Como aliar exercícios de matemática ao mundo digital?

Colunas
matemática informática

Neste artigo, Fabio Aparecido conta como realizou uma atividade de matemática em uma sala de informática, para promover a troca de experiências entre estudantes, assim como trabalhar a leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico em sala de aula.

.

No artigo deste mês, trago uma proposta de uma atividade que venho realizando com os meus alunos há vários anos e que tem gerado bons resultados para aprimoramento da leitura, interpretação, concentração, raciocínio lógico e a troca de experiências, durante a revisão de conteúdo de matemática.

.

Como funciona a atividade?

Sempre que eu quero fazer uma revisão de conteúdo, utilizo o portal da matemática da OBMEP. Nele, você encontra vários desafios com resoluções para os estudantes realizarem atividades. Para cada tarefa concluída, o estudante recebe um troféu e ao cumprir com todas as atividades listadas, ele recebe um certificado com código de verificação. O portal contém assuntos do ensino fundamental (6º ano até o 9 ºano) e de todo o ensino médio.

É um tipo de atividade que pode ser realizada na sala de informática ou na própria sala de aula, com o auxílio de um projetor ou um computador, garantindo a interação entre a turma, permitindo a troca de experiências entre estudantes que já dominam o conteúdo e os que sentem dúvidas sobre o tema. Os exercícios também pode ser propostos como tarefa de casa.

OBMEP
Portal da Matemática – OBMEP

certificado
exemplo de certificado

.

Passo-a-passo do exercício

Lembre-se que essa atividade é apenas uma sugestão e que você pode fazer alterações conforme a situação dos alunos e da escola. Converse antes com a coordenação pedagógica e a direção da escola, explique o que vai acontecer e, se possível, mostre este artigo como referência.

.

As etapas para realização são:

1ª etapa: sala de informática (2 aulas)

Peça aos alunos para fazerem o cadastro no portal https://portaldosaber.obmep.org.br/. Em seguida, diga para fazerem um passeio virtual no site para entender a proposta da atividade.

Em seguida, selecione um tema e peça aos estudantes para resolverem todas etapas. É importante solicitar que eles avisem quando terminarem cada tarefa (momento em que aparece o troféu), para que você possa conferir o exercício.

aluna atividade
aluna realizando atividade

Posteriormente, instrua os alunos a realizarem a atividade final. Do mesmo modo, para que você possa conferir se a atividade foi realizada de maneira correta, os alunos devem avisar quando o certificado aparecer na tela do computador.

.

2ª  etapa: sala de aula (2 aulas)

Avise aos alunos que eles irão realizar uma atividade em grupo. Nesse momento, eleja um dos estudantes da turma para criar uma conta em nome da sala (por exemplo: “1º ETIM – Administração”) e digitar todas as respostas dos exercícios. Escolha também outro estudante para atuar como mediador/a.

Logo após, escolha o tema e peça para cada aluno/a resolver as questões. Quando a turma chegar a uma única resposta, o/a aluno/a responsável por digitar as respostas deve passá-la para a plataforma.

aluna exercicio
aluna explicando o exercício para os colegas

É neste momento que ocorre toda uma interação em sala e troca de experiências entre os alunos que já dominam o conteúdo e os que sentem dúvidas com a matéria. Após conseguirem todos os troféus, eles realizam a última atividade para conseguir o certificado.

certificado sala
atividade finalizada com a emissão do certificado

.

Algumas dicas complementares:

– Tome cuidado com as discussões;

– Sempre que possível, passe essa atividade também como tarefa de casa;

– Crie a sua conta também e realize alguns exercícios;

– Peça aos alunos para imprimirem seus certificados;

– Registre toda a atividade e coloque em um portfólio, que poderá ser apresentado na reunião de familiares, site ou blog da escola.

.

Sucesso nos seus novos desafios.

“JUNTOS QUEBRAREMOS A BARREIRA QUE EXISTE ENTRE OS ALUNOS E A MATEMÁTICA E, ASSIM, MELHORAREMOS OS ÍNDICES DE APRENDIZADO E A MATEMÁTICA NO BRASIL”.

.

*FABIO APARECIDO É PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM EXPERIÊNCIA DE 16 ANOS. ATUA NO CENTRO PAULA SOUZA (CPS) E NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. É LICENCIADO, BACHAREL E ESPECIALISTA EM MATEMÁTICA PELA UFSCAR. PRODUZ CONTEÚDO NO FACEBOOK E NO SEU CANAL DO YOUTUBE. TEVE UM DE SEUS PROJETOS PUBLICADOS NO SITE DO MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO).

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square