Neste artigo, Fabio Aparecido ensina uma forma de trabalhar a matemática interdisciplinar aliada à química, utilizando como base uma estrutura molecular de fulereno. Confira:
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Todos os anos, eu sempre peço para os alunos construírem um sólido geométrico como conclusão do ano letivo, isto em todas as salas e séries do ensino médio. A finalidade deste tipo de atividade é a de trabalhar a questão da situação-problema que envolve o sólido geométrico, assim como sua solução. Além disso, trabalha também a colaboração em equipe, a troca de experiências, a valorização da auto-estima, sempre seguindo a linha dos quatro pilares da matemática (leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico).
Sempre procurei trabalhar exercícios que envolvam a questão da interdisciplinaridade, ao longo dos meus 16 anos de atuação como professor de escola pública. Isto porque o aluno precisa saber onde são aplicados os modelos matemáticos e eles devem fazer sentido para suas resoluções. O tema Fulereno surgiu durante a resolução de uma dessas situações-problema, para uma turma da 3ª série do ensino médio (veja no vídeo).
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COMO APLICAR ESTE PROJETO NAS AULAS DE MATEMÁTICA?
Lembre-se que esta atividade é apenas uma sugestão e que você pode fazer alterações conforme forem as condições dos alunos e da sua escola. Antes de programar esta atividade, converse com o professor(a) de química e, em seguida, com a coordenação pedagógica e a direção da escola. Explique o que vai acontecer e quais são os procedimentos didáticos.
Esta atividade foi realizada com os alunos da 3ª série do ensino médio no 4º bimestre, como trabalho final de conclusão do ano letivo. Você poderá incluir também, se possível, uma entrega deste trabalho na forma de monografia, dentro nas normas da ABNT.
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As etapas para realização são:
1ª etapa: Separe a sala em grupos de no máximo 5 alunos cada. Apresente o vídeo com a situação-problema e peça aos grupos para resolver e apresentar os resultados para os colegas na lousa. Após a apresentação dos resultados dos grupos, mostre a continuação da videoaula para eles verem a solução.
Obs: Caso não tenha projetor na sala de aula, faça uma fotocópia do exercício para cada grupo. (Duração: 2 aulas)
2ª etapa: Peça aos alunos uma pesquisa individual sobre o Fulereno e estipule uma data de entrega. Você pode utilizar como referência este link. (Duração: 1 aula)
3ª etapa: Após a conferência das pesquisas, apresente as fotos do sólido e da estrutura molecular que eles irão construir. Explique que este trabalho será realizado em sala e que será dividido em duas fases: a construção do sólido geométrico e a construção da estrutura molecular. Peça para a sala eleger um representante e separe os alunos em grupos para a construção do sólido geométrico. Marque uma data para os alunos trazerem os seguintes materiais: papelão recortado na forma geométrica de hexágono e pentágono com 50 cm de aresta; durex largo para juntar as faces; tinta para pintar as faces. (Duração: 1 aula)
4ª etapa: Durante o processo da montagem, utilize um local aberto e de fácil acesso. Por causa de seu tamanho, depois de montado, não será fácil movimentar o objeto. É importante que o local seja ventilado, já que o objeto será pintado e a tinta poderá deixar algum odor. Após o término desta etapa, escolha um local para deixar o objeto exposto.
Obs: Fique atento às discussões entre alguns alunos, que podem acontecer durante a montagem. (Duração: 4 aulas)
5ª etapa: Marque uma data para a realização da 2ª fase, a construção da estrutura molecular. Peça aos alunos para trazer os seguintes materiais: palitos de 50 cm de tamanho; bolas de isopor; tinta para pintar a estrutura; cola quente. (Duração: 1 aula)
6ª etapa: Separe dois grupos para a realização das seguintes etapas: pintar os palitos de 50 cm; pintar as bolas de isopor que servirão de conexão entre os palitos. Depois de finalizadas as etapas, escolha 6 alunos para realizarem a montagem da estrutura molecular. Escola um local com as mesmas condições da montagem do sólido geométrico. Assim que esta etapa for concluída, escolha uma local para exposição junto com o sólido geométrico. (Duração: 2 aulas)
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RESULTADO FINAL
QUAIS OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE ESTE PROJETO?
Os conteúdos são:
– O conceito de vértices, arestas e faces;
– O conceito de áreas de figuras planas (pentágono e hexágono);
– O conceito de ângulos internos (pentágono e hexágono);
– A relação de Euler (A + 2 = V + F).
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Além disso, são desenvolvidos nos alunos o trabalho em equipe, a troca de experiências, a valorização da auto-estima e a formação de novos líderes.
Lembre o professor(a) de química para trabalhar a questão da interdisciplinaridade deste projeto também em sua matéria. Você irá perceber que as outras séries irão ficar interessadas e curiosas sobre o projeto e quando eles irão realizar também.
Não esqueça de fazer registrar cada etapa com fotos e vídeos e crie um portfólio para apresentar para a coordenação, direção e reunião de pais. Se possível, para valorizar o trabalho dos aluns, faça a divulgação deste trabalho nas redes sociais e no site da escola.
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Analise, reflita e pense que:
“Juntos iremos quebrar a barreira que existe entre os alunos e a matemática, iremos melhorar os índices e a matemática no Brasil.”
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Sucesso no seu novo desafio.
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