NESTE ARTIGO, FABIO APARECIDO EXPLICA DE QUE FORMA PODEMOS TRABALHAR O KAKURO EM SALA DE AULA ALIADO A LEITURA, INTERPRETAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO. CONFIRA:
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Se você acompanha meus textos, já deve ter percebido que gosto de trabalhar questões como a valorização de experiências anteriores de alunos, a valorização de alunos que por iniciativa própria explicam para os colegas e a movimentação na sala de aula em atividades em grupo.
A ideia da atividade que proporei a seguir surgiu quando um aluno do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico me fez a seguinte questão durante a resolução de um exercício: “professor, o senhor sabe jogar Kakuro?” Naquele momento, pedi para ele explicar o que é e como funcionava o jogo. Em seguida, prometi que iria estudar o caso para aplicar em exercícios futuros.
Pesquisei sobre o que se tratava o Kakuro e acabei gostando. É um jogo dentro dos mesmos moldes do Sudoku, Torre de Hanói e Cubo Mágico, que são jogos que envolvem a leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico.
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COMO FUNCIONA O JOGO KAKURO?
Esse jogo existe em várias modalidades: 3×3, 4×4, 5×5, 9×8 etc. O Kakuro envolve o pensamento lógico para a tomada de decisão sobre as disposições dos números que são colocados, assim como o cálculo, sempre respeitando algumas regras:
- Colocar números de 1 a 9;
- Não é permitido repetir números na mesma linha;
- Não é permitido repetir números na mesma coluna;
- A soma dos números na vertical tem que ser igual a dica relacionada;
- A soma dos números na horizontal tem que ser igual a dica relacionada;
Por exemplo:
Exemplo resolvido:
- A somatória da linha 7+9 = 16,
- A somatória da linha 9+5 = 14;
- A somatória da coluna 7+9 = 16;
- A somatória da coluna 9+5 =14.
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POR QUE TRABALHAR O KAKURO NAS AULAS DE MATEMÁTICA?
Como já mencionei anteriormente, esse jogo envolve o que eu chamo dos quatro pilares do conhecimento matemático, que são a leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico.
Em uma sala de aula, sempre haverão estudantes que resolvem ou resolveram o jogo. Nesse caso, você pode valorizar a experiência desses alunos, porque eles poderão explicar as regras para os colegas. Com isso, você acaba envolvendo a sala, tornando-os mais participativos na disciplina de matemática.
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COMO TRABALHAR O KAKURO NAS AULAS DE MATEMÁTICA?
Lembre-se que essa atividade é apenas uma sugestão e que você pode fazer alterações conforme as condições dos alunos e da escola. Antes de programar essa atividade, converse com a coordenação pedagógica e a direção da escola, explique o que vai acontecer e, se possível, mostre esse artigo como referência.
Os Kakuros que eu trabalho são retirados dos seguintes sites:
Realizei o exercício com alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, ainda no 1º bimestre. A duração da atividade é de 2 aulas. As etapas para realização são:
1ª etapa:
Coloque em um projetor um texto que explique como jogar o Kakuro e peça para os alunos fazerem uma leitura e interpretação. Sugestão de leitura: https://www.sol.eti.br/a/kakuro/
2ª etapa:
Projete em seguida um Kakuro (4×4) e convide alunos para explicar para a sala como funciona o jogo e para o resolverem na lousa. Sugestão de Kakuro: https://www.kakuros.com/
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Durante a atividade, você vai perceber que alguns alunos irão explicar para os colegas que têm dificuldade. Quando apliquei a atividade, não precisei explicar a resolução em nenhum momento, o aprendizado ocorreu através da mobilização dos alunos. Sempre que possível deixe como tarefa de casa. (Sugestão: https://www.sol.eti.br/a/kakuro/passatempo_kakuro_facil_para_imprimir_1.php)
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Não esqueça de fazer os registros desta atividade e colocar num portfólio que poderá ser apresentado na reunião de pais, site ou blog da escola.
Sucesso nos seus novos desafios.
“Juntos iremos quebrar a barreira que existe entre os alunos e a matemática, iremos melhorar os índices e a matemática no Brasil”
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