Geekie One: personalização do ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio

Artigos

Aqui contamos para você o que é a personalização do ensino e seus principais benefícios. Também mostramos como o Geekie One personaliza a aprendizagem em todos os segmentos. Confira!

Para que os estudantes tenham reais condições de progredir no ambiente escolar, é preciso compreender que há diferentes processos de aprendizagem. Os(As) estudantes têm diferentes níveis de aprendizagem, interesses e formas de se expressar, o que faz com que toda sala de aula seja heterogênea.

Nesse sentido, a personalização do ensino vem como uma solução, para que cada estudante possa progredir e aprender de acordo com suas necessidades. Com o apoio de tecnologias, como o Geekie One, a comunidade escolar consegue entender quais aspectos devem ser valorizados ou melhor trabalhados e se planejar para dar o apoio que os(as) estudantes precisam.

Sendo assim, neste artigo vamos trazer uma abordagem completa sobre como a personalização da aprendizagem pode contribuir para uma formação mais qualificada. Para isso, conversamos com Christie Sototuka, designer pedagógica da Geekie.

O que é personalização do ensino?

A personalização do ensino é uma abordagem educacional que reconhece a singularidade de cada estudante e busca atender às suas necessidades individuais. Como Christie Sototuka ressaltou, o ensino personalizado é sobre adaptar o ensino de acordo com as características e requisitos de cada estudante.

“Imagine que, em uma sala de aula, uma professora dê a mesma aula todos os anos para turmas diferentes. No geral, alguns vão acompanhar seu raciocínio e podem aprender algo novo, outros não estarão interessados e ainda existiria um grupo que não foi capaz de acompanhar a aula, pois precisam de algum outro requisito ou diferentes formas de abordagem na aula”, destacou Christie. 

Além disso, a personalização do ensino exige o uso de informações sobre o progresso dos(as) estudantes. Os relatórios fornecidos pelo Geekie One, por exemplo, fazem com que haja um acompanhamento individualizado, o que permite identificar as dificuldades, o engajamento e os pontos fortes dos(as) estudantes.

Sendo assim, a personalização do ensino tem como missão principal a criação de estratégias educacionais que acolham os(as) estudantes em suas características e os engajem no processo de aprendizagem.

Estudos comprovam a eficácia da personalização do ensino

Voltando para os dias atuais, podemos observar a pesquisa Education at a Glance na edição de 2022. Realizada pela OCDE, o estudo faz um comparativo sobre o modelo de educação em mais de 40 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Nos dados que se referem ao Brasil, o estudo aponta que há, em média, 25 estudantes em sala de aula nas escolas. Entre estes alunos(as), estima-se que cerca de 15% serão ótimos em matemática, tendo ainda outros 15% tendo ótimo desempenho em português.

Estes números demonstram que as salas de aula têm estudantes em diferentes níveis de aprendizagem e haverão aqueles com dificuldade em acompanhar as aulas e desenvolver habilidades. Sendo assim, a personalização do ensino vem para oferecer a estes estudantes condições reais de aprender sobre os diversos conteúdos conforme seu processo de aprendizagem.

Outro estudo que aborda sobre o ensino personalizado é o artigo publicado por Liliane Rezende Anastácio, doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). No artigo, Liliane reforça a importância de utilizar as tecnologias digitais para promover uma aprendizagem personalizada.

No texto a pesquisadora ainda traz que é preciso aliar o uso das novas tecnologias com o aperfeiçoamento constante do corpo docente, para que estes tenham cada vez mais condições de oferecer um ensino personalizado aos estudantes.

Principais benefícios da aprendizagem personalizada

A personalização do ensino pode oferecer uma série de benefícios. Embora os(as) estudantes sejam os maiores beneficiados, a comunidade escolar também é favorecida por este modelo de aprendizagem.

Um destes benefícios, portanto, é o fato de o(a) aluno(a) se sentir pertencente ao ambiente escolar. Na medida em que se sente visto e cria uma conexão com seus docentes, o(a) estudante torna-se mais propenso a se “arriscar” nas aulas, como apontou Christie:

“Podemos estender isso para a sala de aula, em que os sentimentos de pertencimento e segurança são muito importantes, pois a partir deles os estudantes podem demonstrar mais abertura para a aprendizagem: arriscam a fazer e responder o que ainda não sabem, tentam, erram, aprendem com seus erros e se desafiam a ir além”, destacou a designer pedagógica.

Ademais, na lista a seguir podemos entender melhor cada um dos aspectos positivos que a personalização da aprendizagem pode trazer.

Como o Ensino Personalizado auxilia o processo de aprendizagem?

  • Planos de ação sob medida: ao entender as complexidades de cada estudante, é possível criar planos de ação personalizados, que atendem às necessidades de aprendizagem específicas, fazendo com que o sucesso acadêmico seja possível;
  • Valorização do esforço e do desenvolvimento individual: com o ensino personalizado há uma maior facilidade de reconhecer e valorizar o empenho dos estudantes em seus estudos, incentivando a alcançar seu potencial máximo;
  • Desafios adequados ao nível de aprendizagem: adaptando o ensino às capacidades individuais de cada estudante, é possível oferecer desafios que estejam de acordo com seu nível de aprendizagem, incentivando-os a avançar em seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e superar desafios.
  • Diálogos profundos e significativos: o olhar personalizado no ensino possibilita a criação de diálogos mais profundos e significativos entre coordenação, professores(as), estudantes(as) e família. Isso facilita a compreensão das necessidades de aprendizagem de cada estudante e o fortalecimento de uma comunidade escolar que apoia seus estudantes.
  • Sentimento de pertencimento e segurança: a personalização do ensino contribui para uma sala de aula onde os estudantes se sentem pertencentes e motivados a aprender. Esse ambiente propicia uma maior abertura para a aprendizagem, encorajando os(as) alunos(as) a se expressarem e a explorarem novos conceitos.
  • Aprendizado através da experimentação e da colaboração: um ambiente personalizado encoraja os estudantes a arriscar, cometer erros e aprender com eles, promovendo uma abordagem de aprendizado mais ativa e colaborativa, tanto com seus colegas quanto com seus professores e suas professoras.

Como a Geekie One personaliza a aprendizagem

O Geekie One é uma plataforma inovadora que coloca a personalização da aprendizagem no centro da experiência educacional. Para isso, utilizamos uma abordagem inteligente e baseada em dados, para atender às necessidades individuais de cada aluno(a).

Desse modo, uma das formas de o Geekie One contribuir nesse sentido é através da flexibilidade no planejamento. Essa flexibilização permite que escolas adaptem seus currículos de acordo com as características e necessidades específicas de suas turmas.

Além disso, a plataforma também fornece informações detalhadas sobre o progresso de cada aluno(a), dando um entendimento completo de suas habilidades, dificuldades e áreas de destaque.

A Coleção Rios na Educação Infantil

Para que os(as) educadores(as) da Educação Infantil possam propiciar uma aprendizagem personalizada às crianças, o Geekie One tem no seu portfólio a Coleção Rios. Essa coleção incentiva a exploração e o aprendizado através de investigações.

Cada tema investigativo oferece uma variedade de vivências, o que permite que os(as) professores(as) façam escolhas de acordo com o perfil da turma e nas perguntas e curiosidades que vão surgindo das crianças. 

Além disso, a Coleção Rios também favorece situações em que as crianças são convidadas a utilizar as mais variadas linguagens, como destacou Christie. “As vivências trabalham com múltiplas linguagens, permitindo que as crianças se expressem utilizando meios como a pintura, a escultura, o movimento corporal e o desenho”.

Portfólio e outras ferramentas no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Uma das ferramentas que auxiliam na personalização da aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais é o portfólio digital.  O portfólio permite que os(as) professores(as) construam narrativas sobre os momentos importantes, compartilhando e aproximando as famílias da trajetória de cada estudante. 

De acordo com o que comentou Christie, “o portfólio digital é uma das ferramentas que permitem a participação das famílias na aprendizagem”. Mas além do portfólio, os(as) estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais também contam com o Estação One para a personalização do ensino.

A Estação One conta com projetos e perguntas investigativas, que são desenvolvidos com a metodologia da aprendizagem baseada em projetos (ABP). Eles permitem que os(as) estudantes mergulhem em um tema, passando por processos de aprofundamento do conhecimento, pesquisa, conversa, trabalho em grupo e criatividade para elaborar uma solução para o projeto. 

Nesse processo os docentes acabam realizando a função de facilitadores, como apontou Christie. “Os resultados das perguntas, anseios, curiosidades e soluções refletem e expressam as características e pensamentos de cada grupo de estudantes”, destaca.

Plano de estudo personalizado no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Assim como em outras etapas da Educação Básica, uma das formas de oferecer a personalização do ensino no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio é através de um plano de estudo que se adequa ao estudante. 

O Plano de estudos personalizado do Geekie One leva em conta as informações dos acertos e erros dos estudantes nos exercícios enviados por docentes durante a semana. A partir disso, a tecnologia do Geekie One identifica os pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados,  criando um plano de estudos adequado para cada estudante. 

Conforme Christie relatou, entre as ações que o plano de estudos personalizado oferece estão “a leitura de capítulos, assistir vídeos sobre o conteúdo, a resolução de exercícios que o(a) estudante errou. Para estudantes que estão indo muito bem, também são propostos novos exercícios mais difíceis”.

Ainda segundo a designer pedagógica, o plano de estudos personalizado costuma ser utilizado pelos estudantes também como forma de se preparar para o Enem e vestibulares. “É muito comum ouvirmos relatos de estudantes que utilizam o plano de estudos como parte de sua rotina, especialmente no Ensino Médio, para ajudar em sua preparação para exames de ingresso no ensino superior”, relatou Christie.

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square