Peer to peer é o termo em inglês para aprendizagem por pares. Preparamos um infográfico com 5 passos para aplicá-la em sua sala de aula!
Peer to peer (que significa “de igual para igual”, em inglês) também pode ser conhecida como aprendizagem por pares. A ideia central é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos.
Para trabalhar com peer to peer, o educador organiza a turma em pares – porém, essa organização não é aleatória, e sim intencional. Isso quer dizer que dois alunos não são agrupados por acaso; eles devem ter habilidades e conhecimentos complementares para que ensinem um ao outro. Aquele que explica se beneficia tanto quanto aquele que recebe a informação, já que a repetição e a prática garantem seu aprendizado no longo prazo.
Outros benefícios da abordagem peer to peer é que ela desenvolve habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os alunos.
Baixe gratuitamente: 5 infográficos sobre inovação educacional
Inove sempre: Pokémon Go e educação: capture a atenção de seus alunos
A supervisão é necessária nessa configuração para que um aluno não domine a dupla, o que pode acontecer quando se unem um estudante tímido e outro, de personalidade forte ou características de liderança mais desenvolvidas. É importante que ambos tenham espaço e se sintam confortáveis para se expressar.
As duplas devem trabalhar por um objetivo comum, a ser definido pelo educador – ao contrário de outras abordagens, em que o resultado está em aberto, dependendo do interesse do alunos, aqui, há uma meta a ser atingida (ainda que o caminho até a meta possa variar de dupla para dupla). Assim, o professor consegue garantir a troca equilibrada entre indivíduos.
Gostou da abordagem peer to peer e quer colocá-la em prática? Preparamos um infográfico explicando os cinco passos para o uso da aprendizagem por pares. Confira:
Peer to peer: 5 passos para a aprendizagem por pares
Acesse mais infográficos sobre educação inovadora: Pequeno manual de Gamificação
Já usou o peer to peer em sala de aula? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários abaixo! Gostaria de ver outras abordagens inovadoras em infográfico? Deixe sua sugestão!