COVID-19 nas Ciências Humanas e da Natureza: uma sequência didática interdisciplinar

Para ajudar sua escola a abordar o cenário atual com estudantes, esta sequência didática tem como objetivo debater sobre os fatores biológicos, culturais, econômicos, políticos e sociais que contribuíram para a disseminação global da COVID-19. Confira a proposta de Paulo Bitencourt e Glaucileide Oliveria, designers pedagógicos da Geekie!

Essa sequência didática pretende trabalhar o tema da COVID-19 a partir de uma perspectiva que engloba conhecimentos das áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. As práticas pedagógicas sugeridas podem ser utilizadas nas aulas presenciais ou remotas, através do uso das ferramentas digitais.

A partir da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e das chamadas rotinas de pensamento, pretende-se promover uma compreensão mais ampla sobre a temática da COVID-19 pelos(as) estudantes e contribuir para o desenvolvimento de competências como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico e habilidades como a capacidade de trabalho em grupo e de analisar e resolver problemas complexos.   

Professor(a), essa proposta pode ser utilizada como um todo integrado ou você poderá selecionar alguma das partes para usar com suas turmas. Ela foi pensada para ser realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser adaptada para outras séries dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. 

1ª Parte: Aulas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza sobre a temática da COVID-19.

Metodologia: Sala de aula invertida

A primeira parte dessa sequência é composta por aulas nas áreas de ciências humanas e ciências da natureza sobre a temática da COVID-19.

Adotando a metodologia ativa da sala de aula invertida, os estudantes irão ler textos sobre a temática da COVID-19 que serão utilizados como base para as discussões que serão trazidas durante as aulas. Nesta metodologia os(as) alunos(as) estudam os conteúdos previamente, à distância, através de materiais diversos: videoaulas, textos, podcasts etc. Neste caso, foram escolhidos artigos de mídias digitais para o estudo prévio da turma.

Aulas de Ciências da Natureza

Objetivo de aprendizagem: explicar a reação do corpo humano e a infecção pelo Sars-CoV-2, causador da COVID-19.

Duração: 2 a 3 aulas

Capítulos sugeridos:

  •  7º ano – Imunobiologia
  • 1ª série – Sistema imunitário e linfático

A aula será dividida em duas partes: a primeira será baseada na discussão da leitura e interpretação do texto “Imunologia e a Covid-19” e “A Importância do Isolamento Social no Contexto da Pandemia de Covid-19”. A segunda será voltada para a produção de um infográfico direcionado ao público geral sobre como a COVID-19 age no corpo humano, para ressaltar a importância do isolamento social e as demais medidas de biossegurança.

Parte 1: compreendendo a ação da COVID-19 no corpo humano.

Com base na metodologia de sala de aula invertida, solicite que estudantes façam a leitura prévia dos textos mencionados acima, antes da aula. Para guiar a leitura e a posterior discussão no momento síncrono, você pode solicitar que eles(as) respondam a seguinte questão:

  1. Com base na leitura dos textos indicados, analise as afirmações abaixo e assinale V para as aquelas que você considera verdadeiras e F para as que você considera falsas.
Existem dois tipos diferentes de defesa dentro do corpo humano: a imunidade inata, que já nasce conosco e é responsável pela destruição de invasores genéricos, e a adaptativa, capaz de reconhecer invasores específicos.VF
As células capazes de identificar invasores são denominadas de leucócitos, que agem ligando-se aos microorganismos invasores por meio de receptores.VF
A COVID-19 é uma doença que ataca apenas o pulmão, sem comprometimento de outros órgãos dos pacientes infectados.VF
O Sars-CoV-2 é um vírus letal exclusivamente para pessoas do grupo de risco (idosos, doentes crônicos, gestantes, etc).VF
O isolamento social vertical, no qual apenas os indivíduos do grupo de risco ficam impedidos de circular, tem se mostrado como uma estratégia eficaz para diminuir a propagação da COVID-19.VF

Parte 2: Dúvidas no momento síncrono e exercícios para casa sobre imunobiologia.

Durante o momento síncrono, você poderá passar por cada um dos temas abordados nas afirmações da questão anterior. Tente focar naqueles estudantes que mencionaram mais dúvidas. Após a aula, você poderá enviar como exercício para casa uma atividade com algumas questões do capítulo Imunobiologia (Ciências, 7º ano). Assim, você terá mais uma evidência do progresso da turma quanto a construção desses conceitos.

Parte 3: Produção de infográfico

Esse momento de aula será dedicado à produção do infográfico, digital ou físico. Essa construção poderá ser feita em grupo ou individual. É importante citar os componentes que você espera identificar nas produções. Aqui vão algumas sugestões:

  • O que é o Sars-CoV-2?
  • Como se dá o contágio desse vírus na população?
  • Medidas de prevenção.
  • A importância do isolamento social, mesmo com a reabertura parcial dos serviços públicos.

Aulas de Ciências Humanas

Objetivo de aprendizagem: analisar os fatores culturais, econômicos, políticos e sociais que impulsionaram o avanço tão rápido da COVID-19 pelo mundo.  

Duração: 1 a 2 aulas

Antes da aula: peça aos(às) estudantes para lerem o texto Covid-19: o vírus da globalização e fazer anotações dos pontos mais importantes, dúvidas e ideias que surgirem ao longo da leitura. Além do texto sugerido, você também pode indicar outro conteúdo a ser estudado pela turma como um capítulo do Geekie One, uma videoaula, um podcast, entre outros.  

Durante aula: promova um debate sobre os fatores que favoreceram a disseminação global da COVID-19. Para isso, o texto lido previamente servirá como norteador para os questionamentos que serão levantados através das discussões em grupo. Faça a mediação das discussões permitindo que todos(as) possam participar e expressar suas ideias e ouvir os outros(as) com respeito e empatia.  

Temas como globalização, fronteiras, meios de transporte e relações políticas e econômicas do cenário mundial atual serão fundamentais para o entendimento dos(as) estudantes. No momento que surgirem dúvidas, intervenha trazendo explicações orientadas sobre conteúdos e conhecimentos da área o(a) para  apoiar a compreensão da turma. Se possível, incentive também a aprendizagem colaborativa pedindo que a explicação de conceitos estudados anteriormente sejam feitas pelos próprios alunos e alunas. Algumas perguntas que podem contribuir neste debate são: 

  • De acordo com o texto, por que a COVID-19 pode ser considerado o vírus da globalização? 
  • Por outro lado, por que a COVID-19 também pode representar o fim da globalização? Como isso se relaciona com as tensões políticas das atuais lideranças econômicas mundiais? 
  • Qual é o papel do Estado nas ações de combate a COVID-19? Discuta sobre as políticas adotadas por pelo menos dois países. 
  • De que forma, os meios de transportes estão associados à rápida expansão dessa doença?  
  • Relacionado aos pontos acima, discuta sobre como essa doença chegou e se propagou pelo Brasil. Quais foram as regiões inicialmente mais afetadas? Por quê?
  • Quais os possíveis caminhos para reduzir os impactos a médio e longo prazo da COVID-19, sobretudo para as regiões e populações mais pobres? 

Os recursos (tecnológicos ou não) que serão utilizados para essa atividade podem ser escolhidos pelo professor(a) como o uso de apresentações, exposição de vídeos relacionados ao tema, até mesmo o uso de ferramentas digitais (como Kahoot, Mentimenter ou Padlet) para propor reflexões conjuntas ou registro de ideias.

A turma deve registrar os pontos mais significativos das discussões e das intervenções do(a) professor(a) e organizar suas ideias para a atividade que será proposta na sequência didática. 

Capítulos Geekie One

  • Geografia: Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização (9º ano)
  • Geografia: Globalização e multiculturalismo (9º ano)
  • Geografia: Técnica, tecnologia e produção do espaço mundial (9º ano)
  • Geografia: Os blocos econômicos e o comércio internacional (8º ano)
  • História: A Nova Ordem Mundial: globalização e neoliberalismo (9º ano)

Outros links e materiais de apoio:

Confira um material exclusivo sobre o Novo Ensino Médio

2ª Parte: Debate e sistematização de saberes sobre o tema da COVID-19

Rotina de Pensamento: Conversa de Papel

Após os estudos e debates suscitados nas aulas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, os estudantes irão realizar uma rotina de pensamento conhecida como Conversa de Papel.

Essa é uma rotina que estimula a discussão aberta no papel, incentivando a turma a considerar ideias, questões ou problemas apenas respondendo por escrito em um papel suas impressões e considerações sobre o pensamento de outras pessoas. A discussão aberta no papel garante que todas as vozes sejam ouvidas. Desta forma, essa rotina facilita a manifestação daquelas pessoas que não se sentem confortáveis em falar para toda a turma. Essa rotina pode ser mediada pelos professores e pelas professoras que participaram na primeiras aulas, ou por apenas um(a) dos(as) docentes envolvidos(as).

Para a realização dessa atividade, os(as) docentes podem utilizar recursos físicos ou ferramentas digitais, como o Jamboard para aumentar a colaboração e a participação da sua turma. Com esse recurso on-line, estudantes poderão visualizar os pensamentos da turma nos Post-its de forma mais fácil. Algumas funcionalidades dessa ferramenta incluem fazer setas e incluir imagens, tornando a experiência de aprendizado mais criativa e interativa.  Veja o exemplo a seguir:

Alguns passos devem ser seguidos para execução dessa rotina:

  1. Dividindo a turma em três grupos, peça que todos(as) reflitam sobre a provocação apresentada e escrevam quais ideias surgem à mente ao considerar a provocação. Serão três provocações:
  • Quando falamos em isolamento social para combater a COVID-19, quais perguntas, afirmações, sentimentos te vem à mente?
  • Para você, quais fatores mais contribuíram para a rápida disseminação da COVID-19 pelo mundo? 
  • O que você priorizaria caso fosse convocado(a) para criar uma proposta para o combate a pandemia da COVID-19?
  1. Cada grupo passará por um slide a cada rodada sendo que todos os grupos deverão passar por cada um dos slides ao final. Lembre-se de permitir a edição livre por parte dos(as) estudantes. Deixe-os(as) criar caixas de texto, adicionar formas, emojis, setas etc.
  2. Determine um tempo (5-10 min) para que cada grupo interaja com os slides. Você pode utilizar o próprio cronômetro dentro do Geekie One. 
  3. Na sequência, incentive a turma a passar novamente pelos slides e a refletir sobre quais conexões podem estabelecer com as ideias das outras pessoas, anotando-as no slide. 
  4. Após a interação da turma com o slides, compartilhe a tela com a apresentação aberta para toda a turma, de modo que todos(as) possam apreciá-los por um tempo. Em seguida, abra a discussão, ressaltando as conexões que eles e elas fizeram com os comentários uns dos(as) outros(as).
  5. Consolide, com a turma, as conclusões a respeito das ideias, das questões e dos problemas trabalhados. Lembre à turma de que, para criar um ambiente seguro, é importante não julgar as reflexões de outras pessoas.

Lei também:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami