Enem 2021: Geekie Teste cobre 100% dos assuntos de Matemática e 93% de Ciências da Natureza

Artigos
Geekie Teste cobre 100% dos assuntos de Matemática

Estudantes Geekie One e SESI que simulam o Enem com o Geekie Teste ao longo do ano já tinham exercitado a maioria dos assuntos cobrados pela prova oficial. Conheça o parecer do time de avaliação da Geekie.

O último dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi dia 28 de novembro e avaliou Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Em algumas das áreas houve questões que não tinham sido cobradas nas últimas edições, como a eletroquímica em Ciências.

Estudantes que fizeram as aplicações do Geekie Teste, a avaliação externa da Geekie que simula o Enem, treinaram com questões dos mesmos assuntos cobrados na prova oficial. Na área de Matemática, 100% dos assuntos foram cobrados ao longo de 2021; já na área de Ciências da Natureza, a cobertura foi de 93%. Nas provas do primeiro dia a cobertura foi de 96% em Linguagens e 93% em Ciências Humanas.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) analisou a compreensão de temas importantes, como epidemia, diferentes fontes de energia, formas de combate a doenças vetoriais, além de ter questões que envolviam mais de uma componente curricular.

Biologia

No componente curricular de Biologia, as temáticas voltadas ao estudo do meio ambiente foram predominantes, assim como nos anos anteriores. As questões se apresentaram um pouco mais objetivas, com menos ilustrações, tabelas e gráficos.

Neste ano, houve uma demanda maior de botânica, algo que não aconteceu nos outros anos, exigindo do(a) estudante conhecimento das classificações das plantas e de anatomia e fisiologia vegetal. Entre eles, o assunto que chamou a atenção é o apresentado na questão sobre fitormônios, raro nas edições anteriores do Enem.

Outro assunto sempre presente é genética. Neste ano, houve questões sobre doenças hereditárias, biotecnologia e a replicação do ácido desoxirribonucleico, temas bastante estudados no Ensino Médio.

Quanto à citologia, o Enem de 2021 não foi tão exigente. Nos anos anteriores, perceberam-se estudos variados sobre a área. Destaque para a questão interdisciplinar sobre processos bioquímicos que exigia do estudante o reconhecimento da fermentação, distinguindo de outros processos, como a respiração aeróbica e a quimiossíntese. 

Anatomia e fisiologia humana (arco reflexo), evolução (evidências evolutivas: mimetismo e camuflagem) e zoologia (comparativo embriológico entre vertebrados) foram outros assuntos que contemplaram as questões de Biologia.

Química

Quanto à componente curricular de Química, as questões exigiram do(a) estudante a análise de tabelas, diagramas e textos que necessitavam o reconhecimento dos processos químicos e a relação entre estrutura e reatividade das moléculas. Essa demanda foi contextualizada através de temas que versaram sobre conservação e impactos ambientais antrópicos, assim como a aplicação tecnológica e laboratorial.

A química orgânica foi o assunto mais frequente nesta edição do Enem. O estudante precisou relacionar a estrutura das moléculas orgânicas com o comportamento em meio ácido ou básico; relacionar o efeito da luz com mudanças estruturais identificando os tipos de isomeria; e reconhecer tanto a nomenclatura como os tipos de ligações e cadeias orgânicas.

Diferentemente do ano passado, a eletroquímica esteve presente nesta edição. O assunto contou com questões que abordavam a análise dos processos de oxirredução, por exemplo, através da avaliação de um diagrama envolvendo a redução do cobre, e demandou a compreensão de nomenclaturas para analisar os processos que ocorrem em diferentes células combustíveis. Vale destacar ainda a questão que exigia o conhecimento tanto de química quanto de física para avaliar a adequação de uma bateria para dispositivos eletrônicos.

Outro assunto que não foi abarcado no ano anterior mas que esteve presente nesta prova foi decaimento radioativo, que demandou do(a) estudante a aplicação dos conceitos adquiridos do tema na situação envolvendo a massa de pesticida encontrada no solo.

A separação de misturas também foi um assunto abordado, demandando a compreensão, através de uma ilustração, das etapas do tratamento do esgoto residencial.

Física

Sobre o componente curricular de Física, houve uma maior diversificação nas questões, tanto entre as áreas como na forma de contextualização dos assuntos. Textos, tabelas, quadros, gráficos, ilustrações e tirinhas fizeram parte das questões, avaliando as habilidades dos(as) estudantes.

Assim como nos anos anteriores, mecânica foi um ramo contemplado através da interpretação de desenhos utilizados em jogos para contextualizar e abordar a trajetória de objetos em lançamentos bidimensionais. Outro tema trazido neste ano foi a  resistência do ar, que demandou do(a) estudante interpretações do senso comum para confrontar as interpretações científicas. Ainda em mecânica, o conceito de densidade foi aplicado em uma temática sobre o Sistema Solar, em que é solicitado ao(à) estudante que identifique o planeta descrito no cordel apresentado.

Um outro tópico que sobressaiu foi a termodinâmica, que esteve mais presente nesta prova, apresentando assuntos como a ilha de calor, a relação da temperatura corpórea com a ambiental e a dilatação de instrumentos de medição — no caso, o alcoolômetro. Destaca-se a questão sobre a taxa de troca de calor de diferentes materiais que constituem as panelas, em que o(a) estudante precisa analisar e avaliar os materiais indicados pela questão.

Já a ondulatória teve menos ênfase, mas foi bem trabalhada, a partir dos assuntos cotidianos: propriedades das ondas sonoras emitidas pelo sino dos ventos e a identificação gráfica dos períodos relacionados aos batimentos cardíacos apresentados em um eletrocardiograma.

Outros assuntos que apareceram na prova foram óptica, com o espectro de absorção na região visível pelo caroteno, e eletromagnetismo, com o comportamento de duas esferas carregadas em um campo magnético.

Assuntos mais cobrados da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Ecologia
  • Botânica
  • Genética
  • Química Orgânica
  • Eletroquímica
  • Química Geral
  • Bioquímica
  • Mecânica
  • Termodinâmica
  • Ondulatória

Matemática e suas Tecnologias

A prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2021 trouxe questões com conteúdos geralmente tratados no Ensino Médio e também conteúdos do Ensino Fundamental, assim como as habilidades e competências exigidas na matriz de avaliação do Enem. Além disso, a prova abordou contextos em que a matemática pode ser usada, inclusive em tecnologias atuais, e curiosidades sobre assuntos dentro da matemática.

A avaliação continha várias questões que exigiam do(a) estudante a capacidade de: ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos; identificar qual é o gráfico que representa uma função, do 1º grau, do 2º grau e trigonométrica; e interpretar os contextos e modelar os problemas em linguagem matemática.

Como de costume, a prova cobrou conhecimentos fundamentais de operações básicas, como adição, subtração, multiplicação, potenciação e radiciação nos diversos conjuntos numéricos, inclusive com números decimais.

Dois assuntos abordados que merecem destaque são: o de razão áurea (sequência de Fibonacci) e operações com números binários. O primeiro pode ser observado em diversos elementos da natureza, enquanto o segundo é utilizado na computação, assunto que está tendo ênfase na Educação Básica.

Destaque também para uma questão que utilizou a Cifra de César e a literatura como contexto, trazendo como é feita a codificação (e decodificação) de mensagem de acordo com a Cifra de César e um gráfico com a quantidade de cada letra presente no romance O guarani, de José de Alencar. Outra pergunta interessante tratava da codificação através de duas operações definidas na própria questão, exigindo a habilidade de trabalhar com definições novas.

Vale ressaltar que também foi cobrado o conteúdo de medidas de tendência central, com destaque para média aritmética. Além de calcular essas medidas, algumas questões exigiam que se utilizasse o conceito dessas medidas de tendência central para inferir informações, mesmo sem o conjunto de dados.

Diversas questões apresentaram contextos das componentes de História e Física. Dentre as que versaram sobre a disciplina de História, vale salientar, novamente, a que menciona a Cifra de César e a que discursa sobre a forma de representação dos séculos, através dos números romanos. Com a disciplina de Física, destacam-se a questão que apresenta o movimento oscilador massa-mola representado por uma função trigonométrica e a de relação de Newton-Laplace sobre o módulo volumétrico de um fluido.

A prova também cobrou do(a) estudante a habilidade de determinar perímetro, área e volume de diversas figuras geométricas, exigindo o conhecimento de fórmulas ou técnicas para o cálculo, com destaque para uma questão que utilizou, como representação, um instrumento típico da cultura brasileira: o triângulo. Além disso, também cobrou a habilidade de interpretar e identificar características de polígonos e poliedros.

Os diversos conteúdos da prova vieram associados a contextos do cotidiano, incluindo situações em que o(a) estudante precisava determinar a arrecadação máxima em determinada situação de vendas e formas de analisar matematicamente soluções mais econômicas para compras do dia a dia. Além de avaliar os(as) estudantes, essas questões também mostram como a matemática pode ser utilizada em diferentes contextos.

Assuntos mais frequentes:

  • Sequências e progressões
  • Medidas de tendência central
  • Funções
  • Grandezas direta e inversamente proporcionais
  • Volume de sólidos geométricos (cilindro e tronco de cone)
  • Análise combinatória
  • Área de figuras planas
  • Tabelas
  • Gráficos
  • Operações básicas em conjuntos numéricos
  • Unidades de medida
  • Polígonos e poliedros

Leia também:

Conheça o Geekie One, a melhor plataforma de educação personalizada. Peça uma demonstração
caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square