Como conseguir resultados campeões no ENEM

Artigos

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, inicialmente foi criado com a intenção de servir como ferramenta de avaliação da qualidade da educação nacional, se tornando o principal indicativo de nível de ensino no País e ajudando a orientar novas estratégicas políticas para melhorar a educação no Brasil. Posteriormente, se tornou um dos principais instrumentos de seleção para o ingresso nas Universidades públicas e privadas. A avaliação conta com critérios diferenciados que medem competências e não o conhecimento de informações específicas. Assim, a prova não é dividida em matérias, como estamos acostumados, mas em áreas de conhecimento. Mas como orientar os estudantes numa avaliação com tantas especificidades?
Se você tem dúvidas, nós reunimos algumas dicas para ajudar seus alunos e escola a se destacar no ENEM.  Vamos lá?

Oriente os professores

É muito importante que os professores estejam engajados com a preparação de seus alunos. Assim, eles devem procurar conhecer melhor a estrutura da prova para que possam criar estratégias de aprendizado que auxiliem os alunos a melhorar os resultados no ENEM. Por isso, o preparo para o exame deve fazer parte do dia-a-dia dos professores e não somente próximo à data da prova, ou como um estudo separado da grade curricular convencional. Com todos engajados na preparação, os resultados sempre aparecem!

Oriente os alunos

Os alunos precisam estar por dentro de todos os detalhes do ENEM. Esse é um exame de fundamental importância na vida acadêmica, e um marco na conclusão do ensino médio. Afinal, a partir da nota do ENEM é possível ter acesso a diversas universidades que utilizam o exame como critério de seleção. Podem também participar dos programas do Governo como o Prouni e Sisu que oferecem bolsas de estudo em universidades privadas e vagas em universidade púbicas, respectivamente. No entanto, é preciso que os alunos conheçam todos os detalhes da prova e se prepararem com esforço e dedicação, já que se trata de um exame com critérios de conteúdo e avaliação diferenciados das demais provas de vestibular. A visão que os candidatos devem ter diante da preparação para uma prova deve ser semelhante a de um atleta que se prepara para uma competição onde o segredo para o sucesso é treinar.

Realize simulados

Uma ótima maneira de se preparar para o examse é fazer simulados. Provas anteriores ajudam o aluno a conhecer seus pontos fortes e fracos e concentrar os estudos onde realmente interessa. Porém, é importante que os simulados sejam aplicados nas mesmas condições da prova, visando preparar o aluno emocional e fisicamente para enfrentar as exigências do dia exame. Também é importante que os simulados obedeçam à mesma estrutura do ENEM,  dividindo as competências em dois dias consecutivos de prova, e que sejam aplicados periodicamente. Por isso o comprometimento da escola com o simulado é fundamental para o bom desempenho dos alunos.

Ofereça aulas extras

A escola pode criar uma programação diferenciada para os estudantes por meio de aulas extras e prepará-los para o ENEM. Também é eficaz disponibilizar aulas específicas para esclarecer as maiores dificuldades em simulados realizados anteriormente. Ou ainda, aulas com temas que são prováveis de caír na prova. Outra possibilidade de preparação é usar uma plataforma de aprendizagem adaptativa na qual o aluno faz uma avaliação diagnóstica e recebe um plano de estudo personalizado baseado em seu perfil de aprendizado e sua proficiência. A Geekie possui o Geekie Lab, a primeira plataforma de ensino adaptativo do Brasil credenciada pela MEC (Ministério da Educação), que ajuda estudantes a suprir as lacunas de aprendizado e prepara para a prova do ENEM. Sempre que o aluno navega na plataforma, todos os passos são registrados. A inteligência artificial prepara e atualiza planos de aula e orienta a navegação do estudante por um acervo de mais de 600 aulas em uma sequência que obedece a critérios pedagógicos. Com os pontos fracos mapeados, as avaliações periódicas e o conteúdo para revisão, cada aluno ganha a régua e o compasso para traçar ele mesmo seu caminho.

Dedique atenção especial para a redação

A nota da redação é uma das partes mais valiosas na composição do resultado do Enem que é somada às outras quatro notas obtidas nas demais áreas de conhecimento. Por isso, é de extrema necessidade que os alunos tenham um orientador específico para acompanhar o aprendizado, fazer correções e críticas aos textos produzidos. No exame, a redação é corrigida por pelo menos dois professores e leva em conta critérios como o domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, aplicação de conceitos, defesa de argumentos e capacidade técnica e argumentativa para elaborar uma proposta de intervenção ao problema proposto. A preparação pode ser feita com estudo de provas anteriores, elaboração de novos textos que levam em consideração os elementos que serão avaliados na prova real. A plataforma Geekie Lab em parceria com a Redação Nota 1000, ajuda o aluno a praticar redação. Lá, é possível produzir textos que são avaliados por profissionais que corrigem, comentam e dão direcionamento para quem quer melhorar o seu desempenho.
Gostou das dicas? E você, o que tem feito para garantir que os seus alunos tenham bons resultados no Enem? Não deixe de compartilhar com a gente!




New Call-to-action



Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square