Por que celebramos 06 de maio como Dia Nacional da Matemática?

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No dia 06 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional da Matemática, data escolhida para homenagear o escritor, educador e matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza.

Você sabia que no dia 06 de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Matemática? A data foi escolhida em homenagem ao escritor, educador e matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, que nasceu em 06 de maio de 1895 e construiu sua história como professor de Matemática no Rio de Janeiro.

Foto: malbatahan.com.br

Com esse pseudônimo, escreveu em torno de 120 livros, entre eles “O homem que calculava”, que é sua obra mais conhecida.

Apesar da data comemorativa ter sido criada apenas em 2013 no Brasil, a Matemática é uma ciência que instiga o ser humano desde a antiguidade. Vamos conhecer alguns marcos históricos que moveram o mundo a partir da curiosidade e investigação de matemáticos.

Antiguidade (4000 a.C – 476 d.C) 

  • 570 a. C. – A escola pitagórica e o Teorema de Pitágoras

Hoje se sabe que a relação atribuída ao nome de Pitágoras era conhecida por diversos povos mais antigos do que os gregos. Provavelmente, o que os pitagóricos descobriram foram triplas numéricas compostas por dois números quadrados e um terceiro número quadrado que fosse a soma dos dois primeiros.

  • 300 a. C. – Euclides escreveu “Os elementos”

Composta por 13 livros, esta obra reúne os conhecimentos matemáticos desta época. A apresentação de axiomas para a construção dos conceitos é considerada a maior contribuição de Euclides.

  • Entre 274 a.C. e 194 a.C. – Eratóstenes e o cálculo da circunferência da Terra

Eratóstenes de Cirene foi responsável por, mesmo com meios tão precários, estimar o comprimento da circunferência da Terra. Em resumo, fez um experimento com duas estacas: uma em Siena e a outra em Alexandria, durante o período do solstício de verão. Hoje se sabe que a medida da circunferência da Terra é de 40 075 km e Eratóstenes, a partir de seus conhecimentos e desse experimento, havia estimado a medida em 39 250 km, com um erro mínimo.

  • Séculos I à IV – Surgimento do sistema de numeração indo-arábico 

O sistema de numeração decimal posicional que usamos hoje é de origem indiana e foi difundido no ocidente pelos árabes. A criação de um sistema posicional e de base dez possibilitou a representação de grandes quantidades e a facilitação de operações.

Idade Média (476 d.C – 1453 d.C)

  • 500 – Difusão do uso do número zero no Ocidente

Considerado como um dos fatos mais importantes da humanidade, não se sabe ao certo quando ocorreu a criação do número zero. No entanto, foi por volta dos anos 500 d.C. que o uso deste número foi difundido pela Europa. O zero foi o último dos 10 algarismos do sistema indo-arábico a ser criado. Uma das teorias diz que o símbolo para a representação do nada surgiu a partir do uso dos ábacos pelos Hindus. Esse conceito acelerou o desenvolvimento das operações matemáticas e, muitos anos depois, foi essencial para a criação dos computadores. 

  • 1202 – Representação decimal do Número de ouro

Na construção das pirâmides de Gizé no Egito e na fachada do templo de Partenon na Grécia, a aplicação desse número irracional já podia ser percebida. O Número de ouro pode ser encontrado em padrões na natureza e foi amplamente utilizado em obras de arte. Conhecido também como razão áurea, teve sua representação decimal explicitada apenas em 1202 por Leonardo Bigollo Pisano, popularmente conhecido como Fibonacci.

Idade Moderna (1453 d.C – 1789 d.C) 

1637 – Sistematização do Plano Cartesiano

Neste ano foi publicada, por René Descartes, a obra “La Géométrie” em que é sistematizado o conceito de Plano Cartesiano como conhecemos hoje. A ideia de Descartes foi representar objetos geométricos, como retas, curvas e circunferências, por meio de equações algébricas. Assim, esse trabalho foi responsável por apresentar uma correlação direta e profunda entre Álgebra e Geometria. Consequentemente, situações que eram modeladas por meio da geometria poderiam ser analisadas pelo viés algébrico e vice e versa. Esta relação é a base de uma das áreas da Matemática: a geometria analítica. 

  • 1637 – Conjectura do Último Teorema de Fermat

Pierre de Fermat foi um famoso matemático conhecido, principalmente, por seus estudos acerca da Teoria dos Números. O chamado “Último Teorema de Fermat”, de forma simplificada, diz que não há solução para uma equação do tipo xn+yn=zn, com x, y e z naturais e n sendo um inteiro maior que 2. Entretanto, Fermat não disponibilizou a demonstração de seu teorema e  apenas escreveu, em um livro de Álgebra, que a margem era pequena demais para caber todo o raciocínio. Devido ao fato de, por anos, não ter sido demonstrado, o “Último Teorema de Fermat” ficou conhecido como um dos “Problemas do Milênio”.

  • Entre 1777 e 1855 – Gauss e a soma de termos de uma Progressão Aritmética

Um professor pediu que sua turma somasse os números de 1 a 100 para mantê-los ocupados. Então, um dos estudantes notou que as somas 1 + 100, 2 + 99, 3 + 98, e assim por diante, resultam em 101, e multiplicando o número por 50 obteve rapidamente a resposta 5050. Foi assim que, ainda criança, Karl Friedrich Gauss, mais tarde intitulado príncipe da matemática, criou a fórmula da soma dos termos de uma progressão aritmética.

  • Entre 1707 e 1783 – Demonstração da relação de Euler

Existe uma correspondência entre o número de vértices, faces e arestas de um poliedro convexo que pode ser traduzida pela relação V – A + F = 2. Leonhard Euler foi o primeiro matemático a fazer uma demonstração rigorosa deste fato. A relação de Euler mostra como o estudo de padrões geométricos pode ser simples e grandioso ao mesmo tempo, já que é facilmente entendido por estudantes do ensino básico e um pressuposto fundamental para o estudo da topologia em universidades.

Idade Contemporânea (1789 d.C –  dias atuais)

  • 1936 – Criação do prêmio Medalha Fields

A Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, também conhecida como Medalha Fields, é o prêmio concedido a matemáticos a cada quatro anos durante o Congresso Internacional da União Internacional de Matemática.

Foto: https://www.rpm.org.br/cdrpm/86/2.html

Esse prêmio é considerado a maior honraria que um(a) matemático(a) pode receber devido às suas contribuições na área, sendo comparado ao prêmio Nobel. A criação desse prêmio teve grande colaboração do matemático canadense John Charles Fields e foi entregue pela primeira vez, em 1936, para o matemático finlandês Lars Ahlfors e o matemático norte-americano Jesse Douglas.

Em 2014, Artur Avila recebeu a medalha Fields.

Ele é o único brasileiro que conquistou esse mérito, até o momento.

  • Entre 1943 e 1946 – Criação do primeiro computador

Por definição, os computadores são máquinas capazes de efetuar cálculos e processar dados. Sendo assim, a história do computador inicia-se em 2000 a.C., com a criação do ábaco. Outras máquinas foram desenvolvidas ao longo da história, mas foi em 1830 que Charles Babbage construiu um protótipo que mais tarde seria o ponto de partida para a criação do primeiro computador.

Em 1939, Alan Turing recebe apoio financeiro inglês para comandar uma equipe secreta focada em decifrar códigos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, o que foi possível com a ajuda da máquina Enigma. Após a guerra, Turing contribuiu para a criação do primeiro computador americano e desde então a evolução dessas máquinas foi constante, nos trazendo até aqui, com dispositivos cada vez menores e mais potentes.

  • 1994 – Demonstração do último teorema de Fermat

O teorema enunciado em 1637 constituiu um verdadeiro desafio para os matemáticos e demorou 357 anos para ser demonstrado. Andrew Wiles é o responsável por esse feito e teve a prova publicada em dois artigos que totalizam 129 páginas. Até hoje é um mistério para os cientistas se a demonstração que Fermat obteve de fato existiu, já que os métodos usados por Wiles na demonstração eram desconhecidos na época em que a conjectura foi feita. 

  • 2018 – Dia Internacional da Mulher matemática

O Dia Internacional da Mulher matemática é comemorado em 12 de maio, dia do nascimento da iraniana Maryam Mirzakhani. Ela foi a primeira e única mulher que, até o momento, recebeu a Medalha Fields. A data foi instituída apenas em 2018, quatro após o recebimento da medalha e um ano após sua morte.

Através desta linha do tempo, podemos perceber que a matemática está em tudo e pode ser estudada por qualquer pessoa, basta um pouco de curiosidade! A criação desta data comemorativa, incentiva atualmente muitas instituições a promover atividades educativas e culturais relacionadas à disciplina e, assim, demonstrar a beleza e importância da matemática em nossas vidas.

Para muitos estudantes, a matemática é um desafio, mas não precisa ser cheia de regras e fórmulas. Em sua trajetória, Malba Tahan procurou ensinar contando histórias e os problemas enunciados por ele até hoje são usados como atrativo para boas experiências de aprendizado. Você que é professor(a) Geekie One pode encontrar alguns problemas de Malba Tahan em nosso material como o problema do Xadrez, no capítulo Potenciação e radiciação com números naturais sugerido para o 6º ano e o problema dos 35 camelos, no capítulo Operações com números racionais sugerido para o 7º ano.

Feliz Dia Nacional da Matemática!

Referências:

Autores:

Renan Gava de Souza, Editor de Matemática da Geekie e Mestre em Matemática pelo IME/USP
Izabela Ananias, Editor de Matemática da Geekie e Mestre em Matemática pelo IME/USP
Vinícius Júnio Pereira de Oliveira, Editor da Geekie, professor de Matemática e Mestrando em Educação Matemática pela UFV.
Danielle Guimarães Hepner, Analista de Avaliações da Geekie e Professora de Matemática e Graduada em Matemática pela UFF.

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