas nas reuniões de professores e do grêmio estudantil.

Na próxima quarta-feira (20 de abril), às 15h, as educadoras estarão ao vivo em um bate-papo online para contar sobre sua jornada de aprendizado e como o Design Thinking engajou os alunos da escola pública. Também convidamos Reinaldo Campos, publicitário com especialização em Design Thinking. Ele é coordenador do curso de imersão em Design Thinking, da Escola Design Thinking, gerente de educação da Echos, laboratório de inovação e vem para complementar a experiência das educadoras com um olhar mais profundo sobre a abordagem.

Assista ao bate-papo online ‘Inovação Educacional: dicas de quem usou o Design Thinking dentro da escola’. 

Sobre os convidados

Elisângela Goulart é orientadora educacional e Vanessa Giron é coordenadora de curso do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva. A ETEC é administrada pelo Centro Paula Souza, responsável por Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. Elisângela e Vanessa trabalham juntas há três anos e, em 2015, introduziram o Design Thinking para que os alunos identificassem e solucionassem problemas dentro da escola. Um dos resultados foi o projeto que cria um espaço de convivência dentro da escola.

Publicitário com especialização em Design Thinking, Reinaldo Campos é coordenador do curso de Imersão em Design Thinking da Escola Desing Thinking, uma escola de inovação na prática que tem em seu portfólio 10 cursos relacionados à inovação e empreendedorismo. A Escola faz parte da Echos, um laboratório de inovação também composto pela Design Echos, consultoria de inovação e pela Descola, que gera e dissemina conhecimento online.

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square