Geekie ganha selo de qualidade do BID

Na mídia

A parceria entre a Geekie e o governo do Mato Grosso do Sul para preparar alunos de escolas públicas para o Enem ganhou o Prêmio Gobernarte 2014 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o banco, 96% dos estudantes beneficiados consideraram a plataforma online da Geekie uma “peça-chave nos seus estudos”. O BID entregou um selo de qualidade à Geekie e preparou um relatório digital, redigido em espanhol, para divulgar os quatro projetos vencedores do Gobernarte para prefeituras e Estados de toda a América Latina e do Caribe.
Criado em 2013 para divulgar projetos inovadores de gestão pública na América Latina e no Caribe, o Gobernarte recebeu no ano passado 101 inscrições (veja vídeo sobre a iniciativa aqui https://www.youtube.com/watch?v=7xdAbr6revU&feature=youtu.be). O projeto Geekie-MS foi o único brasileiro incluído entre os quatro vencedores, selecionados em duas etapas ­– primeiro por especialistas e depois por uma votação online da qual participaram 9 mil pessoas. A premiação foi entregue no dia 21 de abril em Washington, em cerimônia na qual a Geekie foi representada pelo diretor-executivo Eric Hanai.

25 mil alunos

Na publicação digital, o BID destacou a capacidade da plataforma da Geekie de identificar e resolver problemas de aprendizagem. “Em 2014, 28% dos estudantes de escolas públicas de Mato Grosso do Sul (25.000) usaram a ferramenta. Dos problemas de aprendizagem diagnosticados nos simulados iniciais, 60% foram superados”, afirmam os especialistas do banco no texto. “Os estudantes que usaram a plataforma tiveram nos simulados finais um rendimento 31% superior ao do que não a utilizaram.”
O relatório do BID reproduz o diagnóstico que estimulou o governo do Mato Grosso do Sul a buscar a parceria. “A preparação dos estudantes do Estado para o exame era presencial e genérica, não distinguia pontos fortes de debilidades dos alunos em relação aos conteúdos acadêmicos. Os estudantes de renda mais baixa não tinham acesso a cursos privados ou capacitação alternativa pelos custos que isso implicava.”

Estudante progride no seu ritmo

O BID descreveu assim a solução apresentada pela Geekie: “Fornecer uma plataforma digital que personaliza o aprendizado dos estudantes de acordo com suas habilidades, pontos fortes e debilidades em cada área de estudo. Por meio de uma prova de diagnóstico que o estudante realiza na plataforma, identificam-se seus principais problemas de aprendizagem e se desenvolve um plano de estudos individual e autônomo que permite ao aluno progredir em seu ritmo para alcançar suas metas acadêmicas. A plataforma gera relatórios de desempenho para que os professores possam criar estratégias de ensino de acordo com o nível cada estudante ou grupo de estudantes.”
Outra característica da plataforma ressaltada pelo BID é a possibilidade de adaptá-la a outros contextos. “A plataforma recebeu certificação do Ministério da Educação e desde 2013 faz parte do seu banco de propostas inovadoras. O Geekie Games dispõe de uma única plataforma pela qual se pode administrar milhares de planos de estudo. O aluno pode utilizar o Geekie Games em qualquer momento, lugar ou dispositivo digital.”

Exemplo de parceria

“Os resultados do Gobernarte 2014 demonstram que podemos ter melhores serviços públicos e que a região é exemplo em termos de trabalho colaborativo e alianças estratégicas entre governos e atores não-governamentais para o uso de tecnologias inovadoras”, afirmou o presidente do BID, Luis Alberto Moreno.

Eric Hanai, da Geekie, recebe o prêmio do BID
Baixe o ebook gratuitamente: Por que os educadores precisam ir além do data show










Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square