Dia do Físico: essa data tão importante para a comunidade científica comemora o dia dos(as) profissionais da Física que estudam os fenômenos e as estruturas mais fundamentais da Natureza, e procuram compreendê-la e descrevê-la por meio de leis gerais
A escolha desta data, 19 de maio, como Dia do Físico, não é aleatória, pois faz alusão a um dos anos mais emblemáticos da Física Contemporânea, quiçá de toda história da Física. O ano de 1905 é considerado por muitos o annus mirabilis, ou o Ano Miraculoso, da vida de um dos maiores cientistas de todos os tempos: Albert Einstein (1879-1955). Neste ano, cinco trabalhos publicados por Einstein causaram grande impacto na Ciência e na forma como a Física se desenvolveria dali em diante.
O primeiro deles, descreveu e enunciou o Efeito Fotoelétrico que utiliza da constante de Planck para definir o quantum de energia de um fóton. Este trabalho lhe rendeu em 1921 o prêmio Nobel de Física. O segundo trabalho publicado fora sua tese de doutorado acerca das dimensões moleculares.
O terceiro trabalho trata do movimento browniano, ou movimento aleatório de partículas suspensas em um fluido. O quarto artigo consiste em um “esboço” do primeiro trabalho sobre a Teoria da Relatividade Restrita. O quinto e último artigo deste ano, Einstein formula a famosa equação E = mc2 que estabelece uma equivalência entre massa e energia, como continuação de seus estudos sobre a relatividade restrita.
O impacto dessas publicações fez desse ano uma efeméride que comemora os(as) profissionais que se dedicam à essa Ciência em constante construção. Muitos e muitas cientistas já contribuíram para o desenvolvimento da Física e várias e vários outros ainda o farão.
Profissão de Físico foi regulamentada em 2018
No Brasil, a profissão de físico foi regulamentada recentemente por meio da Lei 13.691/2018. Apesar da recente normatização, a profissão já era exercida em nosso país brilhantemente por diversos físicos e físicas que fazem parte da evolução da Ciência no Brasil e no mundo como César Lattes, Amélia Império Hamburger, Mario Schemberg, Abrahão de Moraes, Marcello Damy de Sousa Santos e tantos outros.
Que este dia nos lembre de incentivar jovens e estudantes a utilizar a Ciência como maneira crítica de interpretar, de ser e estar no mundo e, principalmente, que a Física é para todas e todos.
Autora:
Maya Palmieri, coordenadora editorial de Ciências da Natureza na Geekie, é formada em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora de Física e Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio por 10 anos, atua no mercado editorial desde 2015.