PISA-S: conheça o Colégio Ueda Peçanha, destaque internacional nesta avaliação

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A Educação Básica é o pilar que fundamenta a vida futura das crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo que é o lugar onde eles passam parte de sua infância, também é o espaço onde desenvolvem as principais habilidades para a vida adulta.

Por isso é tão importante contar com um colégio que busque ir além da formação acadêmica, e que também invista em uma formação completa e de qualidade. Esses podem ser grandes diferenciais para as famílias.

Nesse contexto, a prova PISA-S é uma ótima ferramenta para mensurar resultados. De nível mundial, essa avaliação considera as habilidades mais subjetivas que devem ser estimuladas durante o desenvolvimento dos(as) estudantes.

Neste artigo, vamos apresentar o PISA-S e, ainda, uma perspectiva do Colégio Ueda Peçanha, destaque internacional nesta prova. Confira a entrevista que fizemos com o diretor executivo e fundador, Wesley Peçanha, e entenda como transformou a escola em uma referência no ensino humanizado e de qualidade.

O que é o PISA-S?

O PISA-S, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, é uma extensão do renomado PISA, que foi adaptado para avaliar habilidades socioemocionais e competências essenciais para o mundo atual.

Desenvolvido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), surgiu como resposta à necessidade de medir não apenas o conhecimento escolar, mas também as habilidades práticas e socioemocionais dos(as) alunos(as).

Além disso, o PISA-S abrange situações do cotidiano, valorizando a aplicação do conhecimento e das habilidades em contextos reais e avaliando as competências como colaboração, criatividade e resiliência. 

Importância da prova PISA-S para a avaliação das escolas

A abordagem inovadora do PISA-S ajuda a preparar os(as) estudantes para as demandas do século XXI, em que habilidades práticas e sociais são tão cruciais quanto o aprendizado de conteúdo tradicional. 

O PISA-S também se constitui em uma ótima ferramenta para avaliar as escolas, permitindo que as instituições compreendam o impacto de suas abordagens pedagógicas em relação ao desenvolvimento integral de seus(suas) estudantes.

Da mesma forma, as famílias desses(as) alunos(as) podem buscar no exame escolas com melhor avaliação e, consecutivamente, priorizar uma educação de maior qualidade.

Conheça um pouco sobre o Colégio UEDA Peçanha

Criado há mais de 10 anos, o Colégio UP fica localizado na cidade de Macaé, interior do Rio de Janeiro. Segundo Wesley Peçanha, diretor e criador da escola, o objetivo inicial era oferecer um ensino de qualidade para os(as) estudantes da região.

“A proposta era ter o colégio no interior do estado que não deixasse a desejar para nenhuma instituição educacional da capital”, relata Peçanha.

Conhecida como a capital brasileira do petróleo, Macaé acaba recebendo pessoas de diferentes partes do país, que vão para a cidade no intuito de atuar na extração do óleo. 

“Vem uma pessoa da Bahia e compara o ensino da Bahia com o nosso. Vem de São Paulo e compara o ensino São Paulo com o nosso. E eu consigo ter uma qualidade de ensino similar, no mesmo eixo das principais escolas da capital. A gente não deixa a desejar e consegue captar esse público que vem de fora”, afirma o diretor.

“Tirar o melhor do aluno sem tirar o sorriso do rosto”

Mesmo que oferecer uma educação de alto rendimento seja um dos principais objetivos do Colégio Ueda Peçanha, os aspectos emocional e humano não são deixados de lado nesse processo. 

De acordo com o que relatou o diretor Wesley, uma das formas de dar suporte aos estudantes é evitar situações que causem procrastinação e gatilhos de ansiedade. Por meio da plataforma Geekie One, os(as) professores(as) aplicam atividades diárias, como temas de casa.

Assim, em vez de acumular tarefas a serem feitas no final do trimestre, os(as) alunos(as) vão desenvolvendo as atividades de maneira diluída, aliando o volume de conteúdos necessários com o cuidado com a saúde mental. 

“Quando a gente fala de alto desempenho, é fazer com que o aluno produza todo dia um pouco pra que ele tenha alto desempenho sem mexer na parte psicológica. Eu tenho que tirar o melhor do aluno sem tirar o sorriso do rosto, quero que ele dê o melhor dele. Agora, o melhor dele vai até onde ele consegue produzir.”                      – Wesley Peçanha.

Além de gerenciar os conteúdos aplicados, Wesley conta que é realizada uma aula toda semana sobre inteligência emocional. Durante esses momentos, os(as) docentes abrem um espaço de escuta para os(as) estudantes, que expõem suas dores e dificuldades.

A partir desses relatos, é possível tomar medidas visando o suporte aos(as) alunos(as), além de mapear o que acontece na escola e evitar questões como o bullying. Nas terças e quintas, também há professores(as) de plantão prontos(as) para oferecer apoio sobre questões emocionais, mas também sobre assuntos relacionados às aulas.

5 fatores que influenciam na hora de uma boa avaliação da escola no PISA-S

Para que o Colégio Ueda Peçanha pudesse alcançar um alto desempenho no PISA-S, foi necessário trabalhar diversos fatores no processo de educação. Além do conhecimento escolar, desenvolver boas práticas pedagógicas e investir na formação docente são dois tópicos essenciais.

Além disso, integrar famílias no processo e dar suporte aos(às) estudantes também podem ser considerados fatores decisivos para garantir bons resultados. Confira, nos tópicos a seguir, os cinco principais pontos de influência para um desempenho sólido no PISA-S.

  1. Práticas Pedagógicas

As práticas pedagógicas são pontos importantes para atingir um ensino de alta qualidade. Wesley Peçanha relatou que, desde o início do primeiro ano letivo, em 2014, vem trabalhando em cima de 3 pilares que julga essenciais: autonomia, responsabilidade e comprometimento.

Conforme ele conta, “eu preciso desenvolver um aluno pensando nessas três características, caso contrário, não tem resultado dele e não tem resultado da escola”. Além disso, é preciso adotar técnicas de ensino focadas na aprendizagem ativa, na colaboração, bem como  na aplicação prática do conhecimento.  

  1. Gestão orientada por dados

Outra parte essencial do processo formativo é o corpo docente. Os(as) professores(as) têm maior contato com os(as) estudantes no dia a dia, por isso, precisam estabelecer uma relação mais próxima, a fim de entender quais mudanças devem ser adotadas na aplicação da aula. 

Nesse sentido, um exemplo é a dinâmica de revisar as tarefas que têm menor número de acerto. Em muitos casos, retomar a matéria com uma outra abordagem pode ser o diferencial para que os(as) alunos(as) compreendam melhor o assunto.

Wesley ressalta que o Geekie One é importante para que esse feedback seja possível. “Ele me deu a condição de o professor olhar o trabalho dele e avaliar se o trabalho foi bom ou não”.

Há também um direcionamento sobre os temas aplicados no Geekie One. De acordo com o diretor executivo, a cada cinco questões passadas, ao menos duas das cinco questões aplicadas devem ser discursivas.

Além disso, Wesley também ressalta a importância dos(as) docentes na obtenção de um alto desempenho no PISA-S. “A união dos professores, junto à gestão e o entendimento desta equipe a essa proposta, é que fez o sucesso”.

  1. Envolvimento dos Pais

Para além da escola trabalhar toda a estrutura ao redor dos(as) estudantes, é preciso também que as famílias tenham participação ativa nesse processo. 

Desse modo, o Relatório de Desempenho do Geekie One é uma ferramenta crucial. Isso porque o documento dá à família a possibilidade de acompanhar a trajetória dos(as) filhos(as) de maneira detalhada, mesmo não podendo ir até à escola de forma presencial.

“O relatório, que toda semana está no e-mail do pai e da mãe, fez com que os pais fossem mais responsáveis com o resultado dos seus filhos. Isso ajudou muito, porque eu tenho pai que passa quinze dias sem entrar na plataforma. Esse pai não sabia nada do filho nos quinze dias que ele estava na plataforma. Então o relatório da Geekie fez com que os pais fossem mais ativos, fossem mais próximos da produção dos seus filhos”, relata Wesley Peçanha.

A partir do acompanhamento detalhado que o relatório oferece, escola e família podem identificar pontos que devem ser melhorados no processo de aprendizagem.

  1. Suporte aos Alunos e Personalização do Ensino

Embora a valorização da saúde emocional seja importante, para que os(as) estudantes possam ter um desenvolvimento adequado é preciso ir além, com outros tipos de suporte durante o período escolar.

Durante a conversa, o diretor Wesley deu o exemplo das diferentes formas de aprender que cada criança pode ter. Da mesma forma que um(a) estudante pode ter mais facilidade de aprender lendo, outro pode absorver melhor através dos sons, ou até mesmo lendo em voz alta. Esse suporte individualizado que é oferecido pelos(as) docentes aos(às) alunos(as) é importante para atender suas necessidades emocionais e educacionais.

  1. Preparação para o futuro

Uma abordagem educacional que antecipe as demandas do futuro, promovendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade é o ponto-chave final.

Essa mentalidade deixará os(as) alunos(as) preparados para serem cidadãos conscientes e produtivos em um mundo em constante evolução. Dessa maneira, Wesley Peçanha direciona sua visão com o objetivo de acolher os(as) estudantes e torná-los protagonistas.

“Receber o aluno com a estima na sola do pé e entregá-lo com sonhos a serem realizados na universidade tem a ver com uma construção muito forte de personalidade” – Wesley Peçanha

Para conseguir atingir esse objetivo, Peçanha defende que a escola deve entender a complexidade do processo formativo e qual deve ser o seu papel nesse contexto. “A escola precisa entender que é muito mais do que conteúdo. O que a gente quer é receber um aluno e dar a ele condições de evoluir, conquistar seus sonhos”.

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